ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mirela Nayara Gomes dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos de Souza Gondim, Liberalina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2330
Resumo: Durante o isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19, o ensino remoto passou a substituir o ensino presencial. Desta forma, o presente estudo buscou compreender a relação entre a saúde mental de professores da educação básica e o ensino remoto, bem como analisar os desafios enfrentados pelos professores para lidar com as tecnologias e descrever quais foram as estratégias utilizadas pelos professores para o cuidado a sua saúde mental. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e exploratório, sobre a perspectiva quanti-qualitativa com 6 professores, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi iniciada apenas após a submissão e aprovação pelo comitê de ética do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP/PE sob o parecer com protocolo nº 5.307.582 e CAAE 55947421.4.0000.5201. A análise textual foi realizada pelo software Iramuteq por meio da Análise de Estatísticas Textuais e a Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados organizaram-se em seis classes:  Saúde mental, Relações dos professores com pais e alunos, suporte técnico e formações dos professores, Retorno no ensino híbrido, Interfaces trabalho-família e uso das tecnologias. Conclui-se que as mudanças ocasionadas pela pandemia e os desafios imposto pelo ensino remoto, trouxeram implicações na saúde mental do docente, ocasionando o agravamento de problemas como ansiedade, estresse e fadiga.
id UNIVASF-1_fcb36059864bbd4e3fc4fc83dd1605f3
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2330
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORESEnsino remotoSaúde mentalTecnologiaDurante o isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19, o ensino remoto passou a substituir o ensino presencial. Desta forma, o presente estudo buscou compreender a relação entre a saúde mental de professores da educação básica e o ensino remoto, bem como analisar os desafios enfrentados pelos professores para lidar com as tecnologias e descrever quais foram as estratégias utilizadas pelos professores para o cuidado a sua saúde mental. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e exploratório, sobre a perspectiva quanti-qualitativa com 6 professores, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi iniciada apenas após a submissão e aprovação pelo comitê de ética do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP/PE sob o parecer com protocolo nº 5.307.582 e CAAE 55947421.4.0000.5201. A análise textual foi realizada pelo software Iramuteq por meio da Análise de Estatísticas Textuais e a Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados organizaram-se em seis classes:  Saúde mental, Relações dos professores com pais e alunos, suporte técnico e formações dos professores, Retorno no ensino híbrido, Interfaces trabalho-família e uso das tecnologias. Conclui-se que as mudanças ocasionadas pela pandemia e os desafios imposto pelo ensino remoto, trouxeram implicações na saúde mental do docente, ocasionando o agravamento de problemas como ansiedade, estresse e fadiga.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2330Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2330/1698Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mirela Nayara Gomes dosSantos de Souza Gondim, Liberalina2024-05-21T13:43:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2330Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-21T13:43:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
title ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
spellingShingle ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
Santos, Mirela Nayara Gomes dos
Ensino remoto
Saúde mental
Tecnologia
title_short ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
title_full ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
title_fullStr ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
title_full_unstemmed ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
title_sort ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
author Santos, Mirela Nayara Gomes dos
author_facet Santos, Mirela Nayara Gomes dos
Santos de Souza Gondim, Liberalina
author_role author
author2 Santos de Souza Gondim, Liberalina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mirela Nayara Gomes dos
Santos de Souza Gondim, Liberalina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Saúde mental
Tecnologia
topic Ensino remoto
Saúde mental
Tecnologia
description Durante o isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19, o ensino remoto passou a substituir o ensino presencial. Desta forma, o presente estudo buscou compreender a relação entre a saúde mental de professores da educação básica e o ensino remoto, bem como analisar os desafios enfrentados pelos professores para lidar com as tecnologias e descrever quais foram as estratégias utilizadas pelos professores para o cuidado a sua saúde mental. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e exploratório, sobre a perspectiva quanti-qualitativa com 6 professores, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi iniciada apenas após a submissão e aprovação pelo comitê de ética do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP/PE sob o parecer com protocolo nº 5.307.582 e CAAE 55947421.4.0000.5201. A análise textual foi realizada pelo software Iramuteq por meio da Análise de Estatísticas Textuais e a Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados organizaram-se em seis classes:  Saúde mental, Relações dos professores com pais e alunos, suporte técnico e formações dos professores, Retorno no ensino híbrido, Interfaces trabalho-família e uso das tecnologias. Conclui-se que as mudanças ocasionadas pela pandemia e os desafios imposto pelo ensino remoto, trouxeram implicações na saúde mental do docente, ocasionando o agravamento de problemas como ansiedade, estresse e fadiga.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2330
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2330/1698
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487010222080