A LITERATURA DE CORDEL RESSIGNIFICANDO O ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres Melo, Samanta Tauã
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Patrícia Fernanda, Lustosa Costa, Elizabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1347
Resumo: No decorrer dos anos o ensino da Química vem sendo aprimorado visando corresponder as necessidades de aprendizagem dos estudantes, no entanto, um problema muito recorrente no ensino que acaba comprometendo o entendimento é a leitura e interpretação textual. Essa dificuldade afeta as diversas áreas do conhecimento, mas quando se analisa esse reflexo na Química Orgânica percebe-se a dificuldade de assimilação dos conteúdos por estes serem mais teóricos e exigirem habilidades de compreensões textuais. A partir disto, o presente trabalho tem como proposta apresentar a construção de uma Literatura de Cordel utilizada para introduzir o assunto de Funções Orgânicas por meio do estudo dos macronutrientes essenciais a nutrição humana. O trabalho foi desenvolvido no Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha (CEPHAR) por duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O gênero textual foi estruturado em sextilhas, onde as rimas ocorriam nos versos pares e o tema principal foi a alimentação. Tanto a escolha do tipo textual, como o enredo da história foram escolhidos criteriosamente dado que pretendia-se trabalhar as deficiências dos estudantes e promover cultura na sala de aula por meio de um artefato regional com conteúdo vinculado a realidade dos estudantes. Neste sentido, é importante mencionar que a literatura de cordel compôs a Problematização Inicial de uma sequência didática embasada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, a qual buscava possibilitar a assimilação dos conceitos científicos à compreensão de mundo físico.
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