Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1170 |
Resumo: | O uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia é crucial para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas abordagens estimulam o engajamento ativo dos alunos, desenvolvem habilidades práticas, fomentam a criatividade e inovação, incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, e preparam os estudantes para a autonomia e responsabilidade necessárias na prática profissional. Esse trabalho a partir da revisão bibliográfica busca analisar quais as metodologias ativas mais utilizadas nos cursos de engenharia elétrica do brasil a partir dos anais das ultimas seis edições publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Diante disso, esse trabalho conclue que as metodologias mais utilizadas são aprendizagem baseada em problemas e projetos, e são aplicadas em disciplinas do eixo profissionalizante. Além disso, verificou-se que as metodologias ativas favorecem a adaptação às mudanças tecnológicas, proporcionam avaliações formativas e preparam os alunos para enfrentar desafios profissionais, contribuindo para a formação de engenheiros completos e capazes de se destacar no cenário atual da Engenharia Elétrica. |
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Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasilMetodologias AtivasEnsino-AprendizagemEngenharia ElétricaO uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia é crucial para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas abordagens estimulam o engajamento ativo dos alunos, desenvolvem habilidades práticas, fomentam a criatividade e inovação, incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, e preparam os estudantes para a autonomia e responsabilidade necessárias na prática profissional. Esse trabalho a partir da revisão bibliográfica busca analisar quais as metodologias ativas mais utilizadas nos cursos de engenharia elétrica do brasil a partir dos anais das ultimas seis edições publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Diante disso, esse trabalho conclue que as metodologias mais utilizadas são aprendizagem baseada em problemas e projetos, e são aplicadas em disciplinas do eixo profissionalizante. Além disso, verificou-se que as metodologias ativas favorecem a adaptação às mudanças tecnológicas, proporcionam avaliações formativas e preparam os alunos para enfrentar desafios profissionais, contribuindo para a formação de engenheiros completos e capazes de se destacar no cenário atual da Engenharia Elétrica.UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOBrasilseadCURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVASUNIVASFEspindula, DanielSilva, Adriano2024-02-26T20:12:25Z2024-02-26T20:12:25Z2024-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1170porAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:43Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1170Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:43Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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O uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia é crucial para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas abordagens estimulam o engajamento ativo dos alunos, desenvolvem habilidades práticas, fomentam a criatividade e inovação, incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, e preparam os estudantes para a autonomia e responsabilidade necessárias na prática profissional. Esse trabalho a partir da revisão bibliográfica busca analisar quais as metodologias ativas mais utilizadas nos cursos de engenharia elétrica do brasil a partir dos anais das ultimas seis edições publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Diante disso, esse trabalho conclue que as metodologias mais utilizadas são aprendizagem baseada em problemas e projetos, e são aplicadas em disciplinas do eixo profissionalizante. Além disso, verificou-se que as metodologias ativas favorecem a adaptação às mudanças tecnológicas, proporcionam avaliações formativas e preparam os alunos para enfrentar desafios profissionais, contribuindo para a formação de engenheiros completos e capazes de se destacar no cenário atual da Engenharia Elétrica. |
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