Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Resumo: O uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia é crucial para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas abordagens estimulam o engajamento ativo dos alunos, desenvolvem habilidades práticas, fomentam a criatividade e inovação, incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, e preparam os estudantes para a autonomia e responsabilidade necessárias na prática profissional. Esse trabalho a partir da revisão bibliográfica busca analisar quais as metodologias ativas mais utilizadas nos cursos de engenharia elétrica do brasil a partir dos anais das ultimas seis edições publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Diante disso, esse trabalho conclue que as metodologias mais utilizadas são aprendizagem baseada em problemas e projetos, e são aplicadas em disciplinas do eixo profissionalizante. Além disso, verificou-se que as metodologias ativas favorecem a adaptação às mudanças tecnológicas, proporcionam avaliações formativas e preparam os alunos para enfrentar desafios profissionais, contribuindo para a formação de engenheiros completos e capazes de se destacar no cenário atual da Engenharia Elétrica.
id UNIVASF-2_1b2a84e0243ea50c2a43bbc72b272d32
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1170
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasilMetodologias AtivasEnsino-AprendizagemEngenharia ElétricaO uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia é crucial para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas abordagens estimulam o engajamento ativo dos alunos, desenvolvem habilidades práticas, fomentam a criatividade e inovação, incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, e preparam os estudantes para a autonomia e responsabilidade necessárias na prática profissional. Esse trabalho a partir da revisão bibliográfica busca analisar quais as metodologias ativas mais utilizadas nos cursos de engenharia elétrica do brasil a partir dos anais das ultimas seis edições publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Diante disso, esse trabalho conclue que as metodologias mais utilizadas são aprendizagem baseada em problemas e projetos, e são aplicadas em disciplinas do eixo profissionalizante. Além disso, verificou-se que as metodologias ativas favorecem a adaptação às mudanças tecnológicas, proporcionam avaliações formativas e preparam os alunos para enfrentar desafios profissionais, contribuindo para a formação de engenheiros completos e capazes de se destacar no cenário atual da Engenharia Elétrica.UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOBrasilseadCURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVASUNIVASFEspindula, DanielSilva, Adriano2024-02-26T20:12:25Z2024-02-26T20:12:25Z2024-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1170porAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:43Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1170Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:43Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
title Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
spellingShingle Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
Silva, Adriano
Metodologias Ativas
Ensino-Aprendizagem
Engenharia Elétrica
title_short Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
title_full Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
title_fullStr Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
title_full_unstemmed Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
title_sort Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil
author Silva, Adriano
author_facet Silva, Adriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Espindula, Daniel
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Ensino-Aprendizagem
Engenharia Elétrica
topic Metodologias Ativas
Ensino-Aprendizagem
Engenharia Elétrica
description O uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia é crucial para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas abordagens estimulam o engajamento ativo dos alunos, desenvolvem habilidades práticas, fomentam a criatividade e inovação, incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, e preparam os estudantes para a autonomia e responsabilidade necessárias na prática profissional. Esse trabalho a partir da revisão bibliográfica busca analisar quais as metodologias ativas mais utilizadas nos cursos de engenharia elétrica do brasil a partir dos anais das ultimas seis edições publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Diante disso, esse trabalho conclue que as metodologias mais utilizadas são aprendizagem baseada em problemas e projetos, e são aplicadas em disciplinas do eixo profissionalizante. Além disso, verificou-se que as metodologias ativas favorecem a adaptação às mudanças tecnológicas, proporcionam avaliações formativas e preparam os alunos para enfrentar desafios profissionais, contribuindo para a formação de engenheiros completos e capazes de se destacar no cenário atual da Engenharia Elétrica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26T20:12:25Z
2024-02-26T20:12:25Z
2024-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Brasil
sead
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Brasil
sead
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448111771648