Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristo, Hélio Souza de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar as implicações do uso de mapas conceituais em projetos pedagógicos interdisciplinares na perspectiva da educação científica na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, tomando como referência o trabalho desenvolvido com mapas conceituais no projeto pedagógico interdisciplinar “Feira do Conhecimento” realizado nos componentes curriculares Iniciação Científica, Química e Práticas Integradoras nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral do município de Cairu, Bahia. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, trata-se de um relato de experiência. Em linhas gerais, percebeu-se que – pela ótica das metodologias ativas – o trabalho com os mapas conceituais foi bastante significativo ao processo de construção da educação científica à medida que favoreceu a organização, síntese e sistematização de conceitos, bem como ressignificou o processo ensino-aprendizagem.
id UNIVASF-2_41617b340f8c91ed83b40718d063834c
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1108
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituaisScientific education through interdisciplinary pedagogical projects using concept mapsEnsino MédioHigh schoolProjetos pedagógicos interdisciplinaresInterdisciplinary pedagogical projectsRelato de experiênciaReport of experienceO presente trabalho tem como objetivo relatar as implicações do uso de mapas conceituais em projetos pedagógicos interdisciplinares na perspectiva da educação científica na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, tomando como referência o trabalho desenvolvido com mapas conceituais no projeto pedagógico interdisciplinar “Feira do Conhecimento” realizado nos componentes curriculares Iniciação Científica, Química e Práticas Integradoras nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral do município de Cairu, Bahia. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, trata-se de um relato de experiência. Em linhas gerais, percebeu-se que – pela ótica das metodologias ativas – o trabalho com os mapas conceituais foi bastante significativo ao processo de construção da educação científica à medida que favoreceu a organização, síntese e sistematização de conceitos, bem como ressignificou o processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFVieira, Michelle Christini Araújohttps://orcid.org/0000-0003-1219-9304https://lattes.cnpq.br/7328942697410231Cristo, Hélio Souza de2024-01-09T15:12:10Z2024-01-09T15:12:10Z2023-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108porreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-18T17:58:10Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:58:10Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
Scientific education through interdisciplinary pedagogical projects using concept maps
title Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
spellingShingle Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
Cristo, Hélio Souza de
Ensino Médio
High school
Projetos pedagógicos interdisciplinares
Interdisciplinary pedagogical projects
Relato de experiência
Report of experience
title_short Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
title_full Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
title_fullStr Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
title_full_unstemmed Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
title_sort Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
author Cristo, Hélio Souza de
author_facet Cristo, Hélio Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Michelle Christini Araújo
https://orcid.org/0000-0003-1219-9304
https://lattes.cnpq.br/7328942697410231
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristo, Hélio Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
High school
Projetos pedagógicos interdisciplinares
Interdisciplinary pedagogical projects
Relato de experiência
Report of experience
topic Ensino Médio
High school
Projetos pedagógicos interdisciplinares
Interdisciplinary pedagogical projects
Relato de experiência
Report of experience
description O presente trabalho tem como objetivo relatar as implicações do uso de mapas conceituais em projetos pedagógicos interdisciplinares na perspectiva da educação científica na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, tomando como referência o trabalho desenvolvido com mapas conceituais no projeto pedagógico interdisciplinar “Feira do Conhecimento” realizado nos componentes curriculares Iniciação Científica, Química e Práticas Integradoras nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral do município de Cairu, Bahia. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, trata-se de um relato de experiência. Em linhas gerais, percebeu-se que – pela ótica das metodologias ativas – o trabalho com os mapas conceituais foi bastante significativo ao processo de construção da educação científica à medida que favoreceu a organização, síntese e sistematização de conceitos, bem como ressignificou o processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
2024-01-09T15:12:10Z
2024-01-09T15:12:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448141131776