Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo relatar as implicações do uso de mapas conceituais em projetos pedagógicos interdisciplinares na perspectiva da educação científica na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, tomando como referência o trabalho desenvolvido com mapas conceituais no projeto pedagógico interdisciplinar “Feira do Conhecimento” realizado nos componentes curriculares Iniciação Científica, Química e Práticas Integradoras nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral do município de Cairu, Bahia. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, trata-se de um relato de experiência. Em linhas gerais, percebeu-se que – pela ótica das metodologias ativas – o trabalho com os mapas conceituais foi bastante significativo ao processo de construção da educação científica à medida que favoreceu a organização, síntese e sistematização de conceitos, bem como ressignificou o processo ensino-aprendizagem. |
id |
UNIVASF-2_41617b340f8c91ed83b40718d063834c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1108 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituaisScientific education through interdisciplinary pedagogical projects using concept mapsEnsino MédioHigh schoolProjetos pedagógicos interdisciplinaresInterdisciplinary pedagogical projectsRelato de experiênciaReport of experienceO presente trabalho tem como objetivo relatar as implicações do uso de mapas conceituais em projetos pedagógicos interdisciplinares na perspectiva da educação científica na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, tomando como referência o trabalho desenvolvido com mapas conceituais no projeto pedagógico interdisciplinar “Feira do Conhecimento” realizado nos componentes curriculares Iniciação Científica, Química e Práticas Integradoras nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral do município de Cairu, Bahia. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, trata-se de um relato de experiência. Em linhas gerais, percebeu-se que – pela ótica das metodologias ativas – o trabalho com os mapas conceituais foi bastante significativo ao processo de construção da educação científica à medida que favoreceu a organização, síntese e sistematização de conceitos, bem como ressignificou o processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFVieira, Michelle Christini Araújohttps://orcid.org/0000-0003-1219-9304https://lattes.cnpq.br/7328942697410231Cristo, Hélio Souza de2024-01-09T15:12:10Z2024-01-09T15:12:10Z2023-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108porreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-18T17:58:10Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:58:10Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais Scientific education through interdisciplinary pedagogical projects using concept maps |
title |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais |
spellingShingle |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais Cristo, Hélio Souza de Ensino Médio High school Projetos pedagógicos interdisciplinares Interdisciplinary pedagogical projects Relato de experiência Report of experience |
title_short |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais |
title_full |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais |
title_fullStr |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais |
title_sort |
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais |
author |
Cristo, Hélio Souza de |
author_facet |
Cristo, Hélio Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Michelle Christini Araújo https://orcid.org/0000-0003-1219-9304 https://lattes.cnpq.br/7328942697410231 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristo, Hélio Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio High school Projetos pedagógicos interdisciplinares Interdisciplinary pedagogical projects Relato de experiência Report of experience |
topic |
Ensino Médio High school Projetos pedagógicos interdisciplinares Interdisciplinary pedagogical projects Relato de experiência Report of experience |
description |
O presente trabalho tem como objetivo relatar as implicações do uso de mapas conceituais em projetos pedagógicos interdisciplinares na perspectiva da educação científica na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, tomando como referência o trabalho desenvolvido com mapas conceituais no projeto pedagógico interdisciplinar “Feira do Conhecimento” realizado nos componentes curriculares Iniciação Científica, Química e Práticas Integradoras nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral do município de Cairu, Bahia. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, trata-se de um relato de experiência. Em linhas gerais, percebeu-se que – pela ótica das metodologias ativas – o trabalho com os mapas conceituais foi bastante significativo ao processo de construção da educação científica à medida que favoreceu a organização, síntese e sistematização de conceitos, bem como ressignificou o processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 2024-01-09T15:12:10Z 2024-01-09T15:12:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448141131776 |