A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Daiani Clesnei
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Konrad, Odorico, Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1079
Resumo: Este artigo busca promover discussão sobre o ensino de educação ambiental na perspectiva da gestão escolar, por meio de reflexões acerca da educação ambiental crítica na construção da cidadania, e da gestão democrática e participativa. Esta é uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, bibliográfica e de levantamento, tendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a 52 diretores de escolas estaduais, pertencentes à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Vale do Taquari/RS - Brasil. As informações obtidas apontam que: a) a gestão escolar exerce papel importante na promoção do ensino, por meio do acompanhamento do trabalho pedagógico dos docentes; b) a gestão escolar como desencadeadora do processo democrático e participativo dentro das escolas promove a possibilidade de desenvolvimento da conscientização dos atores da comunidade escolar.
id UNIVATES-2_0537913bb1390d1272afc1695d6b3a23
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/1079
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASILEducação AmbientalGestão EscolarEducaçãoEste artigo busca promover discussão sobre o ensino de educação ambiental na perspectiva da gestão escolar, por meio de reflexões acerca da educação ambiental crítica na construção da cidadania, e da gestão democrática e participativa. Esta é uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, bibliográfica e de levantamento, tendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a 52 diretores de escolas estaduais, pertencentes à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Vale do Taquari/RS - Brasil. As informações obtidas apontam que: a) a gestão escolar exerce papel importante na promoção do ensino, por meio do acompanhamento do trabalho pedagógico dos docentes; b) a gestão escolar como desencadeadora do processo democrático e participativo dentro das escolas promove a possibilidade de desenvolvimento da conscientização dos atores da comunidade escolar.Editora Univates2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/107910.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1079Revista Estudo & Debate; v. 23 n. 2 (2016)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1079/1051Copyright (c) 2016 Daiani Clesnei da Rosa, Odorico Konrad, Márcia Jussara Hepp Rehfeldthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Daiani ClesneiKonrad, OdoricoRehfeldt, Márcia Jussara Hepp2024-04-22T20:50:23Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1079Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:50:23Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
da Rosa, Daiani Clesnei
Educação Ambiental
Gestão Escolar
Educação
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL
author da Rosa, Daiani Clesnei
author_facet da Rosa, Daiani Clesnei
Konrad, Odorico
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
author_role author
author2 Konrad, Odorico
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Daiani Clesnei
Konrad, Odorico
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Gestão Escolar
Educação
topic Educação Ambiental
Gestão Escolar
Educação
description Este artigo busca promover discussão sobre o ensino de educação ambiental na perspectiva da gestão escolar, por meio de reflexões acerca da educação ambiental crítica na construção da cidadania, e da gestão democrática e participativa. Esta é uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, bibliográfica e de levantamento, tendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a 52 diretores de escolas estaduais, pertencentes à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Vale do Taquari/RS - Brasil. As informações obtidas apontam que: a) a gestão escolar exerce papel importante na promoção do ensino, por meio do acompanhamento do trabalho pedagógico dos docentes; b) a gestão escolar como desencadeadora do processo democrático e participativo dentro das escolas promove a possibilidade de desenvolvimento da conscientização dos atores da comunidade escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1079
10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1079
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1079
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1079/1051
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Daiani Clesnei da Rosa, Odorico Konrad, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Daiani Clesnei da Rosa, Odorico Konrad, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 23 n. 2 (2016)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730683454619648