ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Ana Claudia Machado
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Severo, Lessandra Scherer, Mello, Fabiana Giusti de, Mattos, Paloma de, Sluszz, Thaisy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio.
id UNIVATES-2_575a0c02e6e610a5423fe7cea45507ec
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.71:article/542
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADORO presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio.Editora Univates2011-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542Revista Estudo & Debate; v. 17, n. 2 (2010)1983-036Xreponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542/534Direitos autorais 2017 Ana Claudia Machado Padilha, Lessandra Scherer Severo, Fabiana Giusti de Mello, Paloma de Mattos, Thaisy Sluszzhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Ana Claudia MachadoSevero, Lessandra SchererMello, Fabiana Giusti deMattos, Paloma deSluszz, Thaisy2018-05-11T14:03:04Zoai:ojs.192.168.0.71:article/542Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2018-05-11T14:03:04Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
title ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
spellingShingle ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
Padilha, Ana Claudia Machado
title_short ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
title_full ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
title_fullStr ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
title_full_unstemmed ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
title_sort ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
author Padilha, Ana Claudia Machado
author_facet Padilha, Ana Claudia Machado
Severo, Lessandra Scherer
Mello, Fabiana Giusti de
Mattos, Paloma de
Sluszz, Thaisy
author_role author
author2 Severo, Lessandra Scherer
Mello, Fabiana Giusti de
Mattos, Paloma de
Sluszz, Thaisy
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Ana Claudia Machado
Severo, Lessandra Scherer
Mello, Fabiana Giusti de
Mattos, Paloma de
Sluszz, Thaisy
description O presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542
url http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542/534
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 17, n. 2 (2010)
1983-036X
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1787715096514920448