APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237 |
Resumo: | A preocupação em adotar metodologias de ensino e estratégias pedagógicas adequadas à formação de discentes é constante do cotidiano de docentes de instituições de ensino superior, pois podem tanto contribuir para aumentar as chances de evasão escolar quanto de motivar e envolver os alunos na relação de ensino e aprendizagem. É neste cenário que esta pesquisa se insere, uma vez que busca analisar como ocorreu a aprendizagem dos discentes, a partir da utilização da aprendizagem baseada em problemas em uma disciplina do curso de Administração, ministrada de forma remota. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineada a partir da perspectiva de discentes da disciplina em questão. Os resultados permitiram observar a relevância da metodologia ativa utilizada para associar a teoria à prática, para resgatar conhecimentos já adquiridos de outras disciplinas e de experiências prévias, para a busca de novos conhecimentos em fontes diversas, para estimular a interação dos alunos entre si e também com o docente mediador do ensino, para o envolvimento e como todas essas ações também contribuem para a motivação do aluno durante seu processo de aprendizagem. |
id |
UNIVATES-2_6e64c42b36caed2f9b81c2372d477007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/3237 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃOA preocupação em adotar metodologias de ensino e estratégias pedagógicas adequadas à formação de discentes é constante do cotidiano de docentes de instituições de ensino superior, pois podem tanto contribuir para aumentar as chances de evasão escolar quanto de motivar e envolver os alunos na relação de ensino e aprendizagem. É neste cenário que esta pesquisa se insere, uma vez que busca analisar como ocorreu a aprendizagem dos discentes, a partir da utilização da aprendizagem baseada em problemas em uma disciplina do curso de Administração, ministrada de forma remota. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineada a partir da perspectiva de discentes da disciplina em questão. Os resultados permitiram observar a relevância da metodologia ativa utilizada para associar a teoria à prática, para resgatar conhecimentos já adquiridos de outras disciplinas e de experiências prévias, para a busca de novos conhecimentos em fontes diversas, para estimular a interação dos alunos entre si e também com o docente mediador do ensino, para o envolvimento e como todas essas ações também contribuem para a motivação do aluno durante seu processo de aprendizagem.Editora Univates2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/323710.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3237Revista Estudo & Debate; v. 30 n. 1 (2023)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237/2050Copyright (c) 2023 Ananda Silva Singh, Eduardo De Carlihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSingh, Ananda SilvaCarli, Eduardo De2024-04-22T20:49:39Zoai:ojs.192.168.0.51:article/3237Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:39Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Singh, Ananda Silva |
title_short |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
author |
Singh, Ananda Silva |
author_facet |
Singh, Ananda Silva Carli, Eduardo De |
author_role |
author |
author2 |
Carli, Eduardo De |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Singh, Ananda Silva Carli, Eduardo De |
description |
A preocupação em adotar metodologias de ensino e estratégias pedagógicas adequadas à formação de discentes é constante do cotidiano de docentes de instituições de ensino superior, pois podem tanto contribuir para aumentar as chances de evasão escolar quanto de motivar e envolver os alunos na relação de ensino e aprendizagem. É neste cenário que esta pesquisa se insere, uma vez que busca analisar como ocorreu a aprendizagem dos discentes, a partir da utilização da aprendizagem baseada em problemas em uma disciplina do curso de Administração, ministrada de forma remota. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineada a partir da perspectiva de discentes da disciplina em questão. Os resultados permitiram observar a relevância da metodologia ativa utilizada para associar a teoria à prática, para resgatar conhecimentos já adquiridos de outras disciplinas e de experiências prévias, para a busca de novos conhecimentos em fontes diversas, para estimular a interação dos alunos entre si e também com o docente mediador do ensino, para o envolvimento e como todas essas ações também contribuem para a motivação do aluno durante seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237 10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3237 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237 |
identifier_str_mv |
10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237/2050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ananda Silva Singh, Eduardo De Carli https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ananda Silva Singh, Eduardo De Carli https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 30 n. 1 (2023) 1983-036X 10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023 reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730684728639488 |