APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Singh, Ananda Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carli, Eduardo De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237
Resumo: A preocupação em adotar metodologias de ensino e estratégias pedagógicas adequadas à formação de discentes é constante do cotidiano de docentes de instituições de ensino superior, pois podem tanto contribuir para aumentar as chances de evasão escolar quanto de motivar e envolver os alunos na relação de ensino e aprendizagem. É neste cenário que esta pesquisa se insere, uma vez que busca analisar como ocorreu a aprendizagem dos discentes, a partir da utilização da aprendizagem baseada em problemas em uma disciplina do curso de Administração, ministrada de forma remota. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineada a partir da perspectiva de discentes da disciplina em questão. Os resultados permitiram observar a relevância da metodologia ativa utilizada para associar a teoria à prática, para resgatar conhecimentos já adquiridos de outras disciplinas e de experiências prévias, para a busca de novos conhecimentos em fontes diversas, para estimular a interação dos alunos entre si e também com o docente mediador do ensino, para o envolvimento e como todas essas ações também contribuem para a motivação do aluno durante seu processo de aprendizagem.
id UNIVATES-2_6e64c42b36caed2f9b81c2372d477007
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/3237
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃOA preocupação em adotar metodologias de ensino e estratégias pedagógicas adequadas à formação de discentes é constante do cotidiano de docentes de instituições de ensino superior, pois podem tanto contribuir para aumentar as chances de evasão escolar quanto de motivar e envolver os alunos na relação de ensino e aprendizagem. É neste cenário que esta pesquisa se insere, uma vez que busca analisar como ocorreu a aprendizagem dos discentes, a partir da utilização da aprendizagem baseada em problemas em uma disciplina do curso de Administração, ministrada de forma remota. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineada a partir da perspectiva de discentes da disciplina em questão. Os resultados permitiram observar a relevância da metodologia ativa utilizada para associar a teoria à prática, para resgatar conhecimentos já adquiridos de outras disciplinas e de experiências prévias, para a busca de novos conhecimentos em fontes diversas, para estimular a interação dos alunos entre si e também com o docente mediador do ensino, para o envolvimento e como todas essas ações também contribuem para a motivação do aluno durante seu processo de aprendizagem.Editora Univates2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/323710.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3237Revista Estudo & Debate; v. 30 n. 1 (2023)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237/2050Copyright (c) 2023 Ananda Silva Singh, Eduardo De Carlihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSingh, Ananda SilvaCarli, Eduardo De2024-04-22T20:49:39Zoai:ojs.192.168.0.51:article/3237Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:39Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Singh, Ananda Silva
title_short APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_sort APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
author Singh, Ananda Silva
author_facet Singh, Ananda Silva
Carli, Eduardo De
author_role author
author2 Carli, Eduardo De
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Singh, Ananda Silva
Carli, Eduardo De
description A preocupação em adotar metodologias de ensino e estratégias pedagógicas adequadas à formação de discentes é constante do cotidiano de docentes de instituições de ensino superior, pois podem tanto contribuir para aumentar as chances de evasão escolar quanto de motivar e envolver os alunos na relação de ensino e aprendizagem. É neste cenário que esta pesquisa se insere, uma vez que busca analisar como ocorreu a aprendizagem dos discentes, a partir da utilização da aprendizagem baseada em problemas em uma disciplina do curso de Administração, ministrada de forma remota. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineada a partir da perspectiva de discentes da disciplina em questão. Os resultados permitiram observar a relevância da metodologia ativa utilizada para associar a teoria à prática, para resgatar conhecimentos já adquiridos de outras disciplinas e de experiências prévias, para a busca de novos conhecimentos em fontes diversas, para estimular a interação dos alunos entre si e também com o docente mediador do ensino, para o envolvimento e como todas essas ações também contribuem para a motivação do aluno durante seu processo de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237
10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3237
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237/2050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ananda Silva Singh, Eduardo De Carli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ananda Silva Singh, Eduardo De Carli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 30 n. 1 (2023)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730684728639488