AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favorito, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cavenaghi, Airton José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/606
Resumo: O presente trabalho trata-se de estudo exploratório, qualitativo, visando à análise da questão da qualidade percebida no aeroporto de Congonhas. A qualidade dos serviços prestados em um aeroporto tem se tornado uma das ferramentas de competitividade mais importantes nas últimas décadas. O aeroporto de Congonhas, localizado na região Sul da cidade de São Paulo, é um dos mais movimentados do país, sendo o hub principal da maioria das empresas de aviação regular doméstica. O aeroporto recebe, anualmente, muito mais usuários do que sua capacidade. Em face disso, muitos são os problemas de infraestrutura e de circulação de pessoas enfrentados pelo aeroporto, chegando a momentos em que a demanda atinge seu pico, tornando a situação ainda mais crítica. O aeroporto de Congonhas possui, ainda, outro fator que o diferencia dos demais. A maioria dos aeroportos está situada em locais afastados da cidade, porém Congonhas está localizado em local bastante urbanizado da cidade de São Paulo, tornando-se influenciado e influenciador do seu entorno. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo identificar a percepção do usuário em relação à qualidade do serviço prestado no terminal de passageiros de um aeroporto em zona urbana de intensa concentração demográfica, o grau de importância dado a cada componente analisado e a relação dos componentes entre si, utilizando-se como critério para a seleção dos componentes avaliados o estudo realizado pela Airport Council International - ACI (2000). Busca-se, além desse fato, avaliar se os passageiros, turistas ou não, percebem o ambiente externo associado aos serviços oferecidos no entorno do aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo.
id UNIVATES-2_9b4a56bf15f8d23e7b46c2b48bf853cc
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/606
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SPHospitalidade. Qualidade. Serviços. Aeroporto de Congonhas. São Paulo.O presente trabalho trata-se de estudo exploratório, qualitativo, visando à análise da questão da qualidade percebida no aeroporto de Congonhas. A qualidade dos serviços prestados em um aeroporto tem se tornado uma das ferramentas de competitividade mais importantes nas últimas décadas. O aeroporto de Congonhas, localizado na região Sul da cidade de São Paulo, é um dos mais movimentados do país, sendo o hub principal da maioria das empresas de aviação regular doméstica. O aeroporto recebe, anualmente, muito mais usuários do que sua capacidade. Em face disso, muitos são os problemas de infraestrutura e de circulação de pessoas enfrentados pelo aeroporto, chegando a momentos em que a demanda atinge seu pico, tornando a situação ainda mais crítica. O aeroporto de Congonhas possui, ainda, outro fator que o diferencia dos demais. A maioria dos aeroportos está situada em locais afastados da cidade, porém Congonhas está localizado em local bastante urbanizado da cidade de São Paulo, tornando-se influenciado e influenciador do seu entorno. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo identificar a percepção do usuário em relação à qualidade do serviço prestado no terminal de passageiros de um aeroporto em zona urbana de intensa concentração demográfica, o grau de importância dado a cada componente analisado e a relação dos componentes entre si, utilizando-se como critério para a seleção dos componentes avaliados o estudo realizado pela Airport Council International - ACI (2000). Busca-se, além desse fato, avaliar se os passageiros, turistas ou não, percebem o ambiente externo associado aos serviços oferecidos no entorno do aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo.Editora Univates2014-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/606Revista Estudo & Debate; v. 21 n. 1 (2014)1983-036Xreponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/606/596Copyright (c) 2014 Fernanda Favorito, Airton José Cavenaghihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFavorito, FernandaCavenaghi, Airton José2024-04-22T20:49:29Zoai:ojs.192.168.0.51:article/606Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:29Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP
title AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP
spellingShingle AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP
Favorito, Fernanda
Hospitalidade. Qualidade. Serviços. Aeroporto de Congonhas. São Paulo.
title_short AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP
title_full AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP
title_fullStr AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP
title_sort AVALIAÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS-SP
author Favorito, Fernanda
author_facet Favorito, Fernanda
Cavenaghi, Airton José
author_role author
author2 Cavenaghi, Airton José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favorito, Fernanda
Cavenaghi, Airton José
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade. Qualidade. Serviços. Aeroporto de Congonhas. São Paulo.
topic Hospitalidade. Qualidade. Serviços. Aeroporto de Congonhas. São Paulo.
description O presente trabalho trata-se de estudo exploratório, qualitativo, visando à análise da questão da qualidade percebida no aeroporto de Congonhas. A qualidade dos serviços prestados em um aeroporto tem se tornado uma das ferramentas de competitividade mais importantes nas últimas décadas. O aeroporto de Congonhas, localizado na região Sul da cidade de São Paulo, é um dos mais movimentados do país, sendo o hub principal da maioria das empresas de aviação regular doméstica. O aeroporto recebe, anualmente, muito mais usuários do que sua capacidade. Em face disso, muitos são os problemas de infraestrutura e de circulação de pessoas enfrentados pelo aeroporto, chegando a momentos em que a demanda atinge seu pico, tornando a situação ainda mais crítica. O aeroporto de Congonhas possui, ainda, outro fator que o diferencia dos demais. A maioria dos aeroportos está situada em locais afastados da cidade, porém Congonhas está localizado em local bastante urbanizado da cidade de São Paulo, tornando-se influenciado e influenciador do seu entorno. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo identificar a percepção do usuário em relação à qualidade do serviço prestado no terminal de passageiros de um aeroporto em zona urbana de intensa concentração demográfica, o grau de importância dado a cada componente analisado e a relação dos componentes entre si, utilizando-se como critério para a seleção dos componentes avaliados o estudo realizado pela Airport Council International - ACI (2000). Busca-se, além desse fato, avaliar se os passageiros, turistas ou não, percebem o ambiente externo associado aos serviços oferecidos no entorno do aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/606
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/606/596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Fernanda Favorito, Airton José Cavenaghi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Fernanda Favorito, Airton José Cavenaghi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 21 n. 1 (2014)
1983-036X
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730682996391936