A COMUNICAÇÃO OFICIAL NA GESTÃO PÚBLICA: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Rosimeri Ferraz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Monteiro, Omar Pinto, Santos Bispo, Maria Claudinete, Aquino, Fabrício Oliveira, Silva de Brito, José Alexandre, Andrade, Angela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/605
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de investigar a produção de comunicações oficiais em uma instituição de ensino federal, analisando-as diante das orientações do Manual de Redação da Presidência da República, considerando os modelos e fluxos praticados no trato de seus expedientes. Buscaram-se identificar as formas de comunicações utilizadas, por meio de expedientes emitidos para o âmbito interno e externo da instituição, verificando-se o conhecimento dos servidores e gestores sobre a existência de uma normalização para expedientes oficiais. A investigação foi descritiva, sob técnica de coleta padronizada e também, exploratória, executando o levantamento de informações sobre o objeto investigado. Assim, a pesquisa configura-se sob a técnica de estudo de caso, classificando-se em sua abordagem como qualitativa diante do exame de expedientes oficiais, entrevistas, questionário e principais referenciais adotados. As análises dos expedientes e das entrevistas aos servidores apontaram falhas e contradições como a falta de normatização das comunicações, mesmo com a existência de um manual de referência, e o desconhecimento implícito da gestão sobre os conhecimentos técnicos necessários aos responsáveis pela elaboração dos expedientes, comprometendo os princípios de eficiência para Administração Pública, já apontados na Emenda Constitucional no. 19/98.
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