EFEITO DAS DOAÇÕES DE CAMPANHA SOBRE O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2946 |
Resumo: | A pesquisa investiga empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), observando a relação entre as conexões políticas estabelecidas por meio de doações para financiamento das eleições presidenciais no Brasil, ocorridas no período de 2002, 2006, 2010 e 2014, e possíveis mudanças no retorno, volume de negociação e na volatilidade do preço e do volume das ações das empresas doadoras. Os resultados demonstram que não há relação entre o montante de doações para financiamento de campanha e o retorno das ações das empresas doadoras de modo geral. Contudo, as empresas doadoras tendem a apresentar retornos menores, sendo intensificado nos anos de eleição, quando comparadas às empresas não doadoras. Adicionalmente, há uma relação entre as doações e o aumento no volume de negociação, redução da volatilidade do preço das ações e volatilidade do volume de negociação, indicando que as empresas que realizam doações são percebidas como investimentos de menor risco no mercado, possivelmente em função de conexões políticas. |
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EFEITO DAS DOAÇÕES DE CAMPANHA SOBRE O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIROConexões políticas. Doações de Campanha. Retorno anormal. Risco. Volatilidade.A pesquisa investiga empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), observando a relação entre as conexões políticas estabelecidas por meio de doações para financiamento das eleições presidenciais no Brasil, ocorridas no período de 2002, 2006, 2010 e 2014, e possíveis mudanças no retorno, volume de negociação e na volatilidade do preço e do volume das ações das empresas doadoras. Os resultados demonstram que não há relação entre o montante de doações para financiamento de campanha e o retorno das ações das empresas doadoras de modo geral. Contudo, as empresas doadoras tendem a apresentar retornos menores, sendo intensificado nos anos de eleição, quando comparadas às empresas não doadoras. Adicionalmente, há uma relação entre as doações e o aumento no volume de negociação, redução da volatilidade do preço das ações e volatilidade do volume de negociação, indicando que as empresas que realizam doações são percebidas como investimentos de menor risco no mercado, possivelmente em função de conexões políticas.Editora Univatesda Silva Rodrigues, FernandaVianna Brugni, TallesSoares Monte-mor, DaniloPereira Bastos, Sérgio Augusto2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/294610.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2946Revista Estudo & Debate; v. 29, n. 1 (2022)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2946/1936Direitos autorais 2022 Fernanda da Silva Rodrigues, Talles Vianna Brugni, Danilo Soares Monte-mor, Sérgio Augusto Pereira Bastoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T17:06:40Zoai:ojs.192.168.0.71:article/2946Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2022-05-06T17:06:40Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
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