EFEITO DAS DOAÇÕES DE CAMPANHA SOBRE O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Rodrigues, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vianna Brugni, Talles, Soares Monte-mor, Danilo, Pereira Bastos, Sérgio Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2946
Resumo: A pesquisa investiga empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), observando a relação entre as conexões políticas estabelecidas por meio de doações para financiamento das eleições presidenciais no Brasil, ocorridas no período de 2002, 2006, 2010 e 2014, e possíveis mudanças no retorno, volume de negociação e na volatilidade do preço e do volume das ações das empresas doadoras. Os resultados demonstram que não há relação entre o montante de doações para financiamento de campanha e o retorno das ações das empresas doadoras de modo geral. Contudo, as empresas doadoras tendem a apresentar retornos menores, sendo intensificado nos anos de eleição, quando comparadas às empresas não doadoras. Adicionalmente, há uma relação entre as doações e o aumento no volume de negociação, redução da volatilidade do preço das ações e volatilidade do volume de negociação, indicando que as empresas que realizam doações são percebidas como investimentos de menor risco no mercado, possivelmente em função de conexões políticas.
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