Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva Grigoletto, Marzo Edir
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Resende-Neto, Antônio Gomes, Garcia-Manso, Juan Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FisiSenectus
DOI: 10.22298/rfs.v6i2.4742
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4742
Resumo: Introdução: Atualmente, uma das terapias mais eficazes e de baixo custo para reduzir os efeitos incapacitantes das doenças neurodegenerativas em idosos é o exercício físico. Entretanto, pouco se sabe sobre seus mecanismos de ação e benefícios sobre a Reserva Cognitiva (RC). Objetivo: Apresentar e discutir estudos sobre os efeitos do exercício físico sobre a morfologia e funcionalidade do cérebro humano e sugerir uma estruturação de programas para melhora da RC em idosos. Método: Trata-se de um artigo especial de opinião fundamentado em pesquisas nas bases de dados MEDLINE e Scholar Google, a fim de abordar os seguintes aspectos: (a) benefícios do exercício físico na RC e (b) como estruturar sessões respeitando os critérios de eficácia e funcionalidade. Resultados: Os principais benefícios do exercício estão relacionados ao aumento do fluxo sanguíneo cerebral, redução dos fatores risco cardiovascular, melhora da plasticidade sináptica e aumento no número de fatores de crescimento do cérebro. Dentre os aspectos a serem considerados na elaboração de tarefas específicas para estimulação cognitiva, temos: a análise do perfil de comprometimento neuropsicológico do indivíduo; a complexidade dos padrões de movimento; o estímulo a diferentes componentes da aptidão física e a análise subjetiva em termos de bem-estar psicológico e autoestima. Conclusão: Embora este artigo aponte para os efeitos positivos do exercício físico como uma estratégia eficaz no tratamento e na prevenção de doenças neurodegenerativas, pode-se afirmar que existe uma lacuna no campo do conhecimento acerca dos efeitos da atividade e/ou exercício físico a sobre a RC.
id UNOCHAPECO_5d646006fcaf4e52491bb54ed9970b70
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4742
network_acronym_str UNOCHAPECO
network_name_str FisiSenectus
spelling Exercício físico e capacidade cognitiva em idososIntrodução: Atualmente, uma das terapias mais eficazes e de baixo custo para reduzir os efeitos incapacitantes das doenças neurodegenerativas em idosos é o exercício físico. Entretanto, pouco se sabe sobre seus mecanismos de ação e benefícios sobre a Reserva Cognitiva (RC). Objetivo: Apresentar e discutir estudos sobre os efeitos do exercício físico sobre a morfologia e funcionalidade do cérebro humano e sugerir uma estruturação de programas para melhora da RC em idosos. Método: Trata-se de um artigo especial de opinião fundamentado em pesquisas nas bases de dados MEDLINE e Scholar Google, a fim de abordar os seguintes aspectos: (a) benefícios do exercício físico na RC e (b) como estruturar sessões respeitando os critérios de eficácia e funcionalidade. Resultados: Os principais benefícios do exercício estão relacionados ao aumento do fluxo sanguíneo cerebral, redução dos fatores risco cardiovascular, melhora da plasticidade sináptica e aumento no número de fatores de crescimento do cérebro. Dentre os aspectos a serem considerados na elaboração de tarefas específicas para estimulação cognitiva, temos: a análise do perfil de comprometimento neuropsicológico do indivíduo; a complexidade dos padrões de movimento; o estímulo a diferentes componentes da aptidão física e a análise subjetiva em termos de bem-estar psicológico e autoestima. Conclusão: Embora este artigo aponte para os efeitos positivos do exercício físico como uma estratégia eficaz no tratamento e na prevenção de doenças neurodegenerativas, pode-se afirmar que existe uma lacuna no campo do conhecimento acerca dos efeitos da atividade e/ou exercício físico a sobre a RC.Universidade Comunitária da Região de Chapecó2019-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/474210.22298/rfs.v6i2.4742Revista FisiSenectus; v. 6 n. 2 (2018): Jul./Dez.; 45-512318-338110.22298/rfs.v6i2reponame:FisiSenectusinstname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4742/2730Copyright (c) 2018 Marzo Edir Da Silva-Grigoletto, Antônio Gomes de Resende Neto, Juan Manuel Garcia-Mansoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva Grigoletto, Marzo Edirde Resende-Neto, Antônio GomesGarcia-Manso, Juan Manuel2019-06-14T19:03:06Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4742Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/indexPUBhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/oaifisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br2318-33812318-3381opendoar:2019-06-14T19:03:06FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
title Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
spellingShingle Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
Da Silva Grigoletto, Marzo Edir
Da Silva Grigoletto, Marzo Edir
title_short Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
title_full Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
title_fullStr Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
title_full_unstemmed Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
title_sort Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
author Da Silva Grigoletto, Marzo Edir
author_facet Da Silva Grigoletto, Marzo Edir
Da Silva Grigoletto, Marzo Edir
de Resende-Neto, Antônio Gomes
Garcia-Manso, Juan Manuel
de Resende-Neto, Antônio Gomes
Garcia-Manso, Juan Manuel
author_role author
author2 de Resende-Neto, Antônio Gomes
Garcia-Manso, Juan Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva Grigoletto, Marzo Edir
de Resende-Neto, Antônio Gomes
Garcia-Manso, Juan Manuel
description Introdução: Atualmente, uma das terapias mais eficazes e de baixo custo para reduzir os efeitos incapacitantes das doenças neurodegenerativas em idosos é o exercício físico. Entretanto, pouco se sabe sobre seus mecanismos de ação e benefícios sobre a Reserva Cognitiva (RC). Objetivo: Apresentar e discutir estudos sobre os efeitos do exercício físico sobre a morfologia e funcionalidade do cérebro humano e sugerir uma estruturação de programas para melhora da RC em idosos. Método: Trata-se de um artigo especial de opinião fundamentado em pesquisas nas bases de dados MEDLINE e Scholar Google, a fim de abordar os seguintes aspectos: (a) benefícios do exercício físico na RC e (b) como estruturar sessões respeitando os critérios de eficácia e funcionalidade. Resultados: Os principais benefícios do exercício estão relacionados ao aumento do fluxo sanguíneo cerebral, redução dos fatores risco cardiovascular, melhora da plasticidade sináptica e aumento no número de fatores de crescimento do cérebro. Dentre os aspectos a serem considerados na elaboração de tarefas específicas para estimulação cognitiva, temos: a análise do perfil de comprometimento neuropsicológico do indivíduo; a complexidade dos padrões de movimento; o estímulo a diferentes componentes da aptidão física e a análise subjetiva em termos de bem-estar psicológico e autoestima. Conclusão: Embora este artigo aponte para os efeitos positivos do exercício físico como uma estratégia eficaz no tratamento e na prevenção de doenças neurodegenerativas, pode-se afirmar que existe uma lacuna no campo do conhecimento acerca dos efeitos da atividade e/ou exercício físico a sobre a RC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4742
10.22298/rfs.v6i2.4742
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4742
identifier_str_mv 10.22298/rfs.v6i2.4742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4742/2730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista FisiSenectus; v. 6 n. 2 (2018): Jul./Dez.; 45-51
2318-3381
10.22298/rfs.v6i2
reponame:FisiSenectus
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str FisiSenectus
collection FisiSenectus
repository.name.fl_str_mv FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv fisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br
_version_ 1822244920032755712
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22298/rfs.v6i2.4742