Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilhelm, Joyce
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Reni Volmir dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FisiSenectus
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1757
Resumo: Introdução: A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. A principal característica dessa doença é dor crônica e difusa. Sua prevalência varia de 0,66 à 4,4%, sendo maior no sexo feminino e na faixa etária entre 35-60 anos. A hidrocinesioterapia é usada em aproximadamente 75% dos pacientes com fibromialgia. Os exercícios na água promovem um relaxamento nos músculos e nos ligamentos, há um aumento no limiar da dor e alívio do espasmo muscular, além disso, melhora da circulação periférica, o que beneficia o retorno venoso e melhora a circulação sanguínea corporal. Objetivos: Verificar os efeitos proporcionados pela hidrocinesioterapia em uma paciente com síndrome da fibromialgia, buscando uma melhora do quadro álgico, da amplitude de movimento e da força muscular. Materiais e métodos: A amostra constou de uma paciente atendida no Estágio de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica Escola de Fisioterapia da URI – campus de Erechim, do sexo feminino, 53 anos de idade, apresentando diagnóstico clínico de fibromialgia. Resultados: A paciente, ao término das 7 sessões, apresentou diminuição do número de tender points, diminuição da dor, melhora na amplitude de movimento tanto de membros inferiores quanto superiores e manutenção da força muscular. Conclusão: Verificou-se que o protocolo de tratamento hidrocinesioterapêutico do presente estudo foi eficaz no tratamento da fibromialgia, proporcionando a diminuição do número de tender points, a diminuição da dor, o aumento da amplitude de movimento de membros superiores e inferiores e a manutenção da força muscular.   
id UNOCHAPECO_65cd0a7b4b73e74a4c61b91ae81d0adc
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1757
network_acronym_str UNOCHAPECO
network_name_str FisiSenectus
repository_id_str
spelling Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de casoProcedimentos Qualitativos. Pesquisa. Estudos Organizacionais.Introdução: A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. A principal característica dessa doença é dor crônica e difusa. Sua prevalência varia de 0,66 à 4,4%, sendo maior no sexo feminino e na faixa etária entre 35-60 anos. A hidrocinesioterapia é usada em aproximadamente 75% dos pacientes com fibromialgia. Os exercícios na água promovem um relaxamento nos músculos e nos ligamentos, há um aumento no limiar da dor e alívio do espasmo muscular, além disso, melhora da circulação periférica, o que beneficia o retorno venoso e melhora a circulação sanguínea corporal. Objetivos: Verificar os efeitos proporcionados pela hidrocinesioterapia em uma paciente com síndrome da fibromialgia, buscando uma melhora do quadro álgico, da amplitude de movimento e da força muscular. Materiais e métodos: A amostra constou de uma paciente atendida no Estágio de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica Escola de Fisioterapia da URI – campus de Erechim, do sexo feminino, 53 anos de idade, apresentando diagnóstico clínico de fibromialgia. Resultados: A paciente, ao término das 7 sessões, apresentou diminuição do número de tender points, diminuição da dor, melhora na amplitude de movimento tanto de membros inferiores quanto superiores e manutenção da força muscular. Conclusão: Verificou-se que o protocolo de tratamento hidrocinesioterapêutico do presente estudo foi eficaz no tratamento da fibromialgia, proporcionando a diminuição do número de tender points, a diminuição da dor, o aumento da amplitude de movimento de membros superiores e inferiores e a manutenção da força muscular.   Universidade Comunitária da Região de Chapecó2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/175710.22298/rfs.2013.v1.n0.1757Revista FisiSenectus; v. 1 (2013): Edição Especial; 96-1032318-338110.22298/rfs.2013.v1.n0reponame:FisiSenectusinstname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1757/971Copyright (c) 2016 Revista FisiSenectusinfo:eu-repo/semantics/openAccessWilhelm, JoyceSantos, Reni Volmir dos2023-01-12T17:03:24Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1757Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/indexPUBhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/oaifisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br2318-33812318-3381opendoar:2023-01-12T17:03:24FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso
title Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso
spellingShingle Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso
Wilhelm, Joyce
Procedimentos Qualitativos. Pesquisa. Estudos Organizacionais.
title_short Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso
title_full Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso
title_fullStr Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso
title_full_unstemmed Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso
title_sort Benefícios da hidrocinesioterapia na fibromialgia: estudo de caso
author Wilhelm, Joyce
author_facet Wilhelm, Joyce
Santos, Reni Volmir dos
author_role author
author2 Santos, Reni Volmir dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilhelm, Joyce
Santos, Reni Volmir dos
dc.subject.por.fl_str_mv Procedimentos Qualitativos. Pesquisa. Estudos Organizacionais.
topic Procedimentos Qualitativos. Pesquisa. Estudos Organizacionais.
description Introdução: A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. A principal característica dessa doença é dor crônica e difusa. Sua prevalência varia de 0,66 à 4,4%, sendo maior no sexo feminino e na faixa etária entre 35-60 anos. A hidrocinesioterapia é usada em aproximadamente 75% dos pacientes com fibromialgia. Os exercícios na água promovem um relaxamento nos músculos e nos ligamentos, há um aumento no limiar da dor e alívio do espasmo muscular, além disso, melhora da circulação periférica, o que beneficia o retorno venoso e melhora a circulação sanguínea corporal. Objetivos: Verificar os efeitos proporcionados pela hidrocinesioterapia em uma paciente com síndrome da fibromialgia, buscando uma melhora do quadro álgico, da amplitude de movimento e da força muscular. Materiais e métodos: A amostra constou de uma paciente atendida no Estágio de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica Escola de Fisioterapia da URI – campus de Erechim, do sexo feminino, 53 anos de idade, apresentando diagnóstico clínico de fibromialgia. Resultados: A paciente, ao término das 7 sessões, apresentou diminuição do número de tender points, diminuição da dor, melhora na amplitude de movimento tanto de membros inferiores quanto superiores e manutenção da força muscular. Conclusão: Verificou-se que o protocolo de tratamento hidrocinesioterapêutico do presente estudo foi eficaz no tratamento da fibromialgia, proporcionando a diminuição do número de tender points, a diminuição da dor, o aumento da amplitude de movimento de membros superiores e inferiores e a manutenção da força muscular.   
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1757
10.22298/rfs.2013.v1.n0.1757
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1757
identifier_str_mv 10.22298/rfs.2013.v1.n0.1757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1757/971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista FisiSenectus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista FisiSenectus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista FisiSenectus; v. 1 (2013): Edição Especial; 96-103
2318-3381
10.22298/rfs.2013.v1.n0
reponame:FisiSenectus
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str FisiSenectus
collection FisiSenectus
repository.name.fl_str_mv FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv fisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br
_version_ 1808858956666241024