A música como auxílio no tratamento fisioterapêutico em pacientes com autismo: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Nelson Guilherme
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Prestes, Everson, Farias, Nayara Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FisiSenectus
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3128
Resumo: Introdução: A música pode ser utilizada como meio de intervenção em déficits sociais, comunicativos e cognitivos em indivíduos com autismo, promovendo muitos benefícios quando associada à fisioterapia. Objetivo: Avaliar e promover ganhos nos aspectos afetivos, cognitivo e motor. Métodos: Caracteriza-se por ser um estudo quanti-qualitativo, com uma amostra de- três crianças com autismo, com idades entre 5 a 7 anos. Foi  utilizado a avaliação diagnóstica Childhood Autism Rating Scale – (CARS), pré e pós-intervenção. Foi desenvolvido um protocolo de condutas fisioterapêuticas com auxilio da música em um período de dois meses. Resultados: Verificou-se através das observações dos vídeos e em sala de aula, evolução no aprendizado cognitivo, motor e funcional em todos os indivíduos. Segundo a pontuação CARS, não houve evolução significativa. Conclusão: Identificaram-se ganhos cognitivos, motores e de interação social no grupo estudado. Necessitando-se de um maior período de intervenção e instrumentos de avaliações diagnósticas mais precisas e sensíveis para esta população.
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