Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nierotka, Rosane Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Portella, Marilene Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FisiSenectus
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4300
Resumo: Introdução: Na velhice há maior prevalência das doenças crônicas, entre elas as demências, que exigem altos níveis de cuidados. Sendo assim, o cuidador merece atenção tanto/quanto o próprio idoso. Objetivo: Analisar a percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer (DA) associado ao tempo de cuidado. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo, estatística descritiva estabelecendo média, desvio padrão e frequência. Com 41 cuidadores de idosos com Alzheimer. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Perfil da Família Cuidadora, para conhecer a percepção de saúde; já para a determinação da intensidade da dor, foi aplicado o Inventário Breve da Dor (BPI – Brief Pain Inventory). Resultados: O maior tempo dedicado ao cuidado parece interferir na percepção de saúde dos cuidadores, principalmente se comparada com outras pessoas da mesma idade. O grupo de cuidadores que não tem dor ou relata intensidade leve tem uma percepção de saúde melhor. Conclusão: Sugere a realização de ações voltadas à saúde que ofereçam suporte e apoio a esta população para minimizar os impactos dessa função na vida do cuidador.
id UNOCHAPECO_d87d35bc21292fb3a621768775ab33c6
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4300
network_acronym_str UNOCHAPECO
network_name_str FisiSenectus
repository_id_str
spelling Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.Voz. DisfoniaQualidade de VidaEducadoresEmoções..Introdução: Na velhice há maior prevalência das doenças crônicas, entre elas as demências, que exigem altos níveis de cuidados. Sendo assim, o cuidador merece atenção tanto/quanto o próprio idoso. Objetivo: Analisar a percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer (DA) associado ao tempo de cuidado. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo, estatística descritiva estabelecendo média, desvio padrão e frequência. Com 41 cuidadores de idosos com Alzheimer. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Perfil da Família Cuidadora, para conhecer a percepção de saúde; já para a determinação da intensidade da dor, foi aplicado o Inventário Breve da Dor (BPI – Brief Pain Inventory). Resultados: O maior tempo dedicado ao cuidado parece interferir na percepção de saúde dos cuidadores, principalmente se comparada com outras pessoas da mesma idade. O grupo de cuidadores que não tem dor ou relata intensidade leve tem uma percepção de saúde melhor. Conclusão: Sugere a realização de ações voltadas à saúde que ofereçam suporte e apoio a esta população para minimizar os impactos dessa função na vida do cuidador.Universidade Comunitária da Região de Chapecó2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/430010.22298/rfs.2017.v5.n2.4300Revista FisiSenectus; v. 5 n. 2 (2017): Jul./Dez.; 3-122318-338110.22298/rfs.2017.v5.n2reponame:FisiSenectusinstname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4300/2491Copyright (c) 2017 Revista FisiSenectusinfo:eu-repo/semantics/openAccessNierotka, Rosane PaulaPortella, Marilene Rodrigues2018-06-13T10:11:26Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4300Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/indexPUBhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/oaifisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br2318-33812318-3381opendoar:2018-06-13T10:11:26FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.
title Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.
spellingShingle Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.
Nierotka, Rosane Paula
Voz. Disfonia
Qualidade de Vida
Educadores
Emoções..
title_short Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.
title_full Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.
title_fullStr Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.
title_full_unstemmed Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.
title_sort Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.
author Nierotka, Rosane Paula
author_facet Nierotka, Rosane Paula
Portella, Marilene Rodrigues
author_role author
author2 Portella, Marilene Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nierotka, Rosane Paula
Portella, Marilene Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Voz. Disfonia
Qualidade de Vida
Educadores
Emoções..
topic Voz. Disfonia
Qualidade de Vida
Educadores
Emoções..
description Introdução: Na velhice há maior prevalência das doenças crônicas, entre elas as demências, que exigem altos níveis de cuidados. Sendo assim, o cuidador merece atenção tanto/quanto o próprio idoso. Objetivo: Analisar a percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer (DA) associado ao tempo de cuidado. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo, estatística descritiva estabelecendo média, desvio padrão e frequência. Com 41 cuidadores de idosos com Alzheimer. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Perfil da Família Cuidadora, para conhecer a percepção de saúde; já para a determinação da intensidade da dor, foi aplicado o Inventário Breve da Dor (BPI – Brief Pain Inventory). Resultados: O maior tempo dedicado ao cuidado parece interferir na percepção de saúde dos cuidadores, principalmente se comparada com outras pessoas da mesma idade. O grupo de cuidadores que não tem dor ou relata intensidade leve tem uma percepção de saúde melhor. Conclusão: Sugere a realização de ações voltadas à saúde que ofereçam suporte e apoio a esta população para minimizar os impactos dessa função na vida do cuidador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4300
10.22298/rfs.2017.v5.n2.4300
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4300
identifier_str_mv 10.22298/rfs.2017.v5.n2.4300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4300/2491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista FisiSenectus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista FisiSenectus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista FisiSenectus; v. 5 n. 2 (2017): Jul./Dez.; 3-12
2318-3381
10.22298/rfs.2017.v5.n2
reponame:FisiSenectus
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str FisiSenectus
collection FisiSenectus
repository.name.fl_str_mv FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv fisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br
_version_ 1797067796888158208