Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3754 |
Resumo: | Este artigo é resultado do projeto de extensão Atendimento à queixa escolar–possibilidades de intervenções em Psicologia Escolar para alunos com diagnóstico ou suspeita de TDAH, Transtorno de Conduta ou com fracasso escolar, vinculado ao Núcleo de Serviços em Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). Problematiza os efeitos do discurso que patologiza as dificuldades de aprendizagem, subjetivando os familiares, que passam a ver seus filhos como sujeitos doentes. Discute a figura do aluno com problemas de aprendizagem e as (im)possibilidades oferecidas pelas ciências psi, que contribuem para a sua demarcação no espaço da anormalidade, individualizando as causas do não aprender. Como conclusões, evidenciamos a relevância de deslocar a compreensão da queixa escolar, rompendo com a medicalização e a culpabilização dos estudantes e suas famílias pelo fracasso escolar, deslocamento esse que permite a criação de espaços de resistência que constroem novas práticas em Psicologia Escolar. |
id |
UNOCHAPO-1_03ad2b82c98244b5faae63856b4f814b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3754 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolarDesenvolvimento Territorial. Governança Territorial. Identidade Territorial. Território. Indicações Geográficas.Este artigo é resultado do projeto de extensão Atendimento à queixa escolar–possibilidades de intervenções em Psicologia Escolar para alunos com diagnóstico ou suspeita de TDAH, Transtorno de Conduta ou com fracasso escolar, vinculado ao Núcleo de Serviços em Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). Problematiza os efeitos do discurso que patologiza as dificuldades de aprendizagem, subjetivando os familiares, que passam a ver seus filhos como sujeitos doentes. Discute a figura do aluno com problemas de aprendizagem e as (im)possibilidades oferecidas pelas ciências psi, que contribuem para a sua demarcação no espaço da anormalidade, individualizando as causas do não aprender. Como conclusões, evidenciamos a relevância de deslocar a compreensão da queixa escolar, rompendo com a medicalização e a culpabilização dos estudantes e suas famílias pelo fracasso escolar, deslocamento esse que permite a criação de espaços de resistência que constroem novas práticas em Psicologia Escolar.Unochapecó2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/375410.22196/rp.v19i40.3754Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 286-301Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 286-3011984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3754/2121Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRatusniak, CéliaSilva, Carla Clauber daSznycer, Thaymã2017-07-24T18:09:49Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3754Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-07-24T18:09:49Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar |
title |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar |
spellingShingle |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar Ratusniak, Célia Desenvolvimento Territorial. Governança Territorial. Identidade Territorial. Território. Indicações Geográficas. |
title_short |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar |
title_full |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar |
title_fullStr |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar |
title_sort |
Problematizando a queixa escolar: efeitos dos discursos PSI nos familiares dos alunos em situação de insucesso escolar |
author |
Ratusniak, Célia |
author_facet |
Ratusniak, Célia Silva, Carla Clauber da Sznycer, Thaymã |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carla Clauber da Sznycer, Thaymã |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ratusniak, Célia Silva, Carla Clauber da Sznycer, Thaymã |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Territorial. Governança Territorial. Identidade Territorial. Território. Indicações Geográficas. |
topic |
Desenvolvimento Territorial. Governança Territorial. Identidade Territorial. Território. Indicações Geográficas. |
description |
Este artigo é resultado do projeto de extensão Atendimento à queixa escolar–possibilidades de intervenções em Psicologia Escolar para alunos com diagnóstico ou suspeita de TDAH, Transtorno de Conduta ou com fracasso escolar, vinculado ao Núcleo de Serviços em Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). Problematiza os efeitos do discurso que patologiza as dificuldades de aprendizagem, subjetivando os familiares, que passam a ver seus filhos como sujeitos doentes. Discute a figura do aluno com problemas de aprendizagem e as (im)possibilidades oferecidas pelas ciências psi, que contribuem para a sua demarcação no espaço da anormalidade, individualizando as causas do não aprender. Como conclusões, evidenciamos a relevância de deslocar a compreensão da queixa escolar, rompendo com a medicalização e a culpabilização dos estudantes e suas famílias pelo fracasso escolar, deslocamento esse que permite a criação de espaços de resistência que constroem novas práticas em Psicologia Escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3754 10.22196/rp.v19i40.3754 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3754 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v19i40.3754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3754/2121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 286-301 Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 286-301 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994206613504 |