Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Solange Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Veber, Susane Cristina Thebaldi, Scheid, Rosely Catarina Fritzen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320
Resumo: É bastante atual e polêmica a discussão em torno de processos de inclusão social no campo de políticas públicas em geral, mais particularmente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência mental. Se por um lado observa-se o engessamento desse processo por conta de dificuldades deordem política e ideológica, por outro se verifica umaaralisação decorrente de limites na quebra de paradigmas e preconceitos em relação às capacidades dessas pessoas. E, ainda, assiste-se no contexto atual, um empreendimento que é também político e pedagógico no sentido de abrir espaços de inserção de pessoas com deficiência mental, no mercado de trabalho. Sobre este último aspecto se debruça o presente artigo cuja pretensão é refletir, com base em resultados de pesquisa, as mudanças ocorridas no desenvolvimentopsicológico de pessoas com deficiência mental em processo de inclusão no mercado de trabalho. Especificamente, procuramos identificar como o ser humano se desenvolve psicologicamente sob o enfoque histórico-cultural; e, ainda, compreender o desenvolvimento da pessoa com deficiência mentala partir do referencial histórico-cultural; entender o que é trabalho na visão marxista; e identificar, no contexto, como se caracteriza o mercado de trabalho, na atualidade, em relação a pessoa com deficiência mental.Palavras-chave: Trabalho, inclusão, deficiência mental, desenvolvimento humano.
id UNOCHAPO-1_07f2cc4f7fb30591ee1ce724bd2294d1
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/320
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humanoExércitocontraguerrilhamemóriaheróiÉ bastante atual e polêmica a discussão em torno de processos de inclusão social no campo de políticas públicas em geral, mais particularmente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência mental. Se por um lado observa-se o engessamento desse processo por conta de dificuldades deordem política e ideológica, por outro se verifica umaaralisação decorrente de limites na quebra de paradigmas e preconceitos em relação às capacidades dessas pessoas. E, ainda, assiste-se no contexto atual, um empreendimento que é também político e pedagógico no sentido de abrir espaços de inserção de pessoas com deficiência mental, no mercado de trabalho. Sobre este último aspecto se debruça o presente artigo cuja pretensão é refletir, com base em resultados de pesquisa, as mudanças ocorridas no desenvolvimentopsicológico de pessoas com deficiência mental em processo de inclusão no mercado de trabalho. Especificamente, procuramos identificar como o ser humano se desenvolve psicologicamente sob o enfoque histórico-cultural; e, ainda, compreender o desenvolvimento da pessoa com deficiência mentala partir do referencial histórico-cultural; entender o que é trabalho na visão marxista; e identificar, no contexto, como se caracteriza o mercado de trabalho, na atualidade, em relação a pessoa com deficiência mental.Palavras-chave: Trabalho, inclusão, deficiência mental, desenvolvimento humano.Unochapecó2009-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/32010.22196/rp.v10i21.320Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 143-162Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 143-1621984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320/162Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Solange MariaVeber, Susane Cristina ThebaldiScheid, Rosely Catarina Fritzen2023-01-09T18:10:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/320Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
title Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
spellingShingle Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
Alves, Solange Maria
Exército
contraguerrilha
memória
herói
title_short Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
title_full Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
title_fullStr Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
title_full_unstemmed Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
title_sort Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
author Alves, Solange Maria
author_facet Alves, Solange Maria
Veber, Susane Cristina Thebaldi
Scheid, Rosely Catarina Fritzen
author_role author
author2 Veber, Susane Cristina Thebaldi
Scheid, Rosely Catarina Fritzen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Solange Maria
Veber, Susane Cristina Thebaldi
Scheid, Rosely Catarina Fritzen
dc.subject.por.fl_str_mv Exército
contraguerrilha
memória
herói
topic Exército
contraguerrilha
memória
herói
description É bastante atual e polêmica a discussão em torno de processos de inclusão social no campo de políticas públicas em geral, mais particularmente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência mental. Se por um lado observa-se o engessamento desse processo por conta de dificuldades deordem política e ideológica, por outro se verifica umaaralisação decorrente de limites na quebra de paradigmas e preconceitos em relação às capacidades dessas pessoas. E, ainda, assiste-se no contexto atual, um empreendimento que é também político e pedagógico no sentido de abrir espaços de inserção de pessoas com deficiência mental, no mercado de trabalho. Sobre este último aspecto se debruça o presente artigo cuja pretensão é refletir, com base em resultados de pesquisa, as mudanças ocorridas no desenvolvimentopsicológico de pessoas com deficiência mental em processo de inclusão no mercado de trabalho. Especificamente, procuramos identificar como o ser humano se desenvolve psicologicamente sob o enfoque histórico-cultural; e, ainda, compreender o desenvolvimento da pessoa com deficiência mentala partir do referencial histórico-cultural; entender o que é trabalho na visão marxista; e identificar, no contexto, como se caracteriza o mercado de trabalho, na atualidade, em relação a pessoa com deficiência mental.Palavras-chave: Trabalho, inclusão, deficiência mental, desenvolvimento humano.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320
10.22196/rp.v10i21.320
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320
identifier_str_mv 10.22196/rp.v10i21.320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 143-162
Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 143-162
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992063324160