Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320 |
Resumo: | É bastante atual e polêmica a discussão em torno de processos de inclusão social no campo de políticas públicas em geral, mais particularmente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência mental. Se por um lado observa-se o engessamento desse processo por conta de dificuldades deordem política e ideológica, por outro se verifica umaaralisação decorrente de limites na quebra de paradigmas e preconceitos em relação às capacidades dessas pessoas. E, ainda, assiste-se no contexto atual, um empreendimento que é também político e pedagógico no sentido de abrir espaços de inserção de pessoas com deficiência mental, no mercado de trabalho. Sobre este último aspecto se debruça o presente artigo cuja pretensão é refletir, com base em resultados de pesquisa, as mudanças ocorridas no desenvolvimentopsicológico de pessoas com deficiência mental em processo de inclusão no mercado de trabalho. Especificamente, procuramos identificar como o ser humano se desenvolve psicologicamente sob o enfoque histórico-cultural; e, ainda, compreender o desenvolvimento da pessoa com deficiência mentala partir do referencial histórico-cultural; entender o que é trabalho na visão marxista; e identificar, no contexto, como se caracteriza o mercado de trabalho, na atualidade, em relação a pessoa com deficiência mental.Palavras-chave: Trabalho, inclusão, deficiência mental, desenvolvimento humano. |
id |
UNOCHAPO-1_07f2cc4f7fb30591ee1ce724bd2294d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/320 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humanoExércitocontraguerrilhamemóriaheróiÉ bastante atual e polêmica a discussão em torno de processos de inclusão social no campo de políticas públicas em geral, mais particularmente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência mental. Se por um lado observa-se o engessamento desse processo por conta de dificuldades deordem política e ideológica, por outro se verifica umaaralisação decorrente de limites na quebra de paradigmas e preconceitos em relação às capacidades dessas pessoas. E, ainda, assiste-se no contexto atual, um empreendimento que é também político e pedagógico no sentido de abrir espaços de inserção de pessoas com deficiência mental, no mercado de trabalho. Sobre este último aspecto se debruça o presente artigo cuja pretensão é refletir, com base em resultados de pesquisa, as mudanças ocorridas no desenvolvimentopsicológico de pessoas com deficiência mental em processo de inclusão no mercado de trabalho. Especificamente, procuramos identificar como o ser humano se desenvolve psicologicamente sob o enfoque histórico-cultural; e, ainda, compreender o desenvolvimento da pessoa com deficiência mentala partir do referencial histórico-cultural; entender o que é trabalho na visão marxista; e identificar, no contexto, como se caracteriza o mercado de trabalho, na atualidade, em relação a pessoa com deficiência mental.Palavras-chave: Trabalho, inclusão, deficiência mental, desenvolvimento humano.Unochapecó2009-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/32010.22196/rp.v10i21.320Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 143-162Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 143-1621984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320/162Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Solange MariaVeber, Susane Cristina ThebaldiScheid, Rosely Catarina Fritzen2023-01-09T18:10:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/320Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano |
title |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano |
spellingShingle |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano Alves, Solange Maria Exército contraguerrilha memória herói |
title_short |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano |
title_full |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano |
title_fullStr |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano |
title_full_unstemmed |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano |
title_sort |
Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano |
author |
Alves, Solange Maria |
author_facet |
Alves, Solange Maria Veber, Susane Cristina Thebaldi Scheid, Rosely Catarina Fritzen |
author_role |
author |
author2 |
Veber, Susane Cristina Thebaldi Scheid, Rosely Catarina Fritzen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Solange Maria Veber, Susane Cristina Thebaldi Scheid, Rosely Catarina Fritzen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exército contraguerrilha memória herói |
topic |
Exército contraguerrilha memória herói |
description |
É bastante atual e polêmica a discussão em torno de processos de inclusão social no campo de políticas públicas em geral, mais particularmente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência mental. Se por um lado observa-se o engessamento desse processo por conta de dificuldades deordem política e ideológica, por outro se verifica umaaralisação decorrente de limites na quebra de paradigmas e preconceitos em relação às capacidades dessas pessoas. E, ainda, assiste-se no contexto atual, um empreendimento que é também político e pedagógico no sentido de abrir espaços de inserção de pessoas com deficiência mental, no mercado de trabalho. Sobre este último aspecto se debruça o presente artigo cuja pretensão é refletir, com base em resultados de pesquisa, as mudanças ocorridas no desenvolvimentopsicológico de pessoas com deficiência mental em processo de inclusão no mercado de trabalho. Especificamente, procuramos identificar como o ser humano se desenvolve psicologicamente sob o enfoque histórico-cultural; e, ainda, compreender o desenvolvimento da pessoa com deficiência mentala partir do referencial histórico-cultural; entender o que é trabalho na visão marxista; e identificar, no contexto, como se caracteriza o mercado de trabalho, na atualidade, em relação a pessoa com deficiência mental.Palavras-chave: Trabalho, inclusão, deficiência mental, desenvolvimento humano. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320 10.22196/rp.v10i21.320 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v10i21.320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 143-162 Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 143-162 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992063324160 |