Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucini, Marizete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Andréia Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4490
Resumo: Este artigo propõe refletir sobre o Ensino de História e o pensamento decolonial na análise de processos de identificação étnico-racial em comunidades quilombolas, aqui compreendidos como espaços políticos de resistência às práticas sociais colonizadoras da memória ancestral. A discussão origina-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em desenvolvimento na Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado, sobre os processos de identificação quilombola em comunidade remanescente de quilombo urbano Porto D’Areia – Estância/Sergipe. O aporte  teórico ancora-se no pensamento decolonial ao questionar todas as formas de colonização do saber, do poder e do ser.  Espera-se contribuir para a superação do olhar colonizador que inferioriza o negro e interfere no processo de reconhecimento da identidade quilombola.
id UNOCHAPO-1_0f328f6a5555bbd70eeee56ff29ef0fd
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4490
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombolaHistóriaCiências HumanasEste artigo propõe refletir sobre o Ensino de História e o pensamento decolonial na análise de processos de identificação étnico-racial em comunidades quilombolas, aqui compreendidos como espaços políticos de resistência às práticas sociais colonizadoras da memória ancestral. A discussão origina-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em desenvolvimento na Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado, sobre os processos de identificação quilombola em comunidade remanescente de quilombo urbano Porto D’Areia – Estância/Sergipe. O aporte  teórico ancora-se no pensamento decolonial ao questionar todas as formas de colonização do saber, do poder e do ser.  Espera-se contribuir para a superação do olhar colonizador que inferioriza o negro e interfere no processo de reconhecimento da identidade quilombola.Unochapecó2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/449010.22196/rp.v20i45.4490Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 36-52Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 36-521984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4490/2641Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLucini, MarizeteSantos, Andréia Teixeira dos2019-05-15T13:25:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4490Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-05-15T13:25:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
title Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
spellingShingle Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
Lucini, Marizete
História
Ciências Humanas
title_short Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
title_full Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
title_fullStr Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
title_full_unstemmed Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
title_sort Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
author Lucini, Marizete
author_facet Lucini, Marizete
Santos, Andréia Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Andréia Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucini, Marizete
Santos, Andréia Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ciências Humanas
topic História
Ciências Humanas
description Este artigo propõe refletir sobre o Ensino de História e o pensamento decolonial na análise de processos de identificação étnico-racial em comunidades quilombolas, aqui compreendidos como espaços políticos de resistência às práticas sociais colonizadoras da memória ancestral. A discussão origina-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em desenvolvimento na Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado, sobre os processos de identificação quilombola em comunidade remanescente de quilombo urbano Porto D’Areia – Estância/Sergipe. O aporte  teórico ancora-se no pensamento decolonial ao questionar todas as formas de colonização do saber, do poder e do ser.  Espera-se contribuir para a superação do olhar colonizador que inferioriza o negro e interfere no processo de reconhecimento da identidade quilombola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4490
10.22196/rp.v20i45.4490
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4490
identifier_str_mv 10.22196/rp.v20i45.4490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4490/2641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 36-52
Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 36-52
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995469099008