entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Maria Aparecida de Assis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Duarte, Maria Cecília Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248
Resumo: Com o trabalho, propõe-se uma leitura das personagens infantis, em Miguilim, de João Guimarães Rosa. O objetivo é mostrar como a linguagem de Rosa constrói essas personagens que, em um verdadeiro processo de aprendizagem e crescimento, entregam-se sem reservas à descoberta do mundo e da vida. As estratégias discursivas, na construção do texto oferecem ao leitor a relatividade das situações existenciais do homem que vive no tênue limite de um mundo feito de contrastes - alegria e tristeza, medo e coragem, certezas e incertezas, tumulto e paz. Vida e morte se interpenetram, encenadas pela narrativa que constrói e desconstrói, num jogo mágico de deslocamentos da linguagem que arremeda uma outra lógica do léxico, da sintaxe, da morfologia, da semântica, fazendo o sentido deslizar por diferentes cadeias significantes.
id UNOCHAPO-1_17027106452e042360d902a8a3b48da9
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4248
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosadeficiência.inclusão. trabalhoCom o trabalho, propõe-se uma leitura das personagens infantis, em Miguilim, de João Guimarães Rosa. O objetivo é mostrar como a linguagem de Rosa constrói essas personagens que, em um verdadeiro processo de aprendizagem e crescimento, entregam-se sem reservas à descoberta do mundo e da vida. As estratégias discursivas, na construção do texto oferecem ao leitor a relatividade das situações existenciais do homem que vive no tênue limite de um mundo feito de contrastes - alegria e tristeza, medo e coragem, certezas e incertezas, tumulto e paz. Vida e morte se interpenetram, encenadas pela narrativa que constrói e desconstrói, num jogo mágico de deslocamentos da linguagem que arremeda uma outra lógica do léxico, da sintaxe, da morfologia, da semântica, fazendo o sentido deslizar por diferentes cadeias significantes.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424810.22196/rp.v9i19.4248Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 125-142Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 125-1421984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248/2427Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro, Maria Aparecida de AssisDuarte, Maria Cecília Teodoro2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4248Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
title entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
spellingShingle entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
Teodoro, Maria Aparecida de Assis
deficiência.inclusão. trabalho
title_short entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
title_full entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
title_fullStr entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
title_full_unstemmed entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
title_sort entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
author Teodoro, Maria Aparecida de Assis
author_facet Teodoro, Maria Aparecida de Assis
Duarte, Maria Cecília Teodoro
author_role author
author2 Duarte, Maria Cecília Teodoro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Maria Aparecida de Assis
Duarte, Maria Cecília Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv deficiência.inclusão. trabalho
topic deficiência.inclusão. trabalho
description Com o trabalho, propõe-se uma leitura das personagens infantis, em Miguilim, de João Guimarães Rosa. O objetivo é mostrar como a linguagem de Rosa constrói essas personagens que, em um verdadeiro processo de aprendizagem e crescimento, entregam-se sem reservas à descoberta do mundo e da vida. As estratégias discursivas, na construção do texto oferecem ao leitor a relatividade das situações existenciais do homem que vive no tênue limite de um mundo feito de contrastes - alegria e tristeza, medo e coragem, certezas e incertezas, tumulto e paz. Vida e morte se interpenetram, encenadas pela narrativa que constrói e desconstrói, num jogo mágico de deslocamentos da linguagem que arremeda uma outra lógica do léxico, da sintaxe, da morfologia, da semântica, fazendo o sentido deslizar por diferentes cadeias significantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248
10.22196/rp.v9i19.4248
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248
identifier_str_mv 10.22196/rp.v9i19.4248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248/2427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 125-142
Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 125-142
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994849390592