entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248 |
Resumo: | Com o trabalho, propõe-se uma leitura das personagens infantis, em Miguilim, de João Guimarães Rosa. O objetivo é mostrar como a linguagem de Rosa constrói essas personagens que, em um verdadeiro processo de aprendizagem e crescimento, entregam-se sem reservas à descoberta do mundo e da vida. As estratégias discursivas, na construção do texto oferecem ao leitor a relatividade das situações existenciais do homem que vive no tênue limite de um mundo feito de contrastes - alegria e tristeza, medo e coragem, certezas e incertezas, tumulto e paz. Vida e morte se interpenetram, encenadas pela narrativa que constrói e desconstrói, num jogo mágico de deslocamentos da linguagem que arremeda uma outra lógica do léxico, da sintaxe, da morfologia, da semântica, fazendo o sentido deslizar por diferentes cadeias significantes. |
id |
UNOCHAPO-1_17027106452e042360d902a8a3b48da9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4248 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosadeficiência.inclusão. trabalhoCom o trabalho, propõe-se uma leitura das personagens infantis, em Miguilim, de João Guimarães Rosa. O objetivo é mostrar como a linguagem de Rosa constrói essas personagens que, em um verdadeiro processo de aprendizagem e crescimento, entregam-se sem reservas à descoberta do mundo e da vida. As estratégias discursivas, na construção do texto oferecem ao leitor a relatividade das situações existenciais do homem que vive no tênue limite de um mundo feito de contrastes - alegria e tristeza, medo e coragem, certezas e incertezas, tumulto e paz. Vida e morte se interpenetram, encenadas pela narrativa que constrói e desconstrói, num jogo mágico de deslocamentos da linguagem que arremeda uma outra lógica do léxico, da sintaxe, da morfologia, da semântica, fazendo o sentido deslizar por diferentes cadeias significantes.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424810.22196/rp.v9i19.4248Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 125-142Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 125-1421984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248/2427Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro, Maria Aparecida de AssisDuarte, Maria Cecília Teodoro2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4248Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa |
title |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa |
spellingShingle |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa Teodoro, Maria Aparecida de Assis deficiência.inclusão. trabalho |
title_short |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa |
title_full |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa |
title_fullStr |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa |
title_full_unstemmed |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa |
title_sort |
entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa |
author |
Teodoro, Maria Aparecida de Assis |
author_facet |
Teodoro, Maria Aparecida de Assis Duarte, Maria Cecília Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Maria Cecília Teodoro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Maria Aparecida de Assis Duarte, Maria Cecília Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
deficiência.inclusão. trabalho |
topic |
deficiência.inclusão. trabalho |
description |
Com o trabalho, propõe-se uma leitura das personagens infantis, em Miguilim, de João Guimarães Rosa. O objetivo é mostrar como a linguagem de Rosa constrói essas personagens que, em um verdadeiro processo de aprendizagem e crescimento, entregam-se sem reservas à descoberta do mundo e da vida. As estratégias discursivas, na construção do texto oferecem ao leitor a relatividade das situações existenciais do homem que vive no tênue limite de um mundo feito de contrastes - alegria e tristeza, medo e coragem, certezas e incertezas, tumulto e paz. Vida e morte se interpenetram, encenadas pela narrativa que constrói e desconstrói, num jogo mágico de deslocamentos da linguagem que arremeda uma outra lógica do léxico, da sintaxe, da morfologia, da semântica, fazendo o sentido deslizar por diferentes cadeias significantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248 10.22196/rp.v9i19.4248 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v9i19.4248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4248/2427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 125-142 Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 125-142 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994849390592 |