A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
DOI: | 10.22196/rp.v14i28.1376 |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado realizada entre 2001 e 2003 em uma escola pública e representa para o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), ao mesmo tempo, ponto de partida nos estudos sobre o ouvir a criança e uma referência importante para os estudos sobre a infância na escola. Realizada a partir de uma pesquisa etnográfica de caráter longitudinal, expresso no vínculo estabelecido pelo estágio docente oferecido pelo curso de Pedagogia, pautado na participação da criança na ação pedagógica, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a condição social do brincar a partir do “ponto de vista” da criança em relaçãoao tempo e ao espaço desta atividade no interior da escola, buscando compreender os limites e as possibilidades da escola como um lugar privilegiado da infância na atualidade. Por meio de dezenas de encontros entre os sujeitos envolvidos, pautados por roda de conversas combinadas previamente e do registro escrito, gravado e fotografado, as crianças falaram de si mesmas e do mundo, bem como de aspectos importantes sobre o tempo e o espaço do participar, brincar e aprender na sociedade em geral e especialmente no interior da escola pública. Dez anos depois desta pesquisa, constatamos que o ouvir a criançatransformou-se em metodologia mais utilizada no campo da pesquisa educacional, porém ainda reclamamos da ausência de “faróis de análise” consistentes no âmbito das ciências da educação para o conhecimento da realidade educacional e da infância vinculado ao trabalho de construção teórica. |
id |
UNOCHAPO-1_19c8b4c591d24dab11e222014921337a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1376 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
spelling |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILDEducaçãoEnsinoGraduaçãoEste trabalho é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado realizada entre 2001 e 2003 em uma escola pública e representa para o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), ao mesmo tempo, ponto de partida nos estudos sobre o ouvir a criança e uma referência importante para os estudos sobre a infância na escola. Realizada a partir de uma pesquisa etnográfica de caráter longitudinal, expresso no vínculo estabelecido pelo estágio docente oferecido pelo curso de Pedagogia, pautado na participação da criança na ação pedagógica, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a condição social do brincar a partir do “ponto de vista” da criança em relaçãoao tempo e ao espaço desta atividade no interior da escola, buscando compreender os limites e as possibilidades da escola como um lugar privilegiado da infância na atualidade. Por meio de dezenas de encontros entre os sujeitos envolvidos, pautados por roda de conversas combinadas previamente e do registro escrito, gravado e fotografado, as crianças falaram de si mesmas e do mundo, bem como de aspectos importantes sobre o tempo e o espaço do participar, brincar e aprender na sociedade em geral e especialmente no interior da escola pública. Dez anos depois desta pesquisa, constatamos que o ouvir a criançatransformou-se em metodologia mais utilizada no campo da pesquisa educacional, porém ainda reclamamos da ausência de “faróis de análise” consistentes no âmbito das ciências da educação para o conhecimento da realidade educacional e da infância vinculado ao trabalho de construção teórica. Unochapecó2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/137610.22196/rp.v14i28.1376Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 467-488Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 467-4881984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376/764Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria Raquel BarretoQuinteiro, Jucirema2016-11-25T16:38:53Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1376Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:53Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD |
title |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD |
spellingShingle |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD Pinto, Maria Raquel Barreto Educação Ensino Graduação Pinto, Maria Raquel Barreto Educação Ensino Graduação |
title_short |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD |
title_full |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD |
title_fullStr |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD |
title_full_unstemmed |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD |
title_sort |
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD |
author |
Pinto, Maria Raquel Barreto |
author_facet |
Pinto, Maria Raquel Barreto Pinto, Maria Raquel Barreto Quinteiro, Jucirema Quinteiro, Jucirema |
author_role |
author |
author2 |
Quinteiro, Jucirema |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Raquel Barreto Quinteiro, Jucirema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Graduação |
topic |
Educação Ensino Graduação |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado realizada entre 2001 e 2003 em uma escola pública e representa para o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), ao mesmo tempo, ponto de partida nos estudos sobre o ouvir a criança e uma referência importante para os estudos sobre a infância na escola. Realizada a partir de uma pesquisa etnográfica de caráter longitudinal, expresso no vínculo estabelecido pelo estágio docente oferecido pelo curso de Pedagogia, pautado na participação da criança na ação pedagógica, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a condição social do brincar a partir do “ponto de vista” da criança em relaçãoao tempo e ao espaço desta atividade no interior da escola, buscando compreender os limites e as possibilidades da escola como um lugar privilegiado da infância na atualidade. Por meio de dezenas de encontros entre os sujeitos envolvidos, pautados por roda de conversas combinadas previamente e do registro escrito, gravado e fotografado, as crianças falaram de si mesmas e do mundo, bem como de aspectos importantes sobre o tempo e o espaço do participar, brincar e aprender na sociedade em geral e especialmente no interior da escola pública. Dez anos depois desta pesquisa, constatamos que o ouvir a criançatransformou-se em metodologia mais utilizada no campo da pesquisa educacional, porém ainda reclamamos da ausência de “faróis de análise” consistentes no âmbito das ciências da educação para o conhecimento da realidade educacional e da infância vinculado ao trabalho de construção teórica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376 10.22196/rp.v14i28.1376 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v14i28.1376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376/764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 467-488 Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 467-488 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1822180484153606145 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22196/rp.v14i28.1376 |