A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Raquel Barreto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Quinteiro, Jucirema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
DOI: 10.22196/rp.v14i28.1376
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado realizada entre 2001 e 2003 em uma escola pública e representa para o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), ao mesmo tempo, ponto de partida nos estudos sobre o ouvir a criança e uma referência importante para os estudos sobre a infância na escola. Realizada a partir de uma pesquisa etnográfica de caráter longitudinal, expresso no vínculo estabelecido pelo estágio docente oferecido pelo curso de Pedagogia, pautado na participação da criança  na ação pedagógica, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a condição social do brincar a partir do “ponto de vista” da criança em relaçãoao tempo e ao  espaço desta atividade no interior da escola, buscando compreender os limites e as possibilidades da escola como um lugar privilegiado da infância na atualidade. Por meio de dezenas de encontros entre os sujeitos envolvidos, pautados por roda de conversas combinadas previamente e do registro escrito, gravado e fotografado, as crianças falaram de si mesmas e do mundo, bem como de aspectos importantes sobre o tempo e o espaço do participar, brincar e aprender na sociedade em geral e especialmente no interior da escola pública. Dez anos depois desta pesquisa, constatamos que o ouvir a criançatransformou-se em  metodologia mais utilizada no  campo da pesquisa educacional, porém ainda reclamamos da ausência de “faróis de análise” consistentes no âmbito das ciências da educação para o conhecimento da realidade educacional e da infância vinculado ao trabalho de construção teórica. 
id UNOCHAPO-1_19c8b4c591d24dab11e222014921337a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1376
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
spelling A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILDEducaçãoEnsinoGraduaçãoEste trabalho é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado realizada entre 2001 e 2003 em uma escola pública e representa para o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), ao mesmo tempo, ponto de partida nos estudos sobre o ouvir a criança e uma referência importante para os estudos sobre a infância na escola. Realizada a partir de uma pesquisa etnográfica de caráter longitudinal, expresso no vínculo estabelecido pelo estágio docente oferecido pelo curso de Pedagogia, pautado na participação da criança  na ação pedagógica, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a condição social do brincar a partir do “ponto de vista” da criança em relaçãoao tempo e ao  espaço desta atividade no interior da escola, buscando compreender os limites e as possibilidades da escola como um lugar privilegiado da infância na atualidade. Por meio de dezenas de encontros entre os sujeitos envolvidos, pautados por roda de conversas combinadas previamente e do registro escrito, gravado e fotografado, as crianças falaram de si mesmas e do mundo, bem como de aspectos importantes sobre o tempo e o espaço do participar, brincar e aprender na sociedade em geral e especialmente no interior da escola pública. Dez anos depois desta pesquisa, constatamos que o ouvir a criançatransformou-se em  metodologia mais utilizada no  campo da pesquisa educacional, porém ainda reclamamos da ausência de “faróis de análise” consistentes no âmbito das ciências da educação para o conhecimento da realidade educacional e da infância vinculado ao trabalho de construção teórica. Unochapecó2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/137610.22196/rp.v14i28.1376Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 467-488Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 467-4881984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376/764Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria Raquel BarretoQuinteiro, Jucirema2016-11-25T16:38:53Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1376Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:53Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
title A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
spellingShingle A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
Pinto, Maria Raquel Barreto
Educação
Ensino
Graduação
Pinto, Maria Raquel Barreto
Educação
Ensino
Graduação
title_short A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
title_full A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
title_fullStr A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
title_full_unstemmed A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
title_sort A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança / A SOCIAL CONDITION OF PLAYING AT SCHOOL: THE POINT OF VIEW OF CHILD
author Pinto, Maria Raquel Barreto
author_facet Pinto, Maria Raquel Barreto
Pinto, Maria Raquel Barreto
Quinteiro, Jucirema
Quinteiro, Jucirema
author_role author
author2 Quinteiro, Jucirema
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Raquel Barreto
Quinteiro, Jucirema
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino
Graduação
topic Educação
Ensino
Graduação
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado realizada entre 2001 e 2003 em uma escola pública e representa para o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), ao mesmo tempo, ponto de partida nos estudos sobre o ouvir a criança e uma referência importante para os estudos sobre a infância na escola. Realizada a partir de uma pesquisa etnográfica de caráter longitudinal, expresso no vínculo estabelecido pelo estágio docente oferecido pelo curso de Pedagogia, pautado na participação da criança  na ação pedagógica, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a condição social do brincar a partir do “ponto de vista” da criança em relaçãoao tempo e ao  espaço desta atividade no interior da escola, buscando compreender os limites e as possibilidades da escola como um lugar privilegiado da infância na atualidade. Por meio de dezenas de encontros entre os sujeitos envolvidos, pautados por roda de conversas combinadas previamente e do registro escrito, gravado e fotografado, as crianças falaram de si mesmas e do mundo, bem como de aspectos importantes sobre o tempo e o espaço do participar, brincar e aprender na sociedade em geral e especialmente no interior da escola pública. Dez anos depois desta pesquisa, constatamos que o ouvir a criançatransformou-se em  metodologia mais utilizada no  campo da pesquisa educacional, porém ainda reclamamos da ausência de “faróis de análise” consistentes no âmbito das ciências da educação para o conhecimento da realidade educacional e da infância vinculado ao trabalho de construção teórica. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376
10.22196/rp.v14i28.1376
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i28.1376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1376/764
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 467-488
Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 467-488
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1822180484153606145
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22196/rp.v14i28.1376