O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berticelli, Ireno Antônio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Telles, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3594
Resumo: Este artigo tem como objetivo central identificar e analisar a filosofia que permeia os estudos curriculares das últimas décadas, buscando identificar as tendências teoréticas dos curriculistas. Para tanto, foram compulsados em torno de 30 artigos, escolhidos de forma aleatória, em sua quase totalidade publicados dos anos de 2005 a 2015, e alguns livros com datas variáveis, mas que se situam na década de 1990 em diante. Nós nos valemos do método reconstrutivo, ou seja, a partir dos textos e respectivos autores estudados buscamos seguir o perfil teorético que os embasou. O estudo permitiu identificar forte tendência filosófica das assim ditas perspectivas pós-modernas/pós-estruturalistas e uma especial presença da lógica da diferença, em face das novas identidades produzidas pelas condições do mundo vivido pelos humanos, na contemporaneidade. Mesmo posições teoréticas mais conservadoras já não deixam de abrir espaço para as características culturais regionais e locais a serem contempladas pelo currículo, nos dias atuais.
id UNOCHAPO-1_1b115b815cd1b4cee71e22a0c281c015
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3594
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendênciasÉtica. Marketing. Responsabilidade Social Empresarial.Este artigo tem como objetivo central identificar e analisar a filosofia que permeia os estudos curriculares das últimas décadas, buscando identificar as tendências teoréticas dos curriculistas. Para tanto, foram compulsados em torno de 30 artigos, escolhidos de forma aleatória, em sua quase totalidade publicados dos anos de 2005 a 2015, e alguns livros com datas variáveis, mas que se situam na década de 1990 em diante. Nós nos valemos do método reconstrutivo, ou seja, a partir dos textos e respectivos autores estudados buscamos seguir o perfil teorético que os embasou. O estudo permitiu identificar forte tendência filosófica das assim ditas perspectivas pós-modernas/pós-estruturalistas e uma especial presença da lógica da diferença, em face das novas identidades produzidas pelas condições do mundo vivido pelos humanos, na contemporaneidade. Mesmo posições teoréticas mais conservadoras já não deixam de abrir espaço para as características culturais regionais e locais a serem contempladas pelo currículo, nos dias atuais.Unochapecó2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/359410.22196/rp.v19i41.3594Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 271-286Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 271-2861984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3594/2220Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBerticelli, Ireno AntônioTelles, Ana Maria2017-09-28T03:37:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3594Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-09-28T03:37:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
title O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
spellingShingle O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
Berticelli, Ireno Antônio
Ética. Marketing. Responsabilidade Social Empresarial.
title_short O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
title_full O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
title_fullStr O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
title_full_unstemmed O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
title_sort O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências
author Berticelli, Ireno Antônio
author_facet Berticelli, Ireno Antônio
Telles, Ana Maria
author_role author
author2 Telles, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berticelli, Ireno Antônio
Telles, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ética. Marketing. Responsabilidade Social Empresarial.
topic Ética. Marketing. Responsabilidade Social Empresarial.
description Este artigo tem como objetivo central identificar e analisar a filosofia que permeia os estudos curriculares das últimas décadas, buscando identificar as tendências teoréticas dos curriculistas. Para tanto, foram compulsados em torno de 30 artigos, escolhidos de forma aleatória, em sua quase totalidade publicados dos anos de 2005 a 2015, e alguns livros com datas variáveis, mas que se situam na década de 1990 em diante. Nós nos valemos do método reconstrutivo, ou seja, a partir dos textos e respectivos autores estudados buscamos seguir o perfil teorético que os embasou. O estudo permitiu identificar forte tendência filosófica das assim ditas perspectivas pós-modernas/pós-estruturalistas e uma especial presença da lógica da diferença, em face das novas identidades produzidas pelas condições do mundo vivido pelos humanos, na contemporaneidade. Mesmo posições teoréticas mais conservadoras já não deixam de abrir espaço para as características culturais regionais e locais a serem contempladas pelo currículo, nos dias atuais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3594
10.22196/rp.v19i41.3594
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3594
identifier_str_mv 10.22196/rp.v19i41.3594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3594/2220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 271-286
Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 271-286
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993771454464