A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652 |
Resumo: | O artigo apresenta um levantamento sistemático com o objetivo de mapear pesquisas nacionais desenvolvidas em nível de pós-graduação sobre a relação entre a formação inicial docente e educação ambiental, entre os anos 2013-2017. Sob um enfoque qualitativo, realizamos pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando teses que versam sobre essa temática. Após a identificação das teses, conduzimos uma análise que foi divida em duas partes: um inventário técnico e uma análise qualitativa. Ao final dessa pesquisa, foi possível considerar que existe um grupo de pesquisadores atuantes no campo e que os trabalhos produzidos evidenciam que as práticas de formação inicial de professores para a educação ambiental ainda são conservadoras e isoladas, entretanto a reflexão sobre a prática e a compreensão de uma Educação Ambiental Crítica possibilita uma formação docente capaz de conduzir práticas baseadas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e cidadã. |
id |
UNOCHAPO-1_1cac2aca39a152e74e35bb0e74ac90b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4652 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017Agricultura familiarPolíticas públicasMovimentos sociais no campoO artigo apresenta um levantamento sistemático com o objetivo de mapear pesquisas nacionais desenvolvidas em nível de pós-graduação sobre a relação entre a formação inicial docente e educação ambiental, entre os anos 2013-2017. Sob um enfoque qualitativo, realizamos pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando teses que versam sobre essa temática. Após a identificação das teses, conduzimos uma análise que foi divida em duas partes: um inventário técnico e uma análise qualitativa. Ao final dessa pesquisa, foi possível considerar que existe um grupo de pesquisadores atuantes no campo e que os trabalhos produzidos evidenciam que as práticas de formação inicial de professores para a educação ambiental ainda são conservadoras e isoladas, entretanto a reflexão sobre a prática e a compreensão de uma Educação Ambiental Crítica possibilita uma formação docente capaz de conduzir práticas baseadas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e cidadã.Unochapecó2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/465210.22196/rp.v21i0.4652Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 228-249Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 228-2491984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652/2721Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, LuanaFortunato, Ivan2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4652Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017 |
title |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017 |
spellingShingle |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017 Monteiro, Luana Agricultura familiar Políticas públicas Movimentos sociais no campo |
title_short |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017 |
title_full |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017 |
title_fullStr |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017 |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017 |
title_sort |
A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017 |
author |
Monteiro, Luana |
author_facet |
Monteiro, Luana Fortunato, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Fortunato, Ivan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Luana Fortunato, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agricultura familiar Políticas públicas Movimentos sociais no campo |
topic |
Agricultura familiar Políticas públicas Movimentos sociais no campo |
description |
O artigo apresenta um levantamento sistemático com o objetivo de mapear pesquisas nacionais desenvolvidas em nível de pós-graduação sobre a relação entre a formação inicial docente e educação ambiental, entre os anos 2013-2017. Sob um enfoque qualitativo, realizamos pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando teses que versam sobre essa temática. Após a identificação das teses, conduzimos uma análise que foi divida em duas partes: um inventário técnico e uma análise qualitativa. Ao final dessa pesquisa, foi possível considerar que existe um grupo de pesquisadores atuantes no campo e que os trabalhos produzidos evidenciam que as práticas de formação inicial de professores para a educação ambiental ainda são conservadoras e isoladas, entretanto a reflexão sobre a prática e a compreensão de uma Educação Ambiental Crítica possibilita uma formação docente capaz de conduzir práticas baseadas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e cidadã. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652 10.22196/rp.v21i0.4652 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v21i0.4652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652/2721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 228-249 Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 228-249 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995497410560 |