A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Luana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fortunato, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652
Resumo: O artigo apresenta um levantamento sistemático com o objetivo de mapear pesquisas nacionais desenvolvidas em nível de pós-graduação sobre a relação entre a formação inicial docente e educação ambiental, entre os anos 2013-2017. Sob um enfoque qualitativo, realizamos pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando teses que versam sobre essa temática. Após a identificação das teses, conduzimos uma análise que foi divida em duas partes: um inventário técnico e uma análise qualitativa. Ao final dessa pesquisa, foi possível considerar que existe um grupo de pesquisadores atuantes no campo e que os trabalhos produzidos evidenciam que as práticas de formação inicial de professores para a educação ambiental ainda são conservadoras e isoladas, entretanto a reflexão sobre a prática e a compreensão de uma Educação Ambiental Crítica possibilita uma formação docente capaz de conduzir práticas baseadas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e cidadã.
id UNOCHAPO-1_1cac2aca39a152e74e35bb0e74ac90b5
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4652
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017Agricultura familiarPolíticas públicasMovimentos sociais no campoO artigo apresenta um levantamento sistemático com o objetivo de mapear pesquisas nacionais desenvolvidas em nível de pós-graduação sobre a relação entre a formação inicial docente e educação ambiental, entre os anos 2013-2017. Sob um enfoque qualitativo, realizamos pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando teses que versam sobre essa temática. Após a identificação das teses, conduzimos uma análise que foi divida em duas partes: um inventário técnico e uma análise qualitativa. Ao final dessa pesquisa, foi possível considerar que existe um grupo de pesquisadores atuantes no campo e que os trabalhos produzidos evidenciam que as práticas de formação inicial de professores para a educação ambiental ainda são conservadoras e isoladas, entretanto a reflexão sobre a prática e a compreensão de uma Educação Ambiental Crítica possibilita uma formação docente capaz de conduzir práticas baseadas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e cidadã.Unochapecó2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/465210.22196/rp.v21i0.4652Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 228-249Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 228-2491984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652/2721Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, LuanaFortunato, Ivan2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4652Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
title A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
spellingShingle A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
Monteiro, Luana
Agricultura familiar
Políticas públicas
Movimentos sociais no campo
title_short A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
title_full A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
title_fullStr A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
title_full_unstemmed A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
title_sort A educação ambiental e a formação inicial docente: análise das teses nacionais 2013-2017
author Monteiro, Luana
author_facet Monteiro, Luana
Fortunato, Ivan
author_role author
author2 Fortunato, Ivan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Luana
Fortunato, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Políticas públicas
Movimentos sociais no campo
topic Agricultura familiar
Políticas públicas
Movimentos sociais no campo
description O artigo apresenta um levantamento sistemático com o objetivo de mapear pesquisas nacionais desenvolvidas em nível de pós-graduação sobre a relação entre a formação inicial docente e educação ambiental, entre os anos 2013-2017. Sob um enfoque qualitativo, realizamos pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionando teses que versam sobre essa temática. Após a identificação das teses, conduzimos uma análise que foi divida em duas partes: um inventário técnico e uma análise qualitativa. Ao final dessa pesquisa, foi possível considerar que existe um grupo de pesquisadores atuantes no campo e que os trabalhos produzidos evidenciam que as práticas de formação inicial de professores para a educação ambiental ainda são conservadoras e isoladas, entretanto a reflexão sobre a prática e a compreensão de uma Educação Ambiental Crítica possibilita uma formação docente capaz de conduzir práticas baseadas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e cidadã.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652
10.22196/rp.v21i0.4652
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652
identifier_str_mv 10.22196/rp.v21i0.4652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4652/2721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 228-249
Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 228-249
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995497410560