A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriani, Cristian
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rezer, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858
Resumo: A questão do “estágio obrigatório para bolsistas Capes” no ensino superior, é fato amplamente debatido no Brasil, pois interage em coparticipação com outra temática, a da formação docente. Neste ensaio, procuramos pensar a problemática a partir de uma experiência de estágio de docência nas disciplinas de ‘Trilha Sonora’ e ‘Sound Design’ para os cursos de Audiovisual e Design, buscando refletir acercada seguinte indagação: ‘Afinal, o que é estágio?’.Aliado a tal questionamento, procuramos refletir sobre possíveis maneiras de ensinar-aprender música e Sound Design para não músicos. Recorrendo a aspectos da filosofia pragmática de Peirce, por intermédio dos conceitos de experiência, falibilismo e signos, objetivamos a reconstrução de momentos significativos em sala de aula. Por fim, entendemos que o ponto nevrálgico para a compreensão do ‘estágio obrigatório’ é entendê-lo enquanto uma experiência que se liga e interage em coparticipação com as anteriores e, que mutuamente coparticipa com as atuais, promovendo novos signos para o futuro.___________________________Resumen La cuestión de la ‘práctica obligatoria para becarios Capes’ en la enseñanza superior, es un hecho ampliamente discutido en el ámbito nacional brasileño, pues interacciona en coparticipación con otra temática, el de la formación docente. En este ensayo, buscamos pensar esta problemática a partir de una experiencia de la practica en docencia en las asignaturas de ‘Trilha Sonora’ y ‘Sound Design’, para los cursos de Audiovisual y Design, buscando reflexionar acerca de la siguiente indagación: Al fin y al cabo, lo que es la practica? Añadido a tal cuestionamiento buscamos reflexionar sobre posibles maneras de enseñar-aprender música y Sound Design para los que no son músicos. Evocando a los aspectos de la filosofía pragmática de Pierce, por intermedio de los conceptos de la experiencia, falibilismo y signos, objetivamos a reconstrucción de momentos significativos en el aula. Para finalizar, entendimos que el punto neurálgico para la comprensión de la practica obligatoria, es entenderla como una experiencia que se añade e interacciona en coparticipación con las anteriores y, que mutuamente coparticipa con las actuales, promoviendo nuevos signos para el future.Palabras-Clave: Práctica obligatória. Pierce. Experiencia. Falibilismo 
id UNOCHAPO-1_2277d1a4bee132d21748035ca2b08867
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2858
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’Microempreendedor IndividualEmpreendedorismoSustentabilidadeA questão do “estágio obrigatório para bolsistas Capes” no ensino superior, é fato amplamente debatido no Brasil, pois interage em coparticipação com outra temática, a da formação docente. Neste ensaio, procuramos pensar a problemática a partir de uma experiência de estágio de docência nas disciplinas de ‘Trilha Sonora’ e ‘Sound Design’ para os cursos de Audiovisual e Design, buscando refletir acercada seguinte indagação: ‘Afinal, o que é estágio?’.Aliado a tal questionamento, procuramos refletir sobre possíveis maneiras de ensinar-aprender música e Sound Design para não músicos. Recorrendo a aspectos da filosofia pragmática de Peirce, por intermédio dos conceitos de experiência, falibilismo e signos, objetivamos a reconstrução de momentos significativos em sala de aula. Por fim, entendemos que o ponto nevrálgico para a compreensão do ‘estágio obrigatório’ é entendê-lo enquanto uma experiência que se liga e interage em coparticipação com as anteriores e, que mutuamente coparticipa com as atuais, promovendo novos signos para o futuro.___________________________Resumen La cuestión de la ‘práctica obligatoria para becarios Capes’ en la enseñanza superior, es un hecho ampliamente discutido en el ámbito nacional brasileño, pues interacciona en coparticipación con otra temática, el de la formación docente. En este ensayo, buscamos pensar esta problemática a partir de una experiencia de la practica en docencia en las asignaturas de ‘Trilha Sonora’ y ‘Sound Design’, para los cursos de Audiovisual y Design, buscando reflexionar acerca de la siguiente indagación: Al fin y al cabo, lo que es la practica? Añadido a tal cuestionamiento buscamos reflexionar sobre posibles maneras de enseñar-aprender música y Sound Design para los que no son músicos. Evocando a los aspectos de la filosofía pragmática de Pierce, por intermedio de los conceptos de la experiencia, falibilismo y signos, objetivamos a reconstrucción de momentos significativos en el aula. Para finalizar, entendimos que el punto neurálgico para la comprensión de la practica obligatoria, es entenderla como una experiencia que se añade e interacciona en coparticipación con las anteriores y, que mutuamente coparticipa con las actuales, promoviendo nuevos signos para el future.Palabras-Clave: Práctica obligatória. Pierce. Experiencia. Falibilismo Unochapecó2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/285810.22196/rp.v16i33.2858Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 33: Jul./Dez. 2014; 349-356Revista Pedagógica; v. 16 n. 33: Jul./Dez. 2014; 349-3561984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858/1662Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCipriani, CristianRezer, Ricardo2016-11-25T16:42:12Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2858Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:12Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
title A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
spellingShingle A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
Cipriani, Cristian
Microempreendedor Individual
Empreendedorismo
Sustentabilidade
title_short A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
title_full A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
title_fullStr A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
title_full_unstemmed A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
title_sort A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
author Cipriani, Cristian
author_facet Cipriani, Cristian
Rezer, Ricardo
author_role author
author2 Rezer, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriani, Cristian
Rezer, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Microempreendedor Individual
Empreendedorismo
Sustentabilidade
topic Microempreendedor Individual
Empreendedorismo
Sustentabilidade
description A questão do “estágio obrigatório para bolsistas Capes” no ensino superior, é fato amplamente debatido no Brasil, pois interage em coparticipação com outra temática, a da formação docente. Neste ensaio, procuramos pensar a problemática a partir de uma experiência de estágio de docência nas disciplinas de ‘Trilha Sonora’ e ‘Sound Design’ para os cursos de Audiovisual e Design, buscando refletir acercada seguinte indagação: ‘Afinal, o que é estágio?’.Aliado a tal questionamento, procuramos refletir sobre possíveis maneiras de ensinar-aprender música e Sound Design para não músicos. Recorrendo a aspectos da filosofia pragmática de Peirce, por intermédio dos conceitos de experiência, falibilismo e signos, objetivamos a reconstrução de momentos significativos em sala de aula. Por fim, entendemos que o ponto nevrálgico para a compreensão do ‘estágio obrigatório’ é entendê-lo enquanto uma experiência que se liga e interage em coparticipação com as anteriores e, que mutuamente coparticipa com as atuais, promovendo novos signos para o futuro.___________________________Resumen La cuestión de la ‘práctica obligatoria para becarios Capes’ en la enseñanza superior, es un hecho ampliamente discutido en el ámbito nacional brasileño, pues interacciona en coparticipación con otra temática, el de la formación docente. En este ensayo, buscamos pensar esta problemática a partir de una experiencia de la practica en docencia en las asignaturas de ‘Trilha Sonora’ y ‘Sound Design’, para los cursos de Audiovisual y Design, buscando reflexionar acerca de la siguiente indagación: Al fin y al cabo, lo que es la practica? Añadido a tal cuestionamiento buscamos reflexionar sobre posibles maneras de enseñar-aprender música y Sound Design para los que no son músicos. Evocando a los aspectos de la filosofía pragmática de Pierce, por intermedio de los conceptos de la experiencia, falibilismo y signos, objetivamos a reconstrucción de momentos significativos en el aula. Para finalizar, entendimos que el punto neurálgico para la comprensión de la practica obligatoria, es entenderla como una experiencia que se añade e interacciona en coparticipación con las anteriores y, que mutuamente coparticipa con las actuales, promoviendo nuevos signos para el future.Palabras-Clave: Práctica obligatória. Pierce. Experiencia. Falibilismo 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858
10.22196/rp.v16i33.2858
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858
identifier_str_mv 10.22196/rp.v16i33.2858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858/1662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 33: Jul./Dez. 2014; 349-356
Revista Pedagógica; v. 16 n. 33: Jul./Dez. 2014; 349-356
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993158037504