A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858 |
Resumo: | A questão do “estágio obrigatório para bolsistas Capes” no ensino superior, é fato amplamente debatido no Brasil, pois interage em coparticipação com outra temática, a da formação docente. Neste ensaio, procuramos pensar a problemática a partir de uma experiência de estágio de docência nas disciplinas de ‘Trilha Sonora’ e ‘Sound Design’ para os cursos de Audiovisual e Design, buscando refletir acercada seguinte indagação: ‘Afinal, o que é estágio?’.Aliado a tal questionamento, procuramos refletir sobre possíveis maneiras de ensinar-aprender música e Sound Design para não músicos. Recorrendo a aspectos da filosofia pragmática de Peirce, por intermédio dos conceitos de experiência, falibilismo e signos, objetivamos a reconstrução de momentos significativos em sala de aula. Por fim, entendemos que o ponto nevrálgico para a compreensão do ‘estágio obrigatório’ é entendê-lo enquanto uma experiência que se liga e interage em coparticipação com as anteriores e, que mutuamente coparticipa com as atuais, promovendo novos signos para o futuro.___________________________Resumen La cuestión de la ‘práctica obligatoria para becarios Capes’ en la enseñanza superior, es un hecho ampliamente discutido en el ámbito nacional brasileño, pues interacciona en coparticipación con otra temática, el de la formación docente. En este ensayo, buscamos pensar esta problemática a partir de una experiencia de la practica en docencia en las asignaturas de ‘Trilha Sonora’ y ‘Sound Design’, para los cursos de Audiovisual y Design, buscando reflexionar acerca de la siguiente indagación: Al fin y al cabo, lo que es la practica? Añadido a tal cuestionamiento buscamos reflexionar sobre posibles maneras de enseñar-aprender música y Sound Design para los que no son músicos. Evocando a los aspectos de la filosofía pragmática de Pierce, por intermedio de los conceptos de la experiencia, falibilismo y signos, objetivamos a reconstrucción de momentos significativos en el aula. Para finalizar, entendimos que el punto neurálgico para la comprensión de la practica obligatoria, es entenderla como una experiencia que se añade e interacciona en coparticipación con las anteriores y, que mutuamente coparticipa con las actuales, promoviendo nuevos signos para el future.Palabras-Clave: Práctica obligatória. Pierce. Experiencia. Falibilismo |
id |
UNOCHAPO-1_2277d1a4bee132d21748035ca2b08867 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2858 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’Microempreendedor IndividualEmpreendedorismoSustentabilidadeA questão do “estágio obrigatório para bolsistas Capes” no ensino superior, é fato amplamente debatido no Brasil, pois interage em coparticipação com outra temática, a da formação docente. Neste ensaio, procuramos pensar a problemática a partir de uma experiência de estágio de docência nas disciplinas de ‘Trilha Sonora’ e ‘Sound Design’ para os cursos de Audiovisual e Design, buscando refletir acercada seguinte indagação: ‘Afinal, o que é estágio?’.Aliado a tal questionamento, procuramos refletir sobre possíveis maneiras de ensinar-aprender música e Sound Design para não músicos. Recorrendo a aspectos da filosofia pragmática de Peirce, por intermédio dos conceitos de experiência, falibilismo e signos, objetivamos a reconstrução de momentos significativos em sala de aula. Por fim, entendemos que o ponto nevrálgico para a compreensão do ‘estágio obrigatório’ é entendê-lo enquanto uma experiência que se liga e interage em coparticipação com as anteriores e, que mutuamente coparticipa com as atuais, promovendo novos signos para o futuro.___________________________Resumen La cuestión de la ‘práctica obligatoria para becarios Capes’ en la enseñanza superior, es un hecho ampliamente discutido en el ámbito nacional brasileño, pues interacciona en coparticipación con otra temática, el de la formación docente. En este ensayo, buscamos pensar esta problemática a partir de una experiencia de la practica en docencia en las asignaturas de ‘Trilha Sonora’ y ‘Sound Design’, para los cursos de Audiovisual y Design, buscando reflexionar acerca de la siguiente indagación: Al fin y al cabo, lo que es la practica? Añadido a tal cuestionamiento buscamos reflexionar sobre posibles maneras de enseñar-aprender música y Sound Design para los que no son músicos. Evocando a los aspectos de la filosofía pragmática de Pierce, por intermedio de los conceptos de la experiencia, falibilismo y signos, objetivamos a reconstrucción de momentos significativos en el aula. Para finalizar, entendimos que el punto neurálgico para la comprensión de la practica obligatoria, es entenderla como una experiencia que se añade e interacciona en coparticipación con las anteriores y, que mutuamente coparticipa con las actuales, promoviendo nuevos signos para el future.Palabras-Clave: Práctica obligatória. Pierce. Experiencia. Falibilismo Unochapecó2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/285810.22196/rp.v16i33.2858Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 33: Jul./Dez. 2014; 349-356Revista Pedagógica; v. 16 n. 33: Jul./Dez. 2014; 349-3561984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858/1662Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCipriani, CristianRezer, Ricardo2016-11-25T16:42:12Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2858Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:12Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’ |
title |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’ |
spellingShingle |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’ Cipriani, Cristian Microempreendedor Individual Empreendedorismo Sustentabilidade |
title_short |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’ |
title_full |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’ |
title_fullStr |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’ |
title_full_unstemmed |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’ |
title_sort |
A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’ |
author |
Cipriani, Cristian |
author_facet |
Cipriani, Cristian Rezer, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Rezer, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cipriani, Cristian Rezer, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Microempreendedor Individual Empreendedorismo Sustentabilidade |
topic |
Microempreendedor Individual Empreendedorismo Sustentabilidade |
description |
A questão do “estágio obrigatório para bolsistas Capes” no ensino superior, é fato amplamente debatido no Brasil, pois interage em coparticipação com outra temática, a da formação docente. Neste ensaio, procuramos pensar a problemática a partir de uma experiência de estágio de docência nas disciplinas de ‘Trilha Sonora’ e ‘Sound Design’ para os cursos de Audiovisual e Design, buscando refletir acercada seguinte indagação: ‘Afinal, o que é estágio?’.Aliado a tal questionamento, procuramos refletir sobre possíveis maneiras de ensinar-aprender música e Sound Design para não músicos. Recorrendo a aspectos da filosofia pragmática de Peirce, por intermédio dos conceitos de experiência, falibilismo e signos, objetivamos a reconstrução de momentos significativos em sala de aula. Por fim, entendemos que o ponto nevrálgico para a compreensão do ‘estágio obrigatório’ é entendê-lo enquanto uma experiência que se liga e interage em coparticipação com as anteriores e, que mutuamente coparticipa com as atuais, promovendo novos signos para o futuro.___________________________Resumen La cuestión de la ‘práctica obligatoria para becarios Capes’ en la enseñanza superior, es un hecho ampliamente discutido en el ámbito nacional brasileño, pues interacciona en coparticipación con otra temática, el de la formación docente. En este ensayo, buscamos pensar esta problemática a partir de una experiencia de la practica en docencia en las asignaturas de ‘Trilha Sonora’ y ‘Sound Design’, para los cursos de Audiovisual y Design, buscando reflexionar acerca de la siguiente indagación: Al fin y al cabo, lo que es la practica? Añadido a tal cuestionamiento buscamos reflexionar sobre posibles maneras de enseñar-aprender música y Sound Design para los que no son músicos. Evocando a los aspectos de la filosofía pragmática de Pierce, por intermedio de los conceptos de la experiencia, falibilismo y signos, objetivamos a reconstrucción de momentos significativos en el aula. Para finalizar, entendimos que el punto neurálgico para la comprensión de la practica obligatoria, es entenderla como una experiencia que se añade e interacciona en coparticipación con las anteriores y, que mutuamente coparticipa con las actuales, promoviendo nuevos signos para el future.Palabras-Clave: Práctica obligatória. Pierce. Experiencia. Falibilismo |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858 10.22196/rp.v16i33.2858 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v16i33.2858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2858/1662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 33: Jul./Dez. 2014; 349-356 Revista Pedagógica; v. 16 n. 33: Jul./Dez. 2014; 349-356 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993158037504 |