COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Mauricio Bueno
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5063
Resumo: A partir da fenomenologia de Merleau-Ponty podemos perceber que o ponto de vista da corporeidade se relaciona diretamente com o desafio da educação, o corpo não é tomado como um objeto no espaço e no tempo, ou então em movimento, definido exclusivamente como um conjunto de partes. A relação entre filosofia e arte se faz fundamental para pensar a formação humana e a educação nos termos que estamos pesquisando aqui, pois trata-se da própria fundamentação do conhecimento, a partir de uma atitude de experiência perceptiva com o mundo no qual estamos inseridos. Com isso, neste artigo demonstraremos que a arte se aproxima da filosofia e da educação, pois é impossível filosofar renegando a condição humana, posto que essa ação pretende desvelar o sentido original do ser. Portanto, ao invés de negá-la, é necessário assumi-la. Ao final, debruçados nas pesquisas de Merleau-Ponty, poderemos compreender a árdua tarefa que é defrontar o mistério da sensibilidade na esfera da educação, admitir a arte enquanto tarefa infinita e a filosofia como uma reflexão inacabada, além de identificar as ambiguidades e contradições que permeiam nossas vidas.
id UNOCHAPO-1_2fa06d90add0c9ddd91ec0674e9b6467
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5063
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTYMerleau-PontyFenomenologiaPercepçãoEducaçãoArteA partir da fenomenologia de Merleau-Ponty podemos perceber que o ponto de vista da corporeidade se relaciona diretamente com o desafio da educação, o corpo não é tomado como um objeto no espaço e no tempo, ou então em movimento, definido exclusivamente como um conjunto de partes. A relação entre filosofia e arte se faz fundamental para pensar a formação humana e a educação nos termos que estamos pesquisando aqui, pois trata-se da própria fundamentação do conhecimento, a partir de uma atitude de experiência perceptiva com o mundo no qual estamos inseridos. Com isso, neste artigo demonstraremos que a arte se aproxima da filosofia e da educação, pois é impossível filosofar renegando a condição humana, posto que essa ação pretende desvelar o sentido original do ser. Portanto, ao invés de negá-la, é necessário assumi-la. Ao final, debruçados nas pesquisas de Merleau-Ponty, poderemos compreender a árdua tarefa que é defrontar o mistério da sensibilidade na esfera da educação, admitir a arte enquanto tarefa infinita e a filosofia como uma reflexão inacabada, além de identificar as ambiguidades e contradições que permeiam nossas vidas.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/506310.22196/rp.v22i0.5063Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-171984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5063/3105Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Mauricio Bueno2020-05-28T19:12:33Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5063Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-28T19:12:33Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY
title COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY
spellingShingle COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY
da Rosa, Mauricio Bueno
Merleau-Ponty
Fenomenologia
Percepção
Educação
Arte
title_short COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY
title_full COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY
title_fullStr COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY
title_full_unstemmed COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY
title_sort COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY
author da Rosa, Mauricio Bueno
author_facet da Rosa, Mauricio Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Mauricio Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Merleau-Ponty
Fenomenologia
Percepção
Educação
Arte
topic Merleau-Ponty
Fenomenologia
Percepção
Educação
Arte
description A partir da fenomenologia de Merleau-Ponty podemos perceber que o ponto de vista da corporeidade se relaciona diretamente com o desafio da educação, o corpo não é tomado como um objeto no espaço e no tempo, ou então em movimento, definido exclusivamente como um conjunto de partes. A relação entre filosofia e arte se faz fundamental para pensar a formação humana e a educação nos termos que estamos pesquisando aqui, pois trata-se da própria fundamentação do conhecimento, a partir de uma atitude de experiência perceptiva com o mundo no qual estamos inseridos. Com isso, neste artigo demonstraremos que a arte se aproxima da filosofia e da educação, pois é impossível filosofar renegando a condição humana, posto que essa ação pretende desvelar o sentido original do ser. Portanto, ao invés de negá-la, é necessário assumi-la. Ao final, debruçados nas pesquisas de Merleau-Ponty, poderemos compreender a árdua tarefa que é defrontar o mistério da sensibilidade na esfera da educação, admitir a arte enquanto tarefa infinita e a filosofia como uma reflexão inacabada, além de identificar as ambiguidades e contradições que permeiam nossas vidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5063
10.22196/rp.v22i0.5063
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5063
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5063/3105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-17
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995564519424