Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844 |
Resumo: | O presente estudo se propõe a compreender os impactos das alterações psicoemocionais dos educadores, no desencadeamento de disfonias e seus aspectos relacionados à qualidade de vida do portador, considerando a relação existente entre saúde vocal, estado emocional e condições de trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica em diferentes bases de dados, da qual emergiram os seguintes temas: saúde vocal na docência; reflexos dos aspectos psicoemocionais nas disfonias; e, repercussão das alterações vocais na qualidade de vida dos educadores. Os resultados apontam que as alterações psicoemocionais em conjunto com a atividade docente podem repercutir sobre a saúde vocal do educador, e assim, gerar interferências no desempenho dos aspectos profissionais, sociais e pessoais desses indivíduos. Ficou evidenciada a necessidade de se conhecer a percepção dos próprios educadores em relação à sua saúde vocal, para que se possa compreender o real impacto da presença da disfonia, uma vez que a noção de qualidade de vida reflete significados, conhecimentos, experiências e valores de um senso comum variável individualmente. Assim, conhecer a repercussão da alteração vocal na qualidade de vida do educador pode contribuir para a melhoria da promoção da saúde e da intervenção, integral, para esta categoria profissional. |
id |
UNOCHAPO-1_32ffa3e13c653433aa7e47851a6449fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3844 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfoniasUniversidadeMemória InstitucionalCentro de História e MemóriaO presente estudo se propõe a compreender os impactos das alterações psicoemocionais dos educadores, no desencadeamento de disfonias e seus aspectos relacionados à qualidade de vida do portador, considerando a relação existente entre saúde vocal, estado emocional e condições de trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica em diferentes bases de dados, da qual emergiram os seguintes temas: saúde vocal na docência; reflexos dos aspectos psicoemocionais nas disfonias; e, repercussão das alterações vocais na qualidade de vida dos educadores. Os resultados apontam que as alterações psicoemocionais em conjunto com a atividade docente podem repercutir sobre a saúde vocal do educador, e assim, gerar interferências no desempenho dos aspectos profissionais, sociais e pessoais desses indivíduos. Ficou evidenciada a necessidade de se conhecer a percepção dos próprios educadores em relação à sua saúde vocal, para que se possa compreender o real impacto da presença da disfonia, uma vez que a noção de qualidade de vida reflete significados, conhecimentos, experiências e valores de um senso comum variável individualmente. Assim, conhecer a repercussão da alteração vocal na qualidade de vida do educador pode contribuir para a melhoria da promoção da saúde e da intervenção, integral, para esta categoria profissional. Unochapecó2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/384410.22196/rp.v20i43.3844Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 168-182Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 168-1821984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844/2466Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCasella, Joana Guimarães Couto eAfonso, Maria Lúcia Miranda2018-04-30T16:26:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3844Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-04-30T16:26:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias |
title |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias |
spellingShingle |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias Casella, Joana Guimarães Couto e Universidade Memória Institucional Centro de História e Memória |
title_short |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias |
title_full |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias |
title_fullStr |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias |
title_sort |
Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias |
author |
Casella, Joana Guimarães Couto e |
author_facet |
Casella, Joana Guimarães Couto e Afonso, Maria Lúcia Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Maria Lúcia Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casella, Joana Guimarães Couto e Afonso, Maria Lúcia Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Memória Institucional Centro de História e Memória |
topic |
Universidade Memória Institucional Centro de História e Memória |
description |
O presente estudo se propõe a compreender os impactos das alterações psicoemocionais dos educadores, no desencadeamento de disfonias e seus aspectos relacionados à qualidade de vida do portador, considerando a relação existente entre saúde vocal, estado emocional e condições de trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica em diferentes bases de dados, da qual emergiram os seguintes temas: saúde vocal na docência; reflexos dos aspectos psicoemocionais nas disfonias; e, repercussão das alterações vocais na qualidade de vida dos educadores. Os resultados apontam que as alterações psicoemocionais em conjunto com a atividade docente podem repercutir sobre a saúde vocal do educador, e assim, gerar interferências no desempenho dos aspectos profissionais, sociais e pessoais desses indivíduos. Ficou evidenciada a necessidade de se conhecer a percepção dos próprios educadores em relação à sua saúde vocal, para que se possa compreender o real impacto da presença da disfonia, uma vez que a noção de qualidade de vida reflete significados, conhecimentos, experiências e valores de um senso comum variável individualmente. Assim, conhecer a repercussão da alteração vocal na qualidade de vida do educador pode contribuir para a melhoria da promoção da saúde e da intervenção, integral, para esta categoria profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844 10.22196/rp.v20i43.3844 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v20i43.3844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844/2466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 168-182 Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 168-182 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994222342144 |