Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casella, Joana Guimarães Couto e
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Afonso, Maria Lúcia Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844
Resumo: O presente estudo se propõe a compreender os impactos das alterações psicoemocionais dos educadores, no desencadeamento de disfonias e seus aspectos relacionados à qualidade de vida do portador, considerando a relação existente entre saúde vocal, estado emocional e condições de trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica em diferentes bases de dados, da qual emergiram os seguintes temas: saúde vocal na docência; reflexos dos aspectos psicoemocionais nas disfonias; e, repercussão das alterações vocais na qualidade de vida dos educadores. Os resultados apontam que as alterações psicoemocionais em conjunto com a atividade docente podem repercutir sobre a saúde vocal do educador, e assim, gerar interferências no desempenho dos aspectos profissionais, sociais e pessoais desses indivíduos. Ficou evidenciada a necessidade de se conhecer a percepção dos próprios educadores em relação à sua saúde vocal, para que se possa compreender o real impacto da presença da disfonia, uma vez que a noção de qualidade de vida reflete significados, conhecimentos, experiências e valores de um senso comum variável individualmente. Assim, conhecer a repercussão da alteração vocal na qualidade de vida do educador pode contribuir para a melhoria da promoção da saúde e da intervenção, integral, para esta categoria profissional. 
id UNOCHAPO-1_32ffa3e13c653433aa7e47851a6449fd
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3844
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfoniasUniversidadeMemória InstitucionalCentro de História e MemóriaO presente estudo se propõe a compreender os impactos das alterações psicoemocionais dos educadores, no desencadeamento de disfonias e seus aspectos relacionados à qualidade de vida do portador, considerando a relação existente entre saúde vocal, estado emocional e condições de trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica em diferentes bases de dados, da qual emergiram os seguintes temas: saúde vocal na docência; reflexos dos aspectos psicoemocionais nas disfonias; e, repercussão das alterações vocais na qualidade de vida dos educadores. Os resultados apontam que as alterações psicoemocionais em conjunto com a atividade docente podem repercutir sobre a saúde vocal do educador, e assim, gerar interferências no desempenho dos aspectos profissionais, sociais e pessoais desses indivíduos. Ficou evidenciada a necessidade de se conhecer a percepção dos próprios educadores em relação à sua saúde vocal, para que se possa compreender o real impacto da presença da disfonia, uma vez que a noção de qualidade de vida reflete significados, conhecimentos, experiências e valores de um senso comum variável individualmente. Assim, conhecer a repercussão da alteração vocal na qualidade de vida do educador pode contribuir para a melhoria da promoção da saúde e da intervenção, integral, para esta categoria profissional. Unochapecó2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/384410.22196/rp.v20i43.3844Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 168-182Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 168-1821984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844/2466Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCasella, Joana Guimarães Couto eAfonso, Maria Lúcia Miranda2018-04-30T16:26:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3844Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-04-30T16:26:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
title Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
spellingShingle Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
Casella, Joana Guimarães Couto e
Universidade
Memória Institucional
Centro de História e Memória
title_short Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
title_full Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
title_fullStr Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
title_full_unstemmed Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
title_sort Qualidade de vida docente: relação entre alterações psicoemocionais e disfonias
author Casella, Joana Guimarães Couto e
author_facet Casella, Joana Guimarães Couto e
Afonso, Maria Lúcia Miranda
author_role author
author2 Afonso, Maria Lúcia Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casella, Joana Guimarães Couto e
Afonso, Maria Lúcia Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Memória Institucional
Centro de História e Memória
topic Universidade
Memória Institucional
Centro de História e Memória
description O presente estudo se propõe a compreender os impactos das alterações psicoemocionais dos educadores, no desencadeamento de disfonias e seus aspectos relacionados à qualidade de vida do portador, considerando a relação existente entre saúde vocal, estado emocional e condições de trabalho. Trata-se de uma revisão bibliográfica em diferentes bases de dados, da qual emergiram os seguintes temas: saúde vocal na docência; reflexos dos aspectos psicoemocionais nas disfonias; e, repercussão das alterações vocais na qualidade de vida dos educadores. Os resultados apontam que as alterações psicoemocionais em conjunto com a atividade docente podem repercutir sobre a saúde vocal do educador, e assim, gerar interferências no desempenho dos aspectos profissionais, sociais e pessoais desses indivíduos. Ficou evidenciada a necessidade de se conhecer a percepção dos próprios educadores em relação à sua saúde vocal, para que se possa compreender o real impacto da presença da disfonia, uma vez que a noção de qualidade de vida reflete significados, conhecimentos, experiências e valores de um senso comum variável individualmente. Assim, conhecer a repercussão da alteração vocal na qualidade de vida do educador pode contribuir para a melhoria da promoção da saúde e da intervenção, integral, para esta categoria profissional. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844
10.22196/rp.v20i43.3844
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844
identifier_str_mv 10.22196/rp.v20i43.3844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3844/2466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 168-182
Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 168-182
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994222342144