Percepções e atitudes sociais de professores de Educação Infantil de Belo Horizonte sobre disfluência normal da infância e gagueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiane Pereira da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reis, Vanessa Martins, Leite, Rita de Cássia, Celeste, Letícia Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1275
Resumo: compreender melhor quais são as percepções e atitudes sociais de professores de educação infantil de Belo Horizonte de uma UMEI sobre disfluência normal da infância e gagueira do desenvolvimento. Métodos: participaram deste estudo 11 professoras, as quais responderam um questionário desenvolvido e constituído por dez perguntas referentes à gagueira e disfluência normal da infância. Resultados: das professoras participantes no estudo 54% relataram já ter lecionado para alguma criança com gagueira; 9% das professoras acreditam que a disfluência normal da infância pode ocorrer por um período de um a seis meses; a maioria (72,72%) das professoras descreveu como causa da gagueira os problemas emocionais. Em relação à atitude a ser tomada com uma criança que esteja gaguejando grande parte das professoras levariam o problema para a direção da escola. Conclusão: por meio desta pesquisa verificouse que as professoras entrevistadas possuem percepções sobre a gagueira e a disfluência normal da infância ora baseadas no senso comum, ora baseadas no conhecimento científico. Percebeu-se ainda que as professoras sabem a importância de se encaminhar as crianças com gagueira para o fonoaudiólogo. 
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