O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-23 |
Resumo: | O texto aborda resultados de pesquisa realizada pelo programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Analisa as contribuições da Oficina de Orientação Profissional desenvolvida junto aos concludentes do Ensino fundamental que frequentam o curso preparatório denominado de Pré-Ifes na cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Os aportes teóricos que fundamentam essa investigação estão atrelados aos campos de conhecimento Trabalho, Educação e Psicologia Social. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa intervenção. Para produção dos dados, foram utilizadas as técnicas de questionários aos estudantes do 9° ano e entrevistas com o Grupo Gestor do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, além do uso de diário de campo durante todo o processo investigativo. Após a produção, implementação e validação da intervenção pedagógica, depreendemos que a Oficina de Orientação Profissional qualificou as atividades do projeto de extensão Ifes Portas Abertas, ofertado pelo campus cachoeirense, bem como subsidiou as escolhas estudantis no sentido de contribuir para o ingresso, permanência e êxito escolar dos estudantes junto ao curso técnico pleiteado. |
id |
UNOCHAPO-1_3d4581c685eb364a2be4280449822d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6206 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADOEducação Profissional. Adolescência. Trabalho. Orientação Profissional.O texto aborda resultados de pesquisa realizada pelo programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Analisa as contribuições da Oficina de Orientação Profissional desenvolvida junto aos concludentes do Ensino fundamental que frequentam o curso preparatório denominado de Pré-Ifes na cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Os aportes teóricos que fundamentam essa investigação estão atrelados aos campos de conhecimento Trabalho, Educação e Psicologia Social. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa intervenção. Para produção dos dados, foram utilizadas as técnicas de questionários aos estudantes do 9° ano e entrevistas com o Grupo Gestor do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, além do uso de diário de campo durante todo o processo investigativo. Após a produção, implementação e validação da intervenção pedagógica, depreendemos que a Oficina de Orientação Profissional qualificou as atividades do projeto de extensão Ifes Portas Abertas, ofertado pelo campus cachoeirense, bem como subsidiou as escolhas estudantis no sentido de contribuir para o ingresso, permanência e êxito escolar dos estudantes junto ao curso técnico pleiteado. Unochapecó2021-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-2310.22196/rp.v22i0.6206Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021)Revista Pedagógica; v. 23 (2021)1984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-23/3407Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães Costa, RafaelOmar Caliari, Rogériode Resende Ferreira, Maria José2021-04-08T00:21:32Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6206Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-04-08T00:21:32Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO |
title |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO |
spellingShingle |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO Magalhães Costa, Rafael Educação Profissional. Adolescência. Trabalho. Orientação Profissional. |
title_short |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO |
title_full |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO |
title_fullStr |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO |
title_sort |
O TRABALHO COMO CAMINHO AO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO |
author |
Magalhães Costa, Rafael |
author_facet |
Magalhães Costa, Rafael Omar Caliari, Rogério de Resende Ferreira, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Omar Caliari, Rogério de Resende Ferreira, Maria José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães Costa, Rafael Omar Caliari, Rogério de Resende Ferreira, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional. Adolescência. Trabalho. Orientação Profissional. |
topic |
Educação Profissional. Adolescência. Trabalho. Orientação Profissional. |
description |
O texto aborda resultados de pesquisa realizada pelo programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Analisa as contribuições da Oficina de Orientação Profissional desenvolvida junto aos concludentes do Ensino fundamental que frequentam o curso preparatório denominado de Pré-Ifes na cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Os aportes teóricos que fundamentam essa investigação estão atrelados aos campos de conhecimento Trabalho, Educação e Psicologia Social. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa intervenção. Para produção dos dados, foram utilizadas as técnicas de questionários aos estudantes do 9° ano e entrevistas com o Grupo Gestor do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, além do uso de diário de campo durante todo o processo investigativo. Após a produção, implementação e validação da intervenção pedagógica, depreendemos que a Oficina de Orientação Profissional qualificou as atividades do projeto de extensão Ifes Portas Abertas, ofertado pelo campus cachoeirense, bem como subsidiou as escolhas estudantis no sentido de contribuir para o ingresso, permanência e êxito escolar dos estudantes junto ao curso técnico pleiteado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-23 10.22196/rp.v22i0.6206 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-23 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-23/3407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021) Revista Pedagógica; v. 23 (2021) 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996108730368 |