Embates entre integração e competências no ensino médio e seus desdobramentos na reforma atual
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4050 |
Resumo: | RESUMOEste trabalho tem como objetivo analisar os embates entre integração e competências na política curricular brasileira para o ensino médio como parte da disputa hegemônica entre projetos educacionais distintos que não apenas se antagonizaram no cenário brasileiro nos últimos vinte anos, mas também operaram articulações que favoreceram a fixação de sentidos híbridos e ambíguos de integração nos textos curriculares oficiais. Defendemos que a hegemonização de determinados sentidos de integração se estabeleceu por meio de uma prática articulatória construída por relações de diferenças e equivalências, apresentando como resultado a produção de hegemonias contingentes, precárias e provisórias. Argumentamos que as articulações discursivas pela fixação de sentidos de integração e de competências atravessam a produção da política do nível médio, desde os anos de 1990, continuando a apresentar seus reflexos na reforma dos dias atuais. Palavras-chave: Integração. Competências. Política curricular. Ensino Médio. |
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Embates entre integração e competências no ensino médio e seus desdobramentos na reforma atualTrabalho Docente. Intensificação do Trabalho. Precarização. Trabalho e Educação. RESUMOEste trabalho tem como objetivo analisar os embates entre integração e competências na política curricular brasileira para o ensino médio como parte da disputa hegemônica entre projetos educacionais distintos que não apenas se antagonizaram no cenário brasileiro nos últimos vinte anos, mas também operaram articulações que favoreceram a fixação de sentidos híbridos e ambíguos de integração nos textos curriculares oficiais. Defendemos que a hegemonização de determinados sentidos de integração se estabeleceu por meio de uma prática articulatória construída por relações de diferenças e equivalências, apresentando como resultado a produção de hegemonias contingentes, precárias e provisórias. Argumentamos que as articulações discursivas pela fixação de sentidos de integração e de competências atravessam a produção da política do nível médio, desde os anos de 1990, continuando a apresentar seus reflexos na reforma dos dias atuais. Palavras-chave: Integração. Competências. Política curricular. Ensino Médio. Unochapecó2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/405010.22196/rp.v20i43.4050Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 119-142Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 119-1421984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4050/2464Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Maria Gorete RodriguesRocha, Genylton Odilon Rego da2018-04-30T16:26:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4050Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-04-30T16:26:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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