Embates entre integração e competências no ensino médio e seus desdobramentos na reforma atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria Gorete Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Genylton Odilon Rego da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4050
Resumo:  RESUMOEste trabalho tem como objetivo analisar os embates entre integração e competências na política curricular brasileira para o ensino médio como parte da disputa hegemônica entre projetos educacionais distintos que não apenas se antagonizaram no cenário brasileiro nos últimos vinte anos, mas também operaram articulações que favoreceram a fixação de sentidos híbridos e ambíguos de integração nos textos curriculares oficiais. Defendemos que a hegemonização de determinados sentidos de integração se estabeleceu por meio de uma prática articulatória construída por relações de diferenças e equivalências, apresentando como resultado a produção de hegemonias contingentes, precárias e provisórias. Argumentamos que as articulações discursivas pela fixação de sentidos de integração e de competências atravessam a produção da política do nível médio, desde os anos de 1990, continuando a apresentar seus reflexos na reforma dos dias atuais. Palavras-chave: Integração. Competências. Política curricular. Ensino Médio.  
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