Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871 |
Resumo: | A desmotivação dos alunos é frequentemente tida pelos professores de Biologia como causa do insucesso escolar. Para superar tal dificuldade, um projeto de pesquisa foi realizado, liderado pelos estudantes de uma escola pública de ensino médio no município de Vitória-ES. Em atividade investigativa acerca das principais dificuldades na aprendizagem de biologia, os conceitos de Botânica mostraram-se prioritários. Modelos didáticos para aulas de botânica foram elaborados pelos alunos de forma coletiva e colaborativa, e utilizados em aulas mais tarde, com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes. Uma avaliação dos modelos foi realizada pelos professores de biologia e pelos alunos. A utilização dos modelos didáticos e a liderança dos alunos autores do projeto, mostram-se importantes estratégias motivadora, tendo tornado as aulas mais participativas, as relações mais horizontais entre alunos e professores e, assim, facilitou a aprendizagem de conceitos relacionados à botânica entre muitas outras habilidades. |
id |
UNOCHAPO-1_41cb7144d57471c7530d3c8a52092a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3871 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânicaditadura militarluta armada e eventos traumáticosA desmotivação dos alunos é frequentemente tida pelos professores de Biologia como causa do insucesso escolar. Para superar tal dificuldade, um projeto de pesquisa foi realizado, liderado pelos estudantes de uma escola pública de ensino médio no município de Vitória-ES. Em atividade investigativa acerca das principais dificuldades na aprendizagem de biologia, os conceitos de Botânica mostraram-se prioritários. Modelos didáticos para aulas de botânica foram elaborados pelos alunos de forma coletiva e colaborativa, e utilizados em aulas mais tarde, com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes. Uma avaliação dos modelos foi realizada pelos professores de biologia e pelos alunos. A utilização dos modelos didáticos e a liderança dos alunos autores do projeto, mostram-se importantes estratégias motivadora, tendo tornado as aulas mais participativas, as relações mais horizontais entre alunos e professores e, assim, facilitou a aprendizagem de conceitos relacionados à botânica entre muitas outras habilidades.Unochapecó2018-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/387110.22196/rp.v20i44.3871Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 44: Maio./Ago. 2018; 172-196Revista Pedagógica; v. 20 n. 44: Maio./Ago. 2018; 172-1961984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871/2520Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorte, Viviana BorgesSaraiva, Fernanda GuimarãesPerin, Idalina Tereza de Almeida Leite2018-09-10T07:03:12Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3871Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-09-10T07:03:12Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica |
title |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica |
spellingShingle |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica Corte, Viviana Borges ditadura militar luta armada e eventos traumáticos |
title_short |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica |
title_full |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica |
title_fullStr |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica |
title_full_unstemmed |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica |
title_sort |
Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica |
author |
Corte, Viviana Borges |
author_facet |
Corte, Viviana Borges Saraiva, Fernanda Guimarães Perin, Idalina Tereza de Almeida Leite |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Fernanda Guimarães Perin, Idalina Tereza de Almeida Leite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corte, Viviana Borges Saraiva, Fernanda Guimarães Perin, Idalina Tereza de Almeida Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ditadura militar luta armada e eventos traumáticos |
topic |
ditadura militar luta armada e eventos traumáticos |
description |
A desmotivação dos alunos é frequentemente tida pelos professores de Biologia como causa do insucesso escolar. Para superar tal dificuldade, um projeto de pesquisa foi realizado, liderado pelos estudantes de uma escola pública de ensino médio no município de Vitória-ES. Em atividade investigativa acerca das principais dificuldades na aprendizagem de biologia, os conceitos de Botânica mostraram-se prioritários. Modelos didáticos para aulas de botânica foram elaborados pelos alunos de forma coletiva e colaborativa, e utilizados em aulas mais tarde, com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes. Uma avaliação dos modelos foi realizada pelos professores de biologia e pelos alunos. A utilização dos modelos didáticos e a liderança dos alunos autores do projeto, mostram-se importantes estratégias motivadora, tendo tornado as aulas mais participativas, as relações mais horizontais entre alunos e professores e, assim, facilitou a aprendizagem de conceitos relacionados à botânica entre muitas outras habilidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871 10.22196/rp.v20i44.3871 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v20i44.3871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871/2520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 44: Maio./Ago. 2018; 172-196 Revista Pedagógica; v. 20 n. 44: Maio./Ago. 2018; 172-196 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994227585024 |