Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corte, Viviana Borges
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Saraiva, Fernanda Guimarães, Perin, Idalina Tereza de Almeida Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871
Resumo: A desmotivação dos alunos é frequentemente tida pelos professores de Biologia como causa do insucesso escolar. Para superar tal dificuldade, um projeto de pesquisa foi realizado, liderado pelos estudantes de uma escola pública de ensino médio no município de Vitória-ES. Em atividade investigativa acerca das principais dificuldades na aprendizagem de biologia, os conceitos de Botânica mostraram-se prioritários. Modelos didáticos para aulas de botânica foram elaborados pelos alunos de forma coletiva e colaborativa, e utilizados em aulas mais tarde, com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes. Uma avaliação dos modelos foi realizada pelos professores de biologia e pelos alunos. A utilização dos modelos didáticos e a liderança dos alunos autores do projeto, mostram-se importantes estratégias motivadora, tendo tornado as aulas mais participativas, as relações mais horizontais entre alunos e professores e, assim, facilitou a aprendizagem de conceitos relacionados à botânica entre muitas outras habilidades.
id UNOCHAPO-1_41cb7144d57471c7530d3c8a52092a8c
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3871
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânicaditadura militarluta armada e eventos traumáticosA desmotivação dos alunos é frequentemente tida pelos professores de Biologia como causa do insucesso escolar. Para superar tal dificuldade, um projeto de pesquisa foi realizado, liderado pelos estudantes de uma escola pública de ensino médio no município de Vitória-ES. Em atividade investigativa acerca das principais dificuldades na aprendizagem de biologia, os conceitos de Botânica mostraram-se prioritários. Modelos didáticos para aulas de botânica foram elaborados pelos alunos de forma coletiva e colaborativa, e utilizados em aulas mais tarde, com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes. Uma avaliação dos modelos foi realizada pelos professores de biologia e pelos alunos. A utilização dos modelos didáticos e a liderança dos alunos autores do projeto, mostram-se importantes estratégias motivadora, tendo tornado as aulas mais participativas, as relações mais horizontais entre alunos e professores e, assim, facilitou a aprendizagem de conceitos relacionados à botânica entre muitas outras habilidades.Unochapecó2018-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/387110.22196/rp.v20i44.3871Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 44: Maio./Ago. 2018; 172-196Revista Pedagógica; v. 20 n. 44: Maio./Ago. 2018; 172-1961984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871/2520Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorte, Viviana BorgesSaraiva, Fernanda GuimarãesPerin, Idalina Tereza de Almeida Leite2018-09-10T07:03:12Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3871Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-09-10T07:03:12Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
title Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
spellingShingle Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
Corte, Viviana Borges
ditadura militar
luta armada e eventos traumáticos
title_short Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
title_full Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
title_fullStr Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
title_full_unstemmed Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
title_sort Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica
author Corte, Viviana Borges
author_facet Corte, Viviana Borges
Saraiva, Fernanda Guimarães
Perin, Idalina Tereza de Almeida Leite
author_role author
author2 Saraiva, Fernanda Guimarães
Perin, Idalina Tereza de Almeida Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corte, Viviana Borges
Saraiva, Fernanda Guimarães
Perin, Idalina Tereza de Almeida Leite
dc.subject.por.fl_str_mv ditadura militar
luta armada e eventos traumáticos
topic ditadura militar
luta armada e eventos traumáticos
description A desmotivação dos alunos é frequentemente tida pelos professores de Biologia como causa do insucesso escolar. Para superar tal dificuldade, um projeto de pesquisa foi realizado, liderado pelos estudantes de uma escola pública de ensino médio no município de Vitória-ES. Em atividade investigativa acerca das principais dificuldades na aprendizagem de biologia, os conceitos de Botânica mostraram-se prioritários. Modelos didáticos para aulas de botânica foram elaborados pelos alunos de forma coletiva e colaborativa, e utilizados em aulas mais tarde, com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes. Uma avaliação dos modelos foi realizada pelos professores de biologia e pelos alunos. A utilização dos modelos didáticos e a liderança dos alunos autores do projeto, mostram-se importantes estratégias motivadora, tendo tornado as aulas mais participativas, as relações mais horizontais entre alunos e professores e, assim, facilitou a aprendizagem de conceitos relacionados à botânica entre muitas outras habilidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871
10.22196/rp.v20i44.3871
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871
identifier_str_mv 10.22196/rp.v20i44.3871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3871/2520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 44: Maio./Ago. 2018; 172-196
Revista Pedagógica; v. 20 n. 44: Maio./Ago. 2018; 172-196
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994227585024