Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Johann, Maria Regina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1465
Resumo: Este texto se ocupa do tema da arte contemporânea e sua justificação no ensino das Artes Visuais. Indica conteúdos e propõe questões que poderemos apresentar aos alunos para enfrentar essa abordagem problematizando aspectos acerca da arte contemporânea, tais como: o sistema da arte, o lugar do artista, do mercado e do público, explicitando características artísticas presentes na criação contemporânea, entre elas a mestiçagem, o hibridismo, a apropriação e a recontextualização. Diante disso, justificaremos a presença dessa abordagem na educação por acreditar que conhecer arte contemporânea de modo contextualizado e tensionado em relação à arte da tradição empodera o aluno à compreensão crítica dessa manifestação artística, contribuindo, também, para o entendimento do seu lugar no mundo humano. Para a abordagem desse tema trataremosde quatro âmbitos que envolvem o domínio de uma matéria a ser ensinada: o que é isso (a matéria a ser ensinada)? Como se pode entender isso? Por que isso consta do currículo? O que modifica uma vida sabendo disso? Esses mbitos serão tratados a partir do conceito de Arte Contemporânea e alguns de seus conteúdos com foco no Ensino Médio.  
id UNOCHAPO-1_43f946e6da2fae86b2402203e08ac290
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1465
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporâneaFormação de Professores. Abordagem ConstrucionistaContextualizada e Significativa. Escola Inclusiva.Este texto se ocupa do tema da arte contemporânea e sua justificação no ensino das Artes Visuais. Indica conteúdos e propõe questões que poderemos apresentar aos alunos para enfrentar essa abordagem problematizando aspectos acerca da arte contemporânea, tais como: o sistema da arte, o lugar do artista, do mercado e do público, explicitando características artísticas presentes na criação contemporânea, entre elas a mestiçagem, o hibridismo, a apropriação e a recontextualização. Diante disso, justificaremos a presença dessa abordagem na educação por acreditar que conhecer arte contemporânea de modo contextualizado e tensionado em relação à arte da tradição empodera o aluno à compreensão crítica dessa manifestação artística, contribuindo, também, para o entendimento do seu lugar no mundo humano. Para a abordagem desse tema trataremosde quatro âmbitos que envolvem o domínio de uma matéria a ser ensinada: o que é isso (a matéria a ser ensinada)? Como se pode entender isso? Por que isso consta do currículo? O que modifica uma vida sabendo disso? Esses mbitos serão tratados a partir do conceito de Arte Contemporânea e alguns de seus conteúdos com foco no Ensino Médio.  Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/146510.22196/rp.v14i29.1465Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 583-604Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 583-6041984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1465/827Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJohann, Maria Regina2016-11-25T16:39:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1465Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
title Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
spellingShingle Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
Johann, Maria Regina
Formação de Professores. Abordagem Construcionista
Contextualizada e Significativa. Escola Inclusiva.
title_short Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
title_full Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
title_fullStr Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
title_full_unstemmed Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
title_sort Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
author Johann, Maria Regina
author_facet Johann, Maria Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Johann, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Abordagem Construcionista
Contextualizada e Significativa. Escola Inclusiva.
topic Formação de Professores. Abordagem Construcionista
Contextualizada e Significativa. Escola Inclusiva.
description Este texto se ocupa do tema da arte contemporânea e sua justificação no ensino das Artes Visuais. Indica conteúdos e propõe questões que poderemos apresentar aos alunos para enfrentar essa abordagem problematizando aspectos acerca da arte contemporânea, tais como: o sistema da arte, o lugar do artista, do mercado e do público, explicitando características artísticas presentes na criação contemporânea, entre elas a mestiçagem, o hibridismo, a apropriação e a recontextualização. Diante disso, justificaremos a presença dessa abordagem na educação por acreditar que conhecer arte contemporânea de modo contextualizado e tensionado em relação à arte da tradição empodera o aluno à compreensão crítica dessa manifestação artística, contribuindo, também, para o entendimento do seu lugar no mundo humano. Para a abordagem desse tema trataremosde quatro âmbitos que envolvem o domínio de uma matéria a ser ensinada: o que é isso (a matéria a ser ensinada)? Como se pode entender isso? Por que isso consta do currículo? O que modifica uma vida sabendo disso? Esses mbitos serão tratados a partir do conceito de Arte Contemporânea e alguns de seus conteúdos com foco no Ensino Médio.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1465
10.22196/rp.v14i29.1465
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1465
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i29.1465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1465/827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 583-604
Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 583-604
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992612777984