Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244 |
Resumo: | A amplitude do tema em questão - Razão e emancipação sob a luz da Teoria Crítica: reflexões sobre a contínua formação de educador - exige dimitação e rigor. As diversas publicações existentes a respeito da Teoria, assim como as diferentes pesquisas e publicações que tratam da formação do educador. Por um lado, oferecem-nos um precioso material de análise, por outro, uma grande possibilidade de cometer-se equívocos. No entanto, muitas são as razões para se trazer à baila um assunto como este. Entre tantas, porém, o papel do educador em um contexto de mudança paradigmática intriga muitos profissionais da educação. Repensar esse papel, guiado e assessorado pela teoria crítica, parece ser uma interessante possibilidade de observar as tendências e buscar as perspectivas. A pretensão de escrever sobre essa temática, juntando as idéias - teoria crítica e formação do educador - é audaciosa, porém, não irresponsável. É o resultado das leituras e discussões que estão acontecendo nesse momento durante as aulas do mestrado em educação, assim como de um estudo realizado com professores do ensino público. Nesse sentido, os possíveis e prováveis equívocos poderão ser a tempo corrigidos. |
id |
UNOCHAPO-1_4effa0734a1694b2b2e8d612d3965b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4244 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educadorSemiótica francesaLiteratura de fronteiraIdentidadeAmérica Latina.A amplitude do tema em questão - Razão e emancipação sob a luz da Teoria Crítica: reflexões sobre a contínua formação de educador - exige dimitação e rigor. As diversas publicações existentes a respeito da Teoria, assim como as diferentes pesquisas e publicações que tratam da formação do educador. Por um lado, oferecem-nos um precioso material de análise, por outro, uma grande possibilidade de cometer-se equívocos. No entanto, muitas são as razões para se trazer à baila um assunto como este. Entre tantas, porém, o papel do educador em um contexto de mudança paradigmática intriga muitos profissionais da educação. Repensar esse papel, guiado e assessorado pela teoria crítica, parece ser uma interessante possibilidade de observar as tendências e buscar as perspectivas. A pretensão de escrever sobre essa temática, juntando as idéias - teoria crítica e formação do educador - é audaciosa, porém, não irresponsável. É o resultado das leituras e discussões que estão acontecendo nesse momento durante as aulas do mestrado em educação, assim como de um estudo realizado com professores do ensino público. Nesse sentido, os possíveis e prováveis equívocos poderão ser a tempo corrigidos.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424410.22196/rp.v9i19.4244Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 31-58Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 31-581984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244/2423Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Claudecir dos2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4244Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador |
title |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador |
spellingShingle |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador Santos, Claudecir dos Semiótica francesa Literatura de fronteira Identidade América Latina. |
title_short |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador |
title_full |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador |
title_fullStr |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador |
title_full_unstemmed |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador |
title_sort |
Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador |
author |
Santos, Claudecir dos |
author_facet |
Santos, Claudecir dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Claudecir dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica francesa Literatura de fronteira Identidade América Latina. |
topic |
Semiótica francesa Literatura de fronteira Identidade América Latina. |
description |
A amplitude do tema em questão - Razão e emancipação sob a luz da Teoria Crítica: reflexões sobre a contínua formação de educador - exige dimitação e rigor. As diversas publicações existentes a respeito da Teoria, assim como as diferentes pesquisas e publicações que tratam da formação do educador. Por um lado, oferecem-nos um precioso material de análise, por outro, uma grande possibilidade de cometer-se equívocos. No entanto, muitas são as razões para se trazer à baila um assunto como este. Entre tantas, porém, o papel do educador em um contexto de mudança paradigmática intriga muitos profissionais da educação. Repensar esse papel, guiado e assessorado pela teoria crítica, parece ser uma interessante possibilidade de observar as tendências e buscar as perspectivas. A pretensão de escrever sobre essa temática, juntando as idéias - teoria crítica e formação do educador - é audaciosa, porém, não irresponsável. É o resultado das leituras e discussões que estão acontecendo nesse momento durante as aulas do mestrado em educação, assim como de um estudo realizado com professores do ensino público. Nesse sentido, os possíveis e prováveis equívocos poderão ser a tempo corrigidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244 10.22196/rp.v9i19.4244 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v9i19.4244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244/2423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 31-58 Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 31-58 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994844147712 |