Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Claudecir dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244
Resumo: A amplitude do tema em questão - Razão e emancipação sob a luz da Teoria Crítica: reflexões sobre a contínua formação de educador - exige dimitação e rigor. As diversas publicações existentes a respeito da Teoria, assim como as diferentes pesquisas e publicações que tratam da formação do educador. Por um lado, oferecem-nos um precioso material de análise, por outro, uma grande possibilidade de cometer-se equívocos. No entanto, muitas são as razões para se trazer à baila um assunto como este. Entre tantas, porém, o papel do educador em um contexto de mudança paradigmática intriga muitos profissionais da educação. Repensar esse papel, guiado e assessorado pela teoria crítica, parece ser uma interessante possibilidade de observar as tendências e buscar as perspectivas. A pretensão de escrever sobre essa temática, juntando as idéias - teoria crítica e formação do educador - é audaciosa, porém, não irresponsável. É o resultado das leituras e discussões que estão acontecendo nesse momento durante as aulas do mestrado em educação, assim como de um estudo realizado com professores do ensino público. Nesse sentido, os possíveis e prováveis equívocos poderão ser a tempo corrigidos.
id UNOCHAPO-1_4effa0734a1694b2b2e8d612d3965b65
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4244
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educadorSemiótica francesaLiteratura de fronteiraIdentidadeAmérica Latina.A amplitude do tema em questão - Razão e emancipação sob a luz da Teoria Crítica: reflexões sobre a contínua formação de educador - exige dimitação e rigor. As diversas publicações existentes a respeito da Teoria, assim como as diferentes pesquisas e publicações que tratam da formação do educador. Por um lado, oferecem-nos um precioso material de análise, por outro, uma grande possibilidade de cometer-se equívocos. No entanto, muitas são as razões para se trazer à baila um assunto como este. Entre tantas, porém, o papel do educador em um contexto de mudança paradigmática intriga muitos profissionais da educação. Repensar esse papel, guiado e assessorado pela teoria crítica, parece ser uma interessante possibilidade de observar as tendências e buscar as perspectivas. A pretensão de escrever sobre essa temática, juntando as idéias - teoria crítica e formação do educador - é audaciosa, porém, não irresponsável. É o resultado das leituras e discussões que estão acontecendo nesse momento durante as aulas do mestrado em educação, assim como de um estudo realizado com professores do ensino público. Nesse sentido, os possíveis e prováveis equívocos poderão ser a tempo corrigidos.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424410.22196/rp.v9i19.4244Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 31-58Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 31-581984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244/2423Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Claudecir dos2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4244Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
title Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
spellingShingle Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
Santos, Claudecir dos
Semiótica francesa
Literatura de fronteira
Identidade
América Latina.
title_short Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
title_full Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
title_fullStr Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
title_full_unstemmed Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
title_sort Razão e emancipação sob a luz da teoria crítica: reflexões sobre a contínua formação do educador
author Santos, Claudecir dos
author_facet Santos, Claudecir dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Claudecir dos
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica francesa
Literatura de fronteira
Identidade
América Latina.
topic Semiótica francesa
Literatura de fronteira
Identidade
América Latina.
description A amplitude do tema em questão - Razão e emancipação sob a luz da Teoria Crítica: reflexões sobre a contínua formação de educador - exige dimitação e rigor. As diversas publicações existentes a respeito da Teoria, assim como as diferentes pesquisas e publicações que tratam da formação do educador. Por um lado, oferecem-nos um precioso material de análise, por outro, uma grande possibilidade de cometer-se equívocos. No entanto, muitas são as razões para se trazer à baila um assunto como este. Entre tantas, porém, o papel do educador em um contexto de mudança paradigmática intriga muitos profissionais da educação. Repensar esse papel, guiado e assessorado pela teoria crítica, parece ser uma interessante possibilidade de observar as tendências e buscar as perspectivas. A pretensão de escrever sobre essa temática, juntando as idéias - teoria crítica e formação do educador - é audaciosa, porém, não irresponsável. É o resultado das leituras e discussões que estão acontecendo nesse momento durante as aulas do mestrado em educação, assim como de um estudo realizado com professores do ensino público. Nesse sentido, os possíveis e prováveis equívocos poderão ser a tempo corrigidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244
10.22196/rp.v9i19.4244
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244
identifier_str_mv 10.22196/rp.v9i19.4244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4244/2423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 31-58
Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 31-58
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994844147712