INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaia Correa, Raimundo Nonato
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-27
Resumo: O artigo objetiva analisar as mediações por meio das quais as políticas públicas educacionais são transformadas em mecanismos de reprodução da lógica do clientelismo eleitoral, que alimenta uma forma patrimonialista de gestão, tomando como caso empírico a Rede Pública Municipal de Educação (RPME) de Cametá, no nordeste paraense. Fizemos uso da pesquisa bibliográfica, consultando a literatura especializada, e particularmente as produções que abordam as contradições na historicidade do município de Cametá e seus desdobramentos na gestão da educação pública local. Também lançamos mão da análise documental para o estudo da legislação educacional nacional e municipal. Os dados foram analisados pelo viés da análise de conteúdo, à luz do referencial teórico-metodológico marxista. Concluímos que, no âmbito da cultura política local, existe uma forma patrimonialista de gestão da coisa pública, nutrida pela utilização clientelista de políticas públicas educacionais, como a lotação de servidores, escolha e provimento de diretores escolares e a contratação de professores temporários. Essas práticas operam a submissão dos interesses públicos aos privados, criando as condições necessárias para o desvio da função social da educação municipal do atendimento das demandas sociais para a reprodução de práticas antidemocráticas e uma estrutura econômico-social e educacional desigual.
id UNOCHAPO-1_50f3896b13d81fac339d5429d582cdb6
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7259
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONALRelações público-privadas na educação.Clientelismo.Patrimonialismo.Gestão educacional.Rede Pública Municipal de Educação de Cametá.O artigo objetiva analisar as mediações por meio das quais as políticas públicas educacionais são transformadas em mecanismos de reprodução da lógica do clientelismo eleitoral, que alimenta uma forma patrimonialista de gestão, tomando como caso empírico a Rede Pública Municipal de Educação (RPME) de Cametá, no nordeste paraense. Fizemos uso da pesquisa bibliográfica, consultando a literatura especializada, e particularmente as produções que abordam as contradições na historicidade do município de Cametá e seus desdobramentos na gestão da educação pública local. Também lançamos mão da análise documental para o estudo da legislação educacional nacional e municipal. Os dados foram analisados pelo viés da análise de conteúdo, à luz do referencial teórico-metodológico marxista. Concluímos que, no âmbito da cultura política local, existe uma forma patrimonialista de gestão da coisa pública, nutrida pela utilização clientelista de políticas públicas educacionais, como a lotação de servidores, escolha e provimento de diretores escolares e a contratação de professores temporários. Essas práticas operam a submissão dos interesses públicos aos privados, criando as condições necessárias para o desvio da função social da educação municipal do atendimento das demandas sociais para a reprodução de práticas antidemocráticas e uma estrutura econômico-social e educacional desigual.Unochapecó2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-2710.22196/rp.v24i1.7259Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.1984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-27/3801Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGaia Correa, Raimundo NonatoAndrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fatima2023-01-17T16:32:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7259Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T16:32:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
title INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
spellingShingle INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
Gaia Correa, Raimundo Nonato
Relações público-privadas na educação.
Clientelismo.
Patrimonialismo.
Gestão educacional.
Rede Pública Municipal de Educação de Cametá.
title_short INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
title_full INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
title_fullStr INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
title_sort INTERFACES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL LOCAL E OS DESAFIOS POSTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
author Gaia Correa, Raimundo Nonato
author_facet Gaia Correa, Raimundo Nonato
Andrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fatima
author_role author
author2 Andrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fatima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaia Correa, Raimundo Nonato
Andrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Relações público-privadas na educação.
Clientelismo.
Patrimonialismo.
Gestão educacional.
Rede Pública Municipal de Educação de Cametá.
topic Relações público-privadas na educação.
Clientelismo.
Patrimonialismo.
Gestão educacional.
Rede Pública Municipal de Educação de Cametá.
description O artigo objetiva analisar as mediações por meio das quais as políticas públicas educacionais são transformadas em mecanismos de reprodução da lógica do clientelismo eleitoral, que alimenta uma forma patrimonialista de gestão, tomando como caso empírico a Rede Pública Municipal de Educação (RPME) de Cametá, no nordeste paraense. Fizemos uso da pesquisa bibliográfica, consultando a literatura especializada, e particularmente as produções que abordam as contradições na historicidade do município de Cametá e seus desdobramentos na gestão da educação pública local. Também lançamos mão da análise documental para o estudo da legislação educacional nacional e municipal. Os dados foram analisados pelo viés da análise de conteúdo, à luz do referencial teórico-metodológico marxista. Concluímos que, no âmbito da cultura política local, existe uma forma patrimonialista de gestão da coisa pública, nutrida pela utilização clientelista de políticas públicas educacionais, como a lotação de servidores, escolha e provimento de diretores escolares e a contratação de professores temporários. Essas práticas operam a submissão dos interesses públicos aos privados, criando as condições necessárias para o desvio da função social da educação municipal do atendimento das demandas sociais para a reprodução de práticas antidemocráticas e uma estrutura econômico-social e educacional desigual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-27
10.22196/rp.v24i1.7259
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-27
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.7259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1-27/3801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991579930624