USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6179 |
Resumo: | A Educação do Campo propõe, entre os seus princípios teórico-metodológicos, o trabalho educativo baseado na realidade dos sujeitos que vivem e trabalham no campo com a cultura, relações sociais, ambientais e econômicas, desenvolvidas nesse território. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva investigar o desenvolvimento dos temas transversais no ensino de Ciências em quatro salas multisseriadas de uma escola pública, no município de Sobrado/PB. Para alcançar esse intuito, essa proposta surgiu do reconhecimento das principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem, antes e durante a pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19 e da aplicação de um questionário eletrônico junto aos professores da referida escola. Os resultados analisados, qualitativa e quantitativamente, indicam que todos os professores desenvolvem algum dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho e Consumo), destacando-se o tema Meio Ambiente. Entretanto, faz-se necessário que todos esses temas sejam desenvolvidos, harmonicamente, por todos os docentes. Contudo, constata-se que os estudantes possuem dificuldades de aprendizagem no ensino de Ciências atribuídas à falta de laboratório, situação agravada devido o ensino remoto. Todavia, podem ser utilizados outros recursos a fim de proporcionarem um ensino baseado na cultura, nas vivências e no trabalho camponês, considerando a necessidade de os professores aprimorarem a atividade docente com as atualizações e capacitações pedagógicas específicas para aperfeiçoar as estratégias que oportunizem um ensino mais significativo a esses educandos. |
id |
UNOCHAPO-1_57b4b4f9feb52b250eaaaf1c688db2dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6179 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADOEducação no CampoEnsino de CiênciasTemas TransversaisMeio AmbienteA Educação do Campo propõe, entre os seus princípios teórico-metodológicos, o trabalho educativo baseado na realidade dos sujeitos que vivem e trabalham no campo com a cultura, relações sociais, ambientais e econômicas, desenvolvidas nesse território. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva investigar o desenvolvimento dos temas transversais no ensino de Ciências em quatro salas multisseriadas de uma escola pública, no município de Sobrado/PB. Para alcançar esse intuito, essa proposta surgiu do reconhecimento das principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem, antes e durante a pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19 e da aplicação de um questionário eletrônico junto aos professores da referida escola. Os resultados analisados, qualitativa e quantitativamente, indicam que todos os professores desenvolvem algum dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho e Consumo), destacando-se o tema Meio Ambiente. Entretanto, faz-se necessário que todos esses temas sejam desenvolvidos, harmonicamente, por todos os docentes. Contudo, constata-se que os estudantes possuem dificuldades de aprendizagem no ensino de Ciências atribuídas à falta de laboratório, situação agravada devido o ensino remoto. Todavia, podem ser utilizados outros recursos a fim de proporcionarem um ensino baseado na cultura, nas vivências e no trabalho camponês, considerando a necessidade de os professores aprimorarem a atividade docente com as atualizações e capacitações pedagógicas específicas para aperfeiçoar as estratégias que oportunizem um ensino mais significativo a esses educandos.Unochapecó2021-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/617910.22196/rp.v22i0.6179Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6179/3406Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito Souza da Nóbrega, PatríciaMorgana das Neves Correia , Deyse2021-05-01T01:44:16Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6179Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-05-01T01:44:16Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO |
title |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO |
spellingShingle |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO Brito Souza da Nóbrega, Patrícia Educação no Campo Ensino de Ciências Temas Transversais Meio Ambiente |
title_short |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO |
title_full |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO |
title_fullStr |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO |
title_full_unstemmed |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO |
title_sort |
USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO |
author |
Brito Souza da Nóbrega, Patrícia |
author_facet |
Brito Souza da Nóbrega, Patrícia Morgana das Neves Correia , Deyse |
author_role |
author |
author2 |
Morgana das Neves Correia , Deyse |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito Souza da Nóbrega, Patrícia Morgana das Neves Correia , Deyse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação no Campo Ensino de Ciências Temas Transversais Meio Ambiente |
topic |
Educação no Campo Ensino de Ciências Temas Transversais Meio Ambiente |
description |
A Educação do Campo propõe, entre os seus princípios teórico-metodológicos, o trabalho educativo baseado na realidade dos sujeitos que vivem e trabalham no campo com a cultura, relações sociais, ambientais e econômicas, desenvolvidas nesse território. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva investigar o desenvolvimento dos temas transversais no ensino de Ciências em quatro salas multisseriadas de uma escola pública, no município de Sobrado/PB. Para alcançar esse intuito, essa proposta surgiu do reconhecimento das principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem, antes e durante a pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19 e da aplicação de um questionário eletrônico junto aos professores da referida escola. Os resultados analisados, qualitativa e quantitativamente, indicam que todos os professores desenvolvem algum dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho e Consumo), destacando-se o tema Meio Ambiente. Entretanto, faz-se necessário que todos esses temas sejam desenvolvidos, harmonicamente, por todos os docentes. Contudo, constata-se que os estudantes possuem dificuldades de aprendizagem no ensino de Ciências atribuídas à falta de laboratório, situação agravada devido o ensino remoto. Todavia, podem ser utilizados outros recursos a fim de proporcionarem um ensino baseado na cultura, nas vivências e no trabalho camponês, considerando a necessidade de os professores aprimorarem a atividade docente com as atualizações e capacitações pedagógicas específicas para aperfeiçoar as estratégias que oportunizem um ensino mais significativo a esses educandos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6179 10.22196/rp.v22i0.6179 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6179 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6179/3406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 25 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996106633216 |