O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombi, Gisela Maria Silveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Diana Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
DOI: 10.22196/rp.v14i28.1372
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1372
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a produção discente disponível no portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos no Brasil, no período de 2006 a 2010, por meio de trinta dissertações de mestrado defendidas na área da Educação. As questões de pesquisa que orientaram a investigação foram as seguintes: como vem se delineando a produção discente sobre o Ensino Fundamental de nove anos? Quais metodologias e procedimentos metodológicos são utilizados nas produções? Quais questões teóricas embasam as pesquisas investigadas? Como estão contemplados os temas criança, infância e escola na produção analisada? Pode-se constatar que 90% da produção concentra-se nas regiões Sul e Sudeste e mais de 60% das dissertações tratou do ciclo inicial de alfabetização, enfocando especialmente o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Os procedimentos metodológicos predominantes nas pesquisas foram observação participante, realização de entrevistas com professores e técnicos das secretarias de educação e pesquisa documental. As matrizes teóricas que fundamentaram as dissertações foram os estudos da sociologia da infância de base fenomenológica, os Estudos Culturaisde base foucaultiana e os estudos da perspectiva histórico-cultural em ciências humanas. Constata-se que a ideia de infância como um fenômeno  social, histórico ecultural está presente na grande maioria dos trabalhos, uma formulação geral que se tornou hegemônica no discurso acadêmico nas últimas décadas, mas que abarca diferentesconceituações. No entanto, as dissertações analisadas evidenciam uma distância entre o discurso acadêmico e a prática escolar, o que também acontece com relação às ideias de criança, infância, escola e brincar.
id UNOCHAPO-1_5d43319cc56283422b4a3570bba42ca1
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1372
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
spelling O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)A presente pesquisa teve por objetivo analisar a produção discente disponível no portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos no Brasil, no período de 2006 a 2010, por meio de trinta dissertações de mestrado defendidas na área da Educação. As questões de pesquisa que orientaram a investigação foram as seguintes: como vem se delineando a produção discente sobre o Ensino Fundamental de nove anos? Quais metodologias e procedimentos metodológicos são utilizados nas produções? Quais questões teóricas embasam as pesquisas investigadas? Como estão contemplados os temas criança, infância e escola na produção analisada? Pode-se constatar que 90% da produção concentra-se nas regiões Sul e Sudeste e mais de 60% das dissertações tratou do ciclo inicial de alfabetização, enfocando especialmente o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Os procedimentos metodológicos predominantes nas pesquisas foram observação participante, realização de entrevistas com professores e técnicos das secretarias de educação e pesquisa documental. As matrizes teóricas que fundamentaram as dissertações foram os estudos da sociologia da infância de base fenomenológica, os Estudos Culturaisde base foucaultiana e os estudos da perspectiva histórico-cultural em ciências humanas. Constata-se que a ideia de infância como um fenômeno  social, histórico ecultural está presente na grande maioria dos trabalhos, uma formulação geral que se tornou hegemônica no discurso acadêmico nas últimas décadas, mas que abarca diferentesconceituações. No entanto, as dissertações analisadas evidenciam uma distância entre o discurso acadêmico e a prática escolar, o que também acontece com relação às ideias de criança, infância, escola e brincar.Unochapecó2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/137210.22196/rp.v14i28.1372Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 377-406Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 377-4061984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1372/770Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessColombi, Gisela Maria SilveiraCarvalho, Diana Carvalho de2016-11-25T16:38:48Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1372Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:48Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
title O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
spellingShingle O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
Colombi, Gisela Maria Silveira
Colombi, Gisela Maria Silveira
title_short O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
title_full O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
title_fullStr O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
title_full_unstemmed O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
title_sort O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)
author Colombi, Gisela Maria Silveira
author_facet Colombi, Gisela Maria Silveira
Colombi, Gisela Maria Silveira
Carvalho, Diana Carvalho de
Carvalho, Diana Carvalho de
author_role author
author2 Carvalho, Diana Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombi, Gisela Maria Silveira
Carvalho, Diana Carvalho de
description A presente pesquisa teve por objetivo analisar a produção discente disponível no portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos no Brasil, no período de 2006 a 2010, por meio de trinta dissertações de mestrado defendidas na área da Educação. As questões de pesquisa que orientaram a investigação foram as seguintes: como vem se delineando a produção discente sobre o Ensino Fundamental de nove anos? Quais metodologias e procedimentos metodológicos são utilizados nas produções? Quais questões teóricas embasam as pesquisas investigadas? Como estão contemplados os temas criança, infância e escola na produção analisada? Pode-se constatar que 90% da produção concentra-se nas regiões Sul e Sudeste e mais de 60% das dissertações tratou do ciclo inicial de alfabetização, enfocando especialmente o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Os procedimentos metodológicos predominantes nas pesquisas foram observação participante, realização de entrevistas com professores e técnicos das secretarias de educação e pesquisa documental. As matrizes teóricas que fundamentaram as dissertações foram os estudos da sociologia da infância de base fenomenológica, os Estudos Culturaisde base foucaultiana e os estudos da perspectiva histórico-cultural em ciências humanas. Constata-se que a ideia de infância como um fenômeno  social, histórico ecultural está presente na grande maioria dos trabalhos, uma formulação geral que se tornou hegemônica no discurso acadêmico nas últimas décadas, mas que abarca diferentesconceituações. No entanto, as dissertações analisadas evidenciam uma distância entre o discurso acadêmico e a prática escolar, o que também acontece com relação às ideias de criança, infância, escola e brincar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1372
10.22196/rp.v14i28.1372
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1372
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i28.1372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1372/770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 377-406
Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 377-406
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1822180484150460416
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22196/rp.v14i28.1372