Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guanaes, Senilde Alcântara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2722
Resumo: Antropologia e educação, disciplinas próximas em suas origens colonialistas, que foram gradualmente distanciadas à medida que os processos culturais, dada à sua dinâmica e intersubjetividade, foram institucionalizando a Educação e, grosso modo, conferindo-lhe a árdua tarefa de sistematizar e transmitir um conjunto específico de saberes, experiências e conhecimentos que servem não apenas à formação do intelecto e do caráter dos indivíduos, como também à inserção e adaptação dos mesmos aos padrões de sociabilidade vigentes; enquanto à Antropologia coube, de um modo geral, a análise e compreensão de grupos sociais normalmente divergentes e/ou alheios a tais padrões. O resgate da confluência entre as duas disciplinas, extremamente necessário nos dias atuais, implica em uma reflexão não apenas dos distintos paradigmas que as sustentam, como também dos seus objetos e campos de atuação, senão comuns, cada vez mais próximos. O texto traz algumas questões sobre alteridade e cultura, campo onde as duas disciplinas se cruzam e se disseminam
id UNOCHAPO-1_60323d7e93b882649682c06f003271e7
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2722
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológicaAntropologia e educação, disciplinas próximas em suas origens colonialistas, que foram gradualmente distanciadas à medida que os processos culturais, dada à sua dinâmica e intersubjetividade, foram institucionalizando a Educação e, grosso modo, conferindo-lhe a árdua tarefa de sistematizar e transmitir um conjunto específico de saberes, experiências e conhecimentos que servem não apenas à formação do intelecto e do caráter dos indivíduos, como também à inserção e adaptação dos mesmos aos padrões de sociabilidade vigentes; enquanto à Antropologia coube, de um modo geral, a análise e compreensão de grupos sociais normalmente divergentes e/ou alheios a tais padrões. O resgate da confluência entre as duas disciplinas, extremamente necessário nos dias atuais, implica em uma reflexão não apenas dos distintos paradigmas que as sustentam, como também dos seus objetos e campos de atuação, senão comuns, cada vez mais próximos. O texto traz algumas questões sobre alteridade e cultura, campo onde as duas disciplinas se cruzam e se disseminamUnochapecó2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/272210.22196/rp.v16i32.2722Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 65-79Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 65-791984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2722/1547Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuanaes, Senilde Alcântara2016-11-25T16:41:24Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2722Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:41:24Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
title Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
spellingShingle Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
Guanaes, Senilde Alcântara
title_short Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
title_full Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
title_fullStr Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
title_full_unstemmed Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
title_sort Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
author Guanaes, Senilde Alcântara
author_facet Guanaes, Senilde Alcântara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guanaes, Senilde Alcântara
description Antropologia e educação, disciplinas próximas em suas origens colonialistas, que foram gradualmente distanciadas à medida que os processos culturais, dada à sua dinâmica e intersubjetividade, foram institucionalizando a Educação e, grosso modo, conferindo-lhe a árdua tarefa de sistematizar e transmitir um conjunto específico de saberes, experiências e conhecimentos que servem não apenas à formação do intelecto e do caráter dos indivíduos, como também à inserção e adaptação dos mesmos aos padrões de sociabilidade vigentes; enquanto à Antropologia coube, de um modo geral, a análise e compreensão de grupos sociais normalmente divergentes e/ou alheios a tais padrões. O resgate da confluência entre as duas disciplinas, extremamente necessário nos dias atuais, implica em uma reflexão não apenas dos distintos paradigmas que as sustentam, como também dos seus objetos e campos de atuação, senão comuns, cada vez mais próximos. O texto traz algumas questões sobre alteridade e cultura, campo onde as duas disciplinas se cruzam e se disseminam
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2722
10.22196/rp.v16i32.2722
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2722
identifier_str_mv 10.22196/rp.v16i32.2722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2722/1547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 65-79
Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 65-79
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993110851584