Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2722 |
Resumo: | Antropologia e educação, disciplinas próximas em suas origens colonialistas, que foram gradualmente distanciadas à medida que os processos culturais, dada à sua dinâmica e intersubjetividade, foram institucionalizando a Educação e, grosso modo, conferindo-lhe a árdua tarefa de sistematizar e transmitir um conjunto específico de saberes, experiências e conhecimentos que servem não apenas à formação do intelecto e do caráter dos indivíduos, como também à inserção e adaptação dos mesmos aos padrões de sociabilidade vigentes; enquanto à Antropologia coube, de um modo geral, a análise e compreensão de grupos sociais normalmente divergentes e/ou alheios a tais padrões. O resgate da confluência entre as duas disciplinas, extremamente necessário nos dias atuais, implica em uma reflexão não apenas dos distintos paradigmas que as sustentam, como também dos seus objetos e campos de atuação, senão comuns, cada vez mais próximos. O texto traz algumas questões sobre alteridade e cultura, campo onde as duas disciplinas se cruzam e se disseminam |
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Cultura, educação e alteridade numa perspectiva antropológicaAntropologia e educação, disciplinas próximas em suas origens colonialistas, que foram gradualmente distanciadas à medida que os processos culturais, dada à sua dinâmica e intersubjetividade, foram institucionalizando a Educação e, grosso modo, conferindo-lhe a árdua tarefa de sistematizar e transmitir um conjunto específico de saberes, experiências e conhecimentos que servem não apenas à formação do intelecto e do caráter dos indivíduos, como também à inserção e adaptação dos mesmos aos padrões de sociabilidade vigentes; enquanto à Antropologia coube, de um modo geral, a análise e compreensão de grupos sociais normalmente divergentes e/ou alheios a tais padrões. O resgate da confluência entre as duas disciplinas, extremamente necessário nos dias atuais, implica em uma reflexão não apenas dos distintos paradigmas que as sustentam, como também dos seus objetos e campos de atuação, senão comuns, cada vez mais próximos. O texto traz algumas questões sobre alteridade e cultura, campo onde as duas disciplinas se cruzam e se disseminamUnochapecó2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/272210.22196/rp.v16i32.2722Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 65-79Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 65-791984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2722/1547Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuanaes, Senilde Alcântara2016-11-25T16:41:24Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2722Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:41:24Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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