Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3750 |
Resumo: | RESUMO: Os movimentos sociais populares do campo que surgiram no Oeste Catarinense, a partir da década de 1970 apresentam particularidades fundamentais para compreendermos as transformações e dinâmicas regionais em várias dimensões. O presente estudo, caracterizado como uma revisão bibliográfica e documental, objetiva analisar o seu processo de constituição e significado histórico, no contexto do desenvolvimento da região e do País. Debruça-se sobre um conjunto de documentos e, principalmente, de pesquisas realizadas ao longo de mais de três décadas, por pesquisadores de diferentes áreas. Como resultados, pode-se afirmar que o seu surgimento, mesmo reagindo às novas condições sociais e econômicas experimentadas na região, não pode ser explicado apenas a partir delas. Foram decisivos os processos pedagógico-elucidativos desenvolvidos por algumas instituições, nos quais os agricultores puderam construir novas interpretações sobre sua realidade. Atualmente, algumas das velhas questões exigem novas respostas e se colocam no campo dos desafios e deixam em aberto as possibilidades de futuro. |
id |
UNOCHAPO-1_6137ef77afde9c6ba73530e9415c3f6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3750 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinenseCirculo ViciosoPobrezaPrograma Bolsa FamíliaRESUMO: Os movimentos sociais populares do campo que surgiram no Oeste Catarinense, a partir da década de 1970 apresentam particularidades fundamentais para compreendermos as transformações e dinâmicas regionais em várias dimensões. O presente estudo, caracterizado como uma revisão bibliográfica e documental, objetiva analisar o seu processo de constituição e significado histórico, no contexto do desenvolvimento da região e do País. Debruça-se sobre um conjunto de documentos e, principalmente, de pesquisas realizadas ao longo de mais de três décadas, por pesquisadores de diferentes áreas. Como resultados, pode-se afirmar que o seu surgimento, mesmo reagindo às novas condições sociais e econômicas experimentadas na região, não pode ser explicado apenas a partir delas. Foram decisivos os processos pedagógico-elucidativos desenvolvidos por algumas instituições, nos quais os agricultores puderam construir novas interpretações sobre sua realidade. Atualmente, algumas das velhas questões exigem novas respostas e se colocam no campo dos desafios e deixam em aberto as possibilidades de futuro.Unochapecó2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/375010.22196/rp.v19i40.3750Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 196-215Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 196-2151984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3750/2133Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPoli, Odilon LuizBadalotti, Rosana MariaGaspareto, Sirlei Antoninha Kroth2017-07-24T18:09:49Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3750Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-07-24T18:09:49Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense |
title |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense |
spellingShingle |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense Poli, Odilon Luiz Circulo Vicioso Pobreza Programa Bolsa Família |
title_short |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense |
title_full |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense |
title_fullStr |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense |
title_full_unstemmed |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense |
title_sort |
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense |
author |
Poli, Odilon Luiz |
author_facet |
Poli, Odilon Luiz Badalotti, Rosana Maria Gaspareto, Sirlei Antoninha Kroth |
author_role |
author |
author2 |
Badalotti, Rosana Maria Gaspareto, Sirlei Antoninha Kroth |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poli, Odilon Luiz Badalotti, Rosana Maria Gaspareto, Sirlei Antoninha Kroth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circulo Vicioso Pobreza Programa Bolsa Família |
topic |
Circulo Vicioso Pobreza Programa Bolsa Família |
description |
RESUMO: Os movimentos sociais populares do campo que surgiram no Oeste Catarinense, a partir da década de 1970 apresentam particularidades fundamentais para compreendermos as transformações e dinâmicas regionais em várias dimensões. O presente estudo, caracterizado como uma revisão bibliográfica e documental, objetiva analisar o seu processo de constituição e significado histórico, no contexto do desenvolvimento da região e do País. Debruça-se sobre um conjunto de documentos e, principalmente, de pesquisas realizadas ao longo de mais de três décadas, por pesquisadores de diferentes áreas. Como resultados, pode-se afirmar que o seu surgimento, mesmo reagindo às novas condições sociais e econômicas experimentadas na região, não pode ser explicado apenas a partir delas. Foram decisivos os processos pedagógico-elucidativos desenvolvidos por algumas instituições, nos quais os agricultores puderam construir novas interpretações sobre sua realidade. Atualmente, algumas das velhas questões exigem novas respostas e se colocam no campo dos desafios e deixam em aberto as possibilidades de futuro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3750 10.22196/rp.v19i40.3750 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3750 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v19i40.3750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3750/2133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 196-215 Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 196-215 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994200322048 |