Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lastória, Andrea Coelho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, José Faustino de Almeida, Mello, Rafael Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934
Resumo: A respeitodosatuais retrocessos das políticas educacionais brasileiras propomos reflexões críticastendo em vista as formas com que a Federaçãovem constituindo um conjunto de práticas para desconstruir o modelo de educação implementado pela LDB e outras leis características do contexto do período da redemocratização brasileira - forte exemplo disto é a força com que o Governo Federal vem apostando em avaliações pautadas em características socioemocionais. Do ponto de vista teórico, esta discussão foi pautada levando em consideração duas pesquisas realizadas sobre a temática, especificamente as obras de Oliveira e Smolka. O texto veicula informações sobre a Avaliação Nacional Não cognitiva(ou Socioemocional), sobre aBase Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e sobre o programa Escola Sem Partidoobjetivando interpretar as ideias expostas no Foro 23 do Fórum Ibero Americano de Geografia, Educação e Sociedade – GEOFORO.
id UNOCHAPO-1_65db9b68b43a85be97559107afba65f5
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3934
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel TemerA respeitodosatuais retrocessos das políticas educacionais brasileiras propomos reflexões críticastendo em vista as formas com que a Federaçãovem constituindo um conjunto de práticas para desconstruir o modelo de educação implementado pela LDB e outras leis características do contexto do período da redemocratização brasileira - forte exemplo disto é a força com que o Governo Federal vem apostando em avaliações pautadas em características socioemocionais. Do ponto de vista teórico, esta discussão foi pautada levando em consideração duas pesquisas realizadas sobre a temática, especificamente as obras de Oliveira e Smolka. O texto veicula informações sobre a Avaliação Nacional Não cognitiva(ou Socioemocional), sobre aBase Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e sobre o programa Escola Sem Partidoobjetivando interpretar as ideias expostas no Foro 23 do Fórum Ibero Americano de Geografia, Educação e Sociedade – GEOFORO.Unochapecó2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/393410.22196/rp.v20i43.3934Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 18-41Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 18-411984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934/2460https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934/2470Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLastória, Andrea CoelhoSantos, José Faustino de AlmeidaMello, Rafael Cardoso2018-05-09T16:33:04Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3934Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-05-09T16:33:04Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
title Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
spellingShingle Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
Lastória, Andrea Coelho
title_short Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
title_full Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
title_fullStr Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
title_full_unstemmed Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
title_sort Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
author Lastória, Andrea Coelho
author_facet Lastória, Andrea Coelho
Santos, José Faustino de Almeida
Mello, Rafael Cardoso
author_role author
author2 Santos, José Faustino de Almeida
Mello, Rafael Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lastória, Andrea Coelho
Santos, José Faustino de Almeida
Mello, Rafael Cardoso
description A respeitodosatuais retrocessos das políticas educacionais brasileiras propomos reflexões críticastendo em vista as formas com que a Federaçãovem constituindo um conjunto de práticas para desconstruir o modelo de educação implementado pela LDB e outras leis características do contexto do período da redemocratização brasileira - forte exemplo disto é a força com que o Governo Federal vem apostando em avaliações pautadas em características socioemocionais. Do ponto de vista teórico, esta discussão foi pautada levando em consideração duas pesquisas realizadas sobre a temática, especificamente as obras de Oliveira e Smolka. O texto veicula informações sobre a Avaliação Nacional Não cognitiva(ou Socioemocional), sobre aBase Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e sobre o programa Escola Sem Partidoobjetivando interpretar as ideias expostas no Foro 23 do Fórum Ibero Americano de Geografia, Educação e Sociedade – GEOFORO.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934
10.22196/rp.v20i43.3934
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934
identifier_str_mv 10.22196/rp.v20i43.3934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934/2460
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934/2470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 18-41
Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 18-41
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994251702272