Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934 |
Resumo: | A respeitodosatuais retrocessos das políticas educacionais brasileiras propomos reflexões críticastendo em vista as formas com que a Federaçãovem constituindo um conjunto de práticas para desconstruir o modelo de educação implementado pela LDB e outras leis características do contexto do período da redemocratização brasileira - forte exemplo disto é a força com que o Governo Federal vem apostando em avaliações pautadas em características socioemocionais. Do ponto de vista teórico, esta discussão foi pautada levando em consideração duas pesquisas realizadas sobre a temática, especificamente as obras de Oliveira e Smolka. O texto veicula informações sobre a Avaliação Nacional Não cognitiva(ou Socioemocional), sobre aBase Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e sobre o programa Escola Sem Partidoobjetivando interpretar as ideias expostas no Foro 23 do Fórum Ibero Americano de Geografia, Educação e Sociedade – GEOFORO. |
id |
UNOCHAPO-1_65db9b68b43a85be97559107afba65f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3934 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel TemerA respeitodosatuais retrocessos das políticas educacionais brasileiras propomos reflexões críticastendo em vista as formas com que a Federaçãovem constituindo um conjunto de práticas para desconstruir o modelo de educação implementado pela LDB e outras leis características do contexto do período da redemocratização brasileira - forte exemplo disto é a força com que o Governo Federal vem apostando em avaliações pautadas em características socioemocionais. Do ponto de vista teórico, esta discussão foi pautada levando em consideração duas pesquisas realizadas sobre a temática, especificamente as obras de Oliveira e Smolka. O texto veicula informações sobre a Avaliação Nacional Não cognitiva(ou Socioemocional), sobre aBase Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e sobre o programa Escola Sem Partidoobjetivando interpretar as ideias expostas no Foro 23 do Fórum Ibero Americano de Geografia, Educação e Sociedade – GEOFORO.Unochapecó2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/393410.22196/rp.v20i43.3934Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 18-41Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 18-411984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934/2460https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934/2470Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLastória, Andrea CoelhoSantos, José Faustino de AlmeidaMello, Rafael Cardoso2018-05-09T16:33:04Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3934Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-05-09T16:33:04Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer |
title |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer |
spellingShingle |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer Lastória, Andrea Coelho |
title_short |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer |
title_full |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer |
title_fullStr |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer |
title_sort |
Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer |
author |
Lastória, Andrea Coelho |
author_facet |
Lastória, Andrea Coelho Santos, José Faustino de Almeida Mello, Rafael Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Santos, José Faustino de Almeida Mello, Rafael Cardoso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lastória, Andrea Coelho Santos, José Faustino de Almeida Mello, Rafael Cardoso |
description |
A respeitodosatuais retrocessos das políticas educacionais brasileiras propomos reflexões críticastendo em vista as formas com que a Federaçãovem constituindo um conjunto de práticas para desconstruir o modelo de educação implementado pela LDB e outras leis características do contexto do período da redemocratização brasileira - forte exemplo disto é a força com que o Governo Federal vem apostando em avaliações pautadas em características socioemocionais. Do ponto de vista teórico, esta discussão foi pautada levando em consideração duas pesquisas realizadas sobre a temática, especificamente as obras de Oliveira e Smolka. O texto veicula informações sobre a Avaliação Nacional Não cognitiva(ou Socioemocional), sobre aBase Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e sobre o programa Escola Sem Partidoobjetivando interpretar as ideias expostas no Foro 23 do Fórum Ibero Americano de Geografia, Educação e Sociedade – GEOFORO. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934 10.22196/rp.v20i43.3934 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v20i43.3934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934/2460 https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3934/2470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 43: Jan./Abr. 2018; 18-41 Revista Pedagógica; v. 20 n. 43: Jan./Abr. 2018; 18-41 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994251702272 |