RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862 |
Resumo: | O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando dois aspectos centrais: o perfil sócio identitário dos estudantes e as representações destes sobre as estratégias de ensino utilizadas por seus professores no ensino universitário. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os estudantes sobre as ações pedagógicas de professores universitários em relação ao desenvolvimento de aprendizagens logradas pelo estudante. A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os/as estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos/as; são solteiros/as; não possuem filhos/as; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Os estudantes ainda revelam que os professores consideram seus conhecimentos prévios; que os professores reservam tempo durante a aula para dirimir dúvidas; que a seleção do material didático é feita baseada nas dificuldades dos estudantes; que os professores desenvolvem estratégias para motivar os estudantes a aprenderem; que a maneira como seus professores se relacionam com eles influencia em suas aprendizagens; que os professores ensinam estratégias que facilitam a aprendizagem de conteúdos; e, por fim, que os professores disponibilizam tempo para atendimento aos estudantes fora do horário de aula. |
id |
UNOCHAPO-1_69111dee45e4e6e13a00f84cd72987d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6862 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitárioRelação professor e estudantePerfil sócio identitário estudantilEstratégias de ensinoO artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando dois aspectos centrais: o perfil sócio identitário dos estudantes e as representações destes sobre as estratégias de ensino utilizadas por seus professores no ensino universitário. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os estudantes sobre as ações pedagógicas de professores universitários em relação ao desenvolvimento de aprendizagens logradas pelo estudante. A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os/as estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos/as; são solteiros/as; não possuem filhos/as; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Os estudantes ainda revelam que os professores consideram seus conhecimentos prévios; que os professores reservam tempo durante a aula para dirimir dúvidas; que a seleção do material didático é feita baseada nas dificuldades dos estudantes; que os professores desenvolvem estratégias para motivar os estudantes a aprenderem; que a maneira como seus professores se relacionam com eles influencia em suas aprendizagens; que os professores ensinam estratégias que facilitam a aprendizagem de conteúdos; e, por fim, que os professores disponibilizam tempo para atendimento aos estudantes fora do horário de aula.Unochapecó2022-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/686210.22196/rp.v24i1.6862Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862/3748TextoCopyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daLucas Vieira, André RicardoRamos dos Santos, Wesley da Silva Militão Júnior, Sergivaldo2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6862Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário |
title |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário |
spellingShingle |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário Silva, Fabrício Oliveira da Relação professor e estudante Perfil sócio identitário estudantil Estratégias de ensino |
title_short |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário |
title_full |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário |
title_fullStr |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário |
title_sort |
RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário |
author |
Silva, Fabrício Oliveira da |
author_facet |
Silva, Fabrício Oliveira da Lucas Vieira, André Ricardo Ramos dos Santos, Wesley da Silva Militão Júnior, Sergivaldo |
author_role |
author |
author2 |
Lucas Vieira, André Ricardo Ramos dos Santos, Wesley da Silva Militão Júnior, Sergivaldo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabrício Oliveira da Lucas Vieira, André Ricardo Ramos dos Santos, Wesley da Silva Militão Júnior, Sergivaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor e estudante Perfil sócio identitário estudantil Estratégias de ensino |
topic |
Relação professor e estudante Perfil sócio identitário estudantil Estratégias de ensino |
description |
O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando dois aspectos centrais: o perfil sócio identitário dos estudantes e as representações destes sobre as estratégias de ensino utilizadas por seus professores no ensino universitário. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os estudantes sobre as ações pedagógicas de professores universitários em relação ao desenvolvimento de aprendizagens logradas pelo estudante. A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os/as estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos/as; são solteiros/as; não possuem filhos/as; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Os estudantes ainda revelam que os professores consideram seus conhecimentos prévios; que os professores reservam tempo durante a aula para dirimir dúvidas; que a seleção do material didático é feita baseada nas dificuldades dos estudantes; que os professores desenvolvem estratégias para motivar os estudantes a aprenderem; que a maneira como seus professores se relacionam com eles influencia em suas aprendizagens; que os professores ensinam estratégias que facilitam a aprendizagem de conteúdos; e, por fim, que os professores disponibilizam tempo para atendimento aos estudantes fora do horário de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862 10.22196/rp.v24i1.6862 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.6862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862/3748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991525404672 |