RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lucas Vieira, André Ricardo, Ramos dos Santos, Wesley, da Silva Militão Júnior, Sergivaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862
Resumo: O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando dois aspectos centrais:  o perfil sócio identitário dos estudantes e as representações destes sobre as estratégias de ensino utilizadas por seus professores no ensino universitário. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os estudantes sobre as ações pedagógicas de professores universitários em relação ao desenvolvimento de aprendizagens logradas pelo estudante. A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os/as estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos/as; são solteiros/as; não possuem filhos/as; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Os estudantes ainda revelam que os professores consideram seus conhecimentos prévios; que os professores reservam tempo durante a aula para dirimir dúvidas; que a seleção do material didático é feita baseada nas dificuldades dos estudantes; que os professores desenvolvem estratégias para motivar os estudantes a aprenderem; que a maneira como seus professores se relacionam com eles influencia em suas aprendizagens; que os professores ensinam estratégias que facilitam a aprendizagem de conteúdos; e, por fim, que os professores disponibilizam tempo para atendimento aos estudantes fora do horário de aula.
id UNOCHAPO-1_69111dee45e4e6e13a00f84cd72987d9
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6862
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitárioRelação professor e estudantePerfil sócio identitário estudantilEstratégias de ensinoO artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando dois aspectos centrais:  o perfil sócio identitário dos estudantes e as representações destes sobre as estratégias de ensino utilizadas por seus professores no ensino universitário. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os estudantes sobre as ações pedagógicas de professores universitários em relação ao desenvolvimento de aprendizagens logradas pelo estudante. A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os/as estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos/as; são solteiros/as; não possuem filhos/as; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Os estudantes ainda revelam que os professores consideram seus conhecimentos prévios; que os professores reservam tempo durante a aula para dirimir dúvidas; que a seleção do material didático é feita baseada nas dificuldades dos estudantes; que os professores desenvolvem estratégias para motivar os estudantes a aprenderem; que a maneira como seus professores se relacionam com eles influencia em suas aprendizagens; que os professores ensinam estratégias que facilitam a aprendizagem de conteúdos; e, por fim, que os professores disponibilizam tempo para atendimento aos estudantes fora do horário de aula.Unochapecó2022-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/686210.22196/rp.v24i1.6862Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862/3748TextoCopyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daLucas Vieira, André RicardoRamos dos Santos, Wesley da Silva Militão Júnior, Sergivaldo2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6862Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
title RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
spellingShingle RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
Silva, Fabrício Oliveira da
Relação professor e estudante
Perfil sócio identitário estudantil
Estratégias de ensino
title_short RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
title_full RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
title_fullStr RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
title_full_unstemmed RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
title_sort RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE: perfil sócio identitário de estudantes e suas representações sobre o ensino universitário
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Lucas Vieira, André Ricardo
Ramos dos Santos, Wesley
da Silva Militão Júnior, Sergivaldo
author_role author
author2 Lucas Vieira, André Ricardo
Ramos dos Santos, Wesley
da Silva Militão Júnior, Sergivaldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
Lucas Vieira, André Ricardo
Ramos dos Santos, Wesley
da Silva Militão Júnior, Sergivaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor e estudante
Perfil sócio identitário estudantil
Estratégias de ensino
topic Relação professor e estudante
Perfil sócio identitário estudantil
Estratégias de ensino
description O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando dois aspectos centrais:  o perfil sócio identitário dos estudantes e as representações destes sobre as estratégias de ensino utilizadas por seus professores no ensino universitário. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os estudantes sobre as ações pedagógicas de professores universitários em relação ao desenvolvimento de aprendizagens logradas pelo estudante. A pesquisa é de natureza quantitativa e revela os resultados de um questionário do tipo survey, de 36 questões, aplicado a 997 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de 28 distintos cursos de graduação da referida instituição. Os/as estudantes, em sua maioria são do sexo feminino; se autodeclaram pretos/as; são solteiros/as; não possuem filhos/as; moram com pais e/ou familiares em residências próprias ou de parentes, em Feira de Santana; e não desenvolvem atividade remunerada. Os estudantes ainda revelam que os professores consideram seus conhecimentos prévios; que os professores reservam tempo durante a aula para dirimir dúvidas; que a seleção do material didático é feita baseada nas dificuldades dos estudantes; que os professores desenvolvem estratégias para motivar os estudantes a aprenderem; que a maneira como seus professores se relacionam com eles influencia em suas aprendizagens; que os professores ensinam estratégias que facilitam a aprendizagem de conteúdos; e, por fim, que os professores disponibilizam tempo para atendimento aos estudantes fora do horário de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862
10.22196/rp.v24i1.6862
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.6862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6862/3748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991525404672