Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otto, Claricia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Fabiano Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4682
Resumo: Neste artigo, revisitamos memórias da médica pediatra Zilda Arns Neumann (1934-2010), fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança até 2010, presentes em quatro documentos: duas entrevistas, uma concedida em 1998 e outra em 2003 e os textos Pastoral da Criança: uma experiência consagrada (2000), e Zilda Arns Neumann: ela criou uma rede de solidariedade que salva centenas de milhares de crianças brasileiras (2003). Na esteira das análises de Walter Benjamin — da vida moderna condenada a “não deixar rastros”; da exigência da memória e ao mesmo tempo sobre as dificuldades de narração da experiência comum, da transmissão e do lembrar — objetivamos rememorar aspectos da ação educativa de Zilda Arns não como comemoração e/ou formas de apologia, mas como uma reflexão sobre as incompletudes e esquecimentos no tempo presente. A reminiscência sobre a mobilização e adesão de milhares de voluntários à Pastoral da Criança leva a concluir que ela somente foi possível porque Zilda Arns construiu um método de justificativa dessa Pastoral estreitamente vinculado a uma mística que unia fé e ação por melhores condições de vida. Pelo caminho de uma metodologia de trabalho comunitário compreendido e assumido como missão, promoveu uma mobilização popular em torno de um objetivo comum: do compromisso com a justiça para a superação da exclusão social. 
id UNOCHAPO-1_6edc2f73ba648e77c55c166808c07d29
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4682
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimentoMicro e Pequenas EmpresasSetor de PanificaçãoClusterMotivação MarshallianaInformaçãoInovação.Neste artigo, revisitamos memórias da médica pediatra Zilda Arns Neumann (1934-2010), fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança até 2010, presentes em quatro documentos: duas entrevistas, uma concedida em 1998 e outra em 2003 e os textos Pastoral da Criança: uma experiência consagrada (2000), e Zilda Arns Neumann: ela criou uma rede de solidariedade que salva centenas de milhares de crianças brasileiras (2003). Na esteira das análises de Walter Benjamin — da vida moderna condenada a “não deixar rastros”; da exigência da memória e ao mesmo tempo sobre as dificuldades de narração da experiência comum, da transmissão e do lembrar — objetivamos rememorar aspectos da ação educativa de Zilda Arns não como comemoração e/ou formas de apologia, mas como uma reflexão sobre as incompletudes e esquecimentos no tempo presente. A reminiscência sobre a mobilização e adesão de milhares de voluntários à Pastoral da Criança leva a concluir que ela somente foi possível porque Zilda Arns construiu um método de justificativa dessa Pastoral estreitamente vinculado a uma mística que unia fé e ação por melhores condições de vida. Pelo caminho de uma metodologia de trabalho comunitário compreendido e assumido como missão, promoveu uma mobilização popular em torno de um objetivo comum: do compromisso com a justiça para a superação da exclusão social. Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/468210.22196/rp.v22i0.4682Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-18Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4682/2942Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOtto, ClariciaRodrigues, Fabiano Batista2020-05-20T18:29:28Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4682Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:28Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento
title Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento
spellingShingle Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento
Otto, Claricia
Micro e Pequenas Empresas
Setor de Panificação
Cluster
Motivação Marshalliana
Informação
Inovação.
title_short Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento
title_full Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento
title_fullStr Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento
title_full_unstemmed Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento
title_sort Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento
author Otto, Claricia
author_facet Otto, Claricia
Rodrigues, Fabiano Batista
author_role author
author2 Rodrigues, Fabiano Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Otto, Claricia
Rodrigues, Fabiano Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Micro e Pequenas Empresas
Setor de Panificação
Cluster
Motivação Marshalliana
Informação
Inovação.
topic Micro e Pequenas Empresas
Setor de Panificação
Cluster
Motivação Marshalliana
Informação
Inovação.
description Neste artigo, revisitamos memórias da médica pediatra Zilda Arns Neumann (1934-2010), fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança até 2010, presentes em quatro documentos: duas entrevistas, uma concedida em 1998 e outra em 2003 e os textos Pastoral da Criança: uma experiência consagrada (2000), e Zilda Arns Neumann: ela criou uma rede de solidariedade que salva centenas de milhares de crianças brasileiras (2003). Na esteira das análises de Walter Benjamin — da vida moderna condenada a “não deixar rastros”; da exigência da memória e ao mesmo tempo sobre as dificuldades de narração da experiência comum, da transmissão e do lembrar — objetivamos rememorar aspectos da ação educativa de Zilda Arns não como comemoração e/ou formas de apologia, mas como uma reflexão sobre as incompletudes e esquecimentos no tempo presente. A reminiscência sobre a mobilização e adesão de milhares de voluntários à Pastoral da Criança leva a concluir que ela somente foi possível porque Zilda Arns construiu um método de justificativa dessa Pastoral estreitamente vinculado a uma mística que unia fé e ação por melhores condições de vida. Pelo caminho de uma metodologia de trabalho comunitário compreendido e assumido como missão, promoveu uma mobilização popular em torno de um objetivo comum: do compromisso com a justiça para a superação da exclusão social. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4682
10.22196/rp.v22i0.4682
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4682
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4682/2942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-18
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-18
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995499507712