A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3174 |
Resumo: | A autobiografia que apresento é parte de minha trajetória de vida. Trajetória esta que tem como perspectiva a militância no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a atuação na educação superior como professora. O texto apresenta aspectos que caracterizam a infância no campo, mostra como foi necessário deixar a família e o meio rural para estudar e, ao mesmo tempo, para conhecer a realidade dos empobrecidos. Este texto também faz referência ao tempo de inserção pastoral na diocese de Chapecó, o qual foi a porta de entrada para um trabalho de maior comprometimento através do engajamento pastoral. A partir desta atuação foram sendo elaboradas as bases de uma inspiração teórica que marcaram minha trajetória. Mas é no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) que fui aprendendo e repensando práticas pedagógicas e educativas que caracterizam um perfil de militante pesquisadora e pesquisadora militante. Ao longo do texto destaco uma das diferentes pedagogias do MMC, que visa comunicar sua mensagem através do teatro, e também explicito alguns aspectos relacionados à militância partidária. Em seguida, mostro a importância do papel de professora-pesquisadora com responsabilidade militante. Por fim, trato ainda, no âmbito da minha trajetória, sobre a perspectiva de gênero a partir da compreensão de empoderamento das mulheres em luta pela igualdade e faço menção à experiência estabelecendo uma relação entre o curso de pedagogia e o MMC. Neste sentido, na perspectiva da “dupla militância”, abordo os desafios de articulação das problemáticas das práticas educativas construídas pelo MMC e das práticas pedagógicas produzidas pela universidade, tendo como referência básica o comprometimento com as lutas por transformação. |
id |
UNOCHAPO-1_7178ee278e84eb23a71b7425b443527d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3174 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht GasparetoAprendizagem ao longo da vida. Educação Permanente. Validação das aprendizagens informais e não-formais. Educação de adultos.A autobiografia que apresento é parte de minha trajetória de vida. Trajetória esta que tem como perspectiva a militância no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a atuação na educação superior como professora. O texto apresenta aspectos que caracterizam a infância no campo, mostra como foi necessário deixar a família e o meio rural para estudar e, ao mesmo tempo, para conhecer a realidade dos empobrecidos. Este texto também faz referência ao tempo de inserção pastoral na diocese de Chapecó, o qual foi a porta de entrada para um trabalho de maior comprometimento através do engajamento pastoral. A partir desta atuação foram sendo elaboradas as bases de uma inspiração teórica que marcaram minha trajetória. Mas é no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) que fui aprendendo e repensando práticas pedagógicas e educativas que caracterizam um perfil de militante pesquisadora e pesquisadora militante. Ao longo do texto destaco uma das diferentes pedagogias do MMC, que visa comunicar sua mensagem através do teatro, e também explicito alguns aspectos relacionados à militância partidária. Em seguida, mostro a importância do papel de professora-pesquisadora com responsabilidade militante. Por fim, trato ainda, no âmbito da minha trajetória, sobre a perspectiva de gênero a partir da compreensão de empoderamento das mulheres em luta pela igualdade e faço menção à experiência estabelecendo uma relação entre o curso de pedagogia e o MMC. Neste sentido, na perspectiva da “dupla militância”, abordo os desafios de articulação das problemáticas das práticas educativas construídas pelo MMC e das práticas pedagógicas produzidas pela universidade, tendo como referência básica o comprometimento com as lutas por transformação.Unochapecó2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/317410.22196/rp.v18i37.3174Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 37: Jan./Abr. 2016; 181-207Revista Pedagógica; v. 18 n. 37: Jan./Abr. 2016; 181-2071984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3174/1826Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGaspareto, Sirlei Antoninha Kroth2016-11-25T16:43:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3174Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:43:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto |
title |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto |
spellingShingle |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto Gaspareto, Sirlei Antoninha Kroth Aprendizagem ao longo da vida. Educação Permanente. Validação das aprendizagens informais e não-formais. Educação de adultos. |
title_short |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto |
title_full |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto |
title_fullStr |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto |
title_full_unstemmed |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto |
title_sort |
A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto |
author |
Gaspareto, Sirlei Antoninha Kroth |
author_facet |
Gaspareto, Sirlei Antoninha Kroth |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspareto, Sirlei Antoninha Kroth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ao longo da vida. Educação Permanente. Validação das aprendizagens informais e não-formais. Educação de adultos. |
topic |
Aprendizagem ao longo da vida. Educação Permanente. Validação das aprendizagens informais e não-formais. Educação de adultos. |
description |
A autobiografia que apresento é parte de minha trajetória de vida. Trajetória esta que tem como perspectiva a militância no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a atuação na educação superior como professora. O texto apresenta aspectos que caracterizam a infância no campo, mostra como foi necessário deixar a família e o meio rural para estudar e, ao mesmo tempo, para conhecer a realidade dos empobrecidos. Este texto também faz referência ao tempo de inserção pastoral na diocese de Chapecó, o qual foi a porta de entrada para um trabalho de maior comprometimento através do engajamento pastoral. A partir desta atuação foram sendo elaboradas as bases de uma inspiração teórica que marcaram minha trajetória. Mas é no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) que fui aprendendo e repensando práticas pedagógicas e educativas que caracterizam um perfil de militante pesquisadora e pesquisadora militante. Ao longo do texto destaco uma das diferentes pedagogias do MMC, que visa comunicar sua mensagem através do teatro, e também explicito alguns aspectos relacionados à militância partidária. Em seguida, mostro a importância do papel de professora-pesquisadora com responsabilidade militante. Por fim, trato ainda, no âmbito da minha trajetória, sobre a perspectiva de gênero a partir da compreensão de empoderamento das mulheres em luta pela igualdade e faço menção à experiência estabelecendo uma relação entre o curso de pedagogia e o MMC. Neste sentido, na perspectiva da “dupla militância”, abordo os desafios de articulação das problemáticas das práticas educativas construídas pelo MMC e das práticas pedagógicas produzidas pela universidade, tendo como referência básica o comprometimento com as lutas por transformação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3174 10.22196/rp.v18i37.3174 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3174 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v18i37.3174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3174/1826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 37: Jan./Abr. 2016; 181-207 Revista Pedagógica; v. 18 n. 37: Jan./Abr. 2016; 181-207 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993236680704 |