Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, José Flávio Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zanon, Angela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4987
Resumo: Este trabalho diferencia os conceitos de “escola sustentável” e “espaço educador sustentável” a partir da análise dos documentos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Para isso, fez-se o recorte temporal de 2010-2018, pesquisou-se na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações as publicações acerca do PNES e realizou-se análise documental. Toda análise baseia-se no estabelecido por Fleck (2010) sobre estilos e coletivo de pensamento. Revela-se que os conceitos encontram-se difundidos nas ações da CNIJMA, no Processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-vida e no PDDE Escola Sustentável. Além disso, há convergência na compreensão do que seja escola sustentável e espaço educador sustentável, tanto nas Políticas Públicas para a Educação Ambiental quanto para os pesquisadores contemporâneos.
id UNOCHAPO-1_726fe18198430e37ddb27ba3caad5a10
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4987
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador SustentávelGestão universitária. Profissionalidade. Gestão acadêmico-administrativa. Chefias de Departamento. Universidades federais.Este trabalho diferencia os conceitos de “escola sustentável” e “espaço educador sustentável” a partir da análise dos documentos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Para isso, fez-se o recorte temporal de 2010-2018, pesquisou-se na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações as publicações acerca do PNES e realizou-se análise documental. Toda análise baseia-se no estabelecido por Fleck (2010) sobre estilos e coletivo de pensamento. Revela-se que os conceitos encontram-se difundidos nas ações da CNIJMA, no Processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-vida e no PDDE Escola Sustentável. Além disso, há convergência na compreensão do que seja escola sustentável e espaço educador sustentável, tanto nas Políticas Públicas para a Educação Ambiental quanto para os pesquisadores contemporâneos.Unochapecó2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/498710.22196/rp.v22i0.4987Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 539-556Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 539-5561984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4987/2874Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, José Flávio RodriguesZanon, Angela Maria2019-12-20T17:54:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4987Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
title Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
spellingShingle Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
Siqueira, José Flávio Rodrigues
Gestão universitária. Profissionalidade. Gestão acadêmico-administrativa. Chefias de Departamento. Universidades federais.
title_short Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
title_full Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
title_fullStr Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
title_full_unstemmed Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
title_sort Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável
author Siqueira, José Flávio Rodrigues
author_facet Siqueira, José Flávio Rodrigues
Zanon, Angela Maria
author_role author
author2 Zanon, Angela Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, José Flávio Rodrigues
Zanon, Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão universitária. Profissionalidade. Gestão acadêmico-administrativa. Chefias de Departamento. Universidades federais.
topic Gestão universitária. Profissionalidade. Gestão acadêmico-administrativa. Chefias de Departamento. Universidades federais.
description Este trabalho diferencia os conceitos de “escola sustentável” e “espaço educador sustentável” a partir da análise dos documentos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Para isso, fez-se o recorte temporal de 2010-2018, pesquisou-se na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações as publicações acerca do PNES e realizou-se análise documental. Toda análise baseia-se no estabelecido por Fleck (2010) sobre estilos e coletivo de pensamento. Revela-se que os conceitos encontram-se difundidos nas ações da CNIJMA, no Processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-vida e no PDDE Escola Sustentável. Além disso, há convergência na compreensão do que seja escola sustentável e espaço educador sustentável, tanto nas Políticas Públicas para a Educação Ambiental quanto para os pesquisadores contemporâneos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4987
10.22196/rp.v22i0.4987
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4987
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4987/2874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 539-556
Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 539-556
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995549839360