FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA:: a manutenção da Língua Alemã no currículo escolar em Blumenau-SC (2000 a 2004)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cíntia Régia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mailer, Valéria Contrucci de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6360
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o modelo de política linguística educacional proposto nos primórdios do século XXI, de 2000 a 2004 pelo município de Blumenau/SC, que pretendeu a manutenção da língua alemã no currículo escolar, introduzida na região a partir das políticas imigratórias do século XIX e ainda praticada por comunidades de fala. Esse trabalho se enquadra nos debates acerca do campo de pesquisas da política linguística, tendo como referenciais Spolsky, (2004), (2009), (2016); Shohamy, (2006). No projeto proposto pela secretaria de educação, o domínio escolar, segundo Mailer (2003), pautou-se pelos seguintes eixos:  Normalização da Oferta de Línguas no Currículo Escolar e Programa de Ensino de Alemão; Projeto de Formação de Professores de Alemão; Escolas Bilíngues; Conselho do ensino da Língua Alemã. Em relação aos resultados, o presente trabalho constatou que as línguas minoritárias continuam estigmatizadas e invisibilizadas nas políticas educacionais, no caso a língua alemã. No projeto analisado a língua alemã deveria estar presente no currículo escolar sendo reconhecida como língua de herança de parte da população local.
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