Ein Zwischen de construção de sentido na ação dialógica: olhar a dialogicidade de Freire a partir da hermenêutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3737 |
Resumo: | A Modernidade trouxe um período de racionalização do mundo, levando o ser humano a novas posturas diante do conhecimento. Esse modo de ser moderno passa a não só compreender o mundo como objeto mas também tem uma forte tendência a reduzir o outro a essa condição. Neste estudo, analisamos de que forma o diálogo pode ser compreendido como fundamento ético das relações humanas. Com o intuito de discorrer sobre essa temática, propomos uma interlocução entre Paulo Freire e autores que trabalham na perspectiva hermenêutica. Por meio do estudo, evidenciou-se a centralidade que os autores depositam no diálogo como instrumento de emancipação do homem. Na contramão da proposta de Freire, encontramos o projeto neoliberal que confia na individualidade a tarefa de construção de uma sociedade mais justa e digna, sem perceber que nos únicos monólogos possíveis, na adoção de uma perspectiva tautológica e na (auto)definição que o próprio discurso é o correto, não se abre a possibilidade de construção do Ein Zeischen. |
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Ein Zwischen de construção de sentido na ação dialógica: olhar a dialogicidade de Freire a partir da hermenêuticaA Modernidade trouxe um período de racionalização do mundo, levando o ser humano a novas posturas diante do conhecimento. Esse modo de ser moderno passa a não só compreender o mundo como objeto mas também tem uma forte tendência a reduzir o outro a essa condição. Neste estudo, analisamos de que forma o diálogo pode ser compreendido como fundamento ético das relações humanas. Com o intuito de discorrer sobre essa temática, propomos uma interlocução entre Paulo Freire e autores que trabalham na perspectiva hermenêutica. Por meio do estudo, evidenciou-se a centralidade que os autores depositam no diálogo como instrumento de emancipação do homem. Na contramão da proposta de Freire, encontramos o projeto neoliberal que confia na individualidade a tarefa de construção de uma sociedade mais justa e digna, sem perceber que nos únicos monólogos possíveis, na adoção de uma perspectiva tautológica e na (auto)definição que o próprio discurso é o correto, não se abre a possibilidade de construção do Ein Zeischen.Unochapecó2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/373710.22196/rp.v19i41.3737Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 63-79Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 63-791984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3737/2208Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchuck, Rogério JoséLorenzon, Mateus2017-09-28T03:37:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3737Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-09-28T03:37:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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