Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munarim, Antônio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schmidt, Wilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2334
Resumo: Este texto é baseado em uma análise crítica dos dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Página Inicial (INEP) sobre Santa Catarina. Ele indica que discutir os critérios utilizados para delimitar as áreas rural e urbana contribui para argumentos políticos a favor do fortalecimento da Educação no Campo. Se o campo for considerado numa perspectiva mais ampla do que a oficial existente, há uma rede significativa de escolas nele situadas. Elas não são vistas, contudo, como do campo, nem pelos professores, nem por dirigentes municipais de educação, nem pelas famílias dos educandos e, muitas vezes, nem mesmo pelos sujeitos coletivos que sustentam o Movimento de Educação do Campo. O reconhecimento e a visibilidade dessas escolas como escolas do campo constituem um primeiro e indispensável passo para que elas construam suas identidades de “escolas do campo” e funcionem como tal nos contextos de territórios rurais em que se inserem, protagonizando dinâmicas de desenvolvimento desses territórios em perspectiva de disputa de hegemonia.
id UNOCHAPO-1_7bd58418c0436da6cebb51d502632d34
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2334
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamenteFerrõesraiassambaquispescadores-coletoresSão Paulo.Este texto é baseado em uma análise crítica dos dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Página Inicial (INEP) sobre Santa Catarina. Ele indica que discutir os critérios utilizados para delimitar as áreas rural e urbana contribui para argumentos políticos a favor do fortalecimento da Educação no Campo. Se o campo for considerado numa perspectiva mais ampla do que a oficial existente, há uma rede significativa de escolas nele situadas. Elas não são vistas, contudo, como do campo, nem pelos professores, nem por dirigentes municipais de educação, nem pelas famílias dos educandos e, muitas vezes, nem mesmo pelos sujeitos coletivos que sustentam o Movimento de Educação do Campo. O reconhecimento e a visibilidade dessas escolas como escolas do campo constituem um primeiro e indispensável passo para que elas construam suas identidades de “escolas do campo” e funcionem como tal nos contextos de territórios rurais em que se inserem, protagonizando dinâmicas de desenvolvimento desses territórios em perspectiva de disputa de hegemonia.Unochapecó2014-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/233410.22196/rp.v15i31.2334Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 21-43Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 21-431984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2334/1409Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMunarim, AntônioSchmidt, Wilson2016-11-25T16:40:58Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2334Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:58Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente
title Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente
spellingShingle Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente
Munarim, Antônio
Ferrões
raias
sambaquis
pescadores-coletores
São Paulo.
title_short Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente
title_full Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente
title_fullStr Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente
title_full_unstemmed Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente
title_sort Educação do Campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferenciadamente
author Munarim, Antônio
author_facet Munarim, Antônio
Schmidt, Wilson
author_role author
author2 Schmidt, Wilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munarim, Antônio
Schmidt, Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv Ferrões
raias
sambaquis
pescadores-coletores
São Paulo.
topic Ferrões
raias
sambaquis
pescadores-coletores
São Paulo.
description Este texto é baseado em uma análise crítica dos dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Página Inicial (INEP) sobre Santa Catarina. Ele indica que discutir os critérios utilizados para delimitar as áreas rural e urbana contribui para argumentos políticos a favor do fortalecimento da Educação no Campo. Se o campo for considerado numa perspectiva mais ampla do que a oficial existente, há uma rede significativa de escolas nele situadas. Elas não são vistas, contudo, como do campo, nem pelos professores, nem por dirigentes municipais de educação, nem pelas famílias dos educandos e, muitas vezes, nem mesmo pelos sujeitos coletivos que sustentam o Movimento de Educação do Campo. O reconhecimento e a visibilidade dessas escolas como escolas do campo constituem um primeiro e indispensável passo para que elas construam suas identidades de “escolas do campo” e funcionem como tal nos contextos de territórios rurais em que se inserem, protagonizando dinâmicas de desenvolvimento desses territórios em perspectiva de disputa de hegemonia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2334
10.22196/rp.v15i31.2334
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2334
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i31.2334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2334/1409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 21-43
Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 21-43
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992681984000