Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Luci dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Stuani, Geovana Mulinari, Delizoicov, Nadir Castilho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925
Resumo: A Educação Escolar Indígena é uma modalidade da Educação Básica que deve propiciar às populações indígenas, além do acesso a conhecimentos universais, a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, a interculturalidade e a valorização da língua materna. O presente trabalho reflete sobre a questão, tomando por base uma experiência desenvolvida no estágio curricular obrigatório nos anos finais do ensino fundamental da educação básica dos universitários do 8º período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O projeto educativo proposto no estágio trabalha a articulação das áreas das Ciências da Natureza e Matemática, com o aporte teórico-metodológico da Abordagem Temática Freireana. Apresentamos uma reflexão acerca da experiência, evidenciando os elementos que constituíram avanços e potencialidades na formação do docente indígena, ancorando as reflexões na concepção freireana de educação, a qual tem sido considerada uma resposta emblemática aos desafios educacionais, percebida como um instrumento para a conquista da autonomia dos povos indígenas.
id UNOCHAPO-1_7c04e71374bed5979e7485186b96c071
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2925
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural IndígenaNova MuseologiaMuseologia SocialMovimentos SociaisMINOMPortugalA Educação Escolar Indígena é uma modalidade da Educação Básica que deve propiciar às populações indígenas, além do acesso a conhecimentos universais, a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, a interculturalidade e a valorização da língua materna. O presente trabalho reflete sobre a questão, tomando por base uma experiência desenvolvida no estágio curricular obrigatório nos anos finais do ensino fundamental da educação básica dos universitários do 8º período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O projeto educativo proposto no estágio trabalha a articulação das áreas das Ciências da Natureza e Matemática, com o aporte teórico-metodológico da Abordagem Temática Freireana. Apresentamos uma reflexão acerca da experiência, evidenciando os elementos que constituíram avanços e potencialidades na formação do docente indígena, ancorando as reflexões na concepção freireana de educação, a qual tem sido considerada uma resposta emblemática aos desafios educacionais, percebida como um instrumento para a conquista da autonomia dos povos indígenas.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/292510.22196/rp.v17i34.2925Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 192-207Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 192-2071984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925/1682Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardi, Luci dos SantosStuani, Geovana MulinariDelizoicov, Nadir Castilho2016-11-25T16:42:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2925Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
title Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
spellingShingle Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Bernardi, Luci dos Santos
Nova Museologia
Museologia Social
Movimentos Sociais
MINOM
Portugal
title_short Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
title_full Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
title_fullStr Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
title_full_unstemmed Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
title_sort Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
author Bernardi, Luci dos Santos
author_facet Bernardi, Luci dos Santos
Stuani, Geovana Mulinari
Delizoicov, Nadir Castilho
author_role author
author2 Stuani, Geovana Mulinari
Delizoicov, Nadir Castilho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Luci dos Santos
Stuani, Geovana Mulinari
Delizoicov, Nadir Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Nova Museologia
Museologia Social
Movimentos Sociais
MINOM
Portugal
topic Nova Museologia
Museologia Social
Movimentos Sociais
MINOM
Portugal
description A Educação Escolar Indígena é uma modalidade da Educação Básica que deve propiciar às populações indígenas, além do acesso a conhecimentos universais, a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, a interculturalidade e a valorização da língua materna. O presente trabalho reflete sobre a questão, tomando por base uma experiência desenvolvida no estágio curricular obrigatório nos anos finais do ensino fundamental da educação básica dos universitários do 8º período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O projeto educativo proposto no estágio trabalha a articulação das áreas das Ciências da Natureza e Matemática, com o aporte teórico-metodológico da Abordagem Temática Freireana. Apresentamos uma reflexão acerca da experiência, evidenciando os elementos que constituíram avanços e potencialidades na formação do docente indígena, ancorando as reflexões na concepção freireana de educação, a qual tem sido considerada uma resposta emblemática aos desafios educacionais, percebida como um instrumento para a conquista da autonomia dos povos indígenas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925
10.22196/rp.v17i34.2925
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i34.2925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925/1682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 192-207
Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 192-207
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993180057600