Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925 |
Resumo: | A Educação Escolar Indígena é uma modalidade da Educação Básica que deve propiciar às populações indígenas, além do acesso a conhecimentos universais, a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, a interculturalidade e a valorização da língua materna. O presente trabalho reflete sobre a questão, tomando por base uma experiência desenvolvida no estágio curricular obrigatório nos anos finais do ensino fundamental da educação básica dos universitários do 8º período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O projeto educativo proposto no estágio trabalha a articulação das áreas das Ciências da Natureza e Matemática, com o aporte teórico-metodológico da Abordagem Temática Freireana. Apresentamos uma reflexão acerca da experiência, evidenciando os elementos que constituíram avanços e potencialidades na formação do docente indígena, ancorando as reflexões na concepção freireana de educação, a qual tem sido considerada uma resposta emblemática aos desafios educacionais, percebida como um instrumento para a conquista da autonomia dos povos indígenas. |
id |
UNOCHAPO-1_7c04e71374bed5979e7485186b96c071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2925 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural IndígenaNova MuseologiaMuseologia SocialMovimentos SociaisMINOMPortugalA Educação Escolar Indígena é uma modalidade da Educação Básica que deve propiciar às populações indígenas, além do acesso a conhecimentos universais, a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, a interculturalidade e a valorização da língua materna. O presente trabalho reflete sobre a questão, tomando por base uma experiência desenvolvida no estágio curricular obrigatório nos anos finais do ensino fundamental da educação básica dos universitários do 8º período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O projeto educativo proposto no estágio trabalha a articulação das áreas das Ciências da Natureza e Matemática, com o aporte teórico-metodológico da Abordagem Temática Freireana. Apresentamos uma reflexão acerca da experiência, evidenciando os elementos que constituíram avanços e potencialidades na formação do docente indígena, ancorando as reflexões na concepção freireana de educação, a qual tem sido considerada uma resposta emblemática aos desafios educacionais, percebida como um instrumento para a conquista da autonomia dos povos indígenas.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/292510.22196/rp.v17i34.2925Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 192-207Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 192-2071984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925/1682Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardi, Luci dos SantosStuani, Geovana MulinariDelizoicov, Nadir Castilho2016-11-25T16:42:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2925Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena |
title |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena |
spellingShingle |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Bernardi, Luci dos Santos Nova Museologia Museologia Social Movimentos Sociais MINOM Portugal |
title_short |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena |
title_full |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena |
title_fullStr |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena |
title_full_unstemmed |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena |
title_sort |
Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena |
author |
Bernardi, Luci dos Santos |
author_facet |
Bernardi, Luci dos Santos Stuani, Geovana Mulinari Delizoicov, Nadir Castilho |
author_role |
author |
author2 |
Stuani, Geovana Mulinari Delizoicov, Nadir Castilho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Luci dos Santos Stuani, Geovana Mulinari Delizoicov, Nadir Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nova Museologia Museologia Social Movimentos Sociais MINOM Portugal |
topic |
Nova Museologia Museologia Social Movimentos Sociais MINOM Portugal |
description |
A Educação Escolar Indígena é uma modalidade da Educação Básica que deve propiciar às populações indígenas, além do acesso a conhecimentos universais, a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, a interculturalidade e a valorização da língua materna. O presente trabalho reflete sobre a questão, tomando por base uma experiência desenvolvida no estágio curricular obrigatório nos anos finais do ensino fundamental da educação básica dos universitários do 8º período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O projeto educativo proposto no estágio trabalha a articulação das áreas das Ciências da Natureza e Matemática, com o aporte teórico-metodológico da Abordagem Temática Freireana. Apresentamos uma reflexão acerca da experiência, evidenciando os elementos que constituíram avanços e potencialidades na formação do docente indígena, ancorando as reflexões na concepção freireana de educação, a qual tem sido considerada uma resposta emblemática aos desafios educacionais, percebida como um instrumento para a conquista da autonomia dos povos indígenas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925 10.22196/rp.v17i34.2925 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v17i34.2925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925/1682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 192-207 Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 192-207 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993180057600 |