O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919 |
Resumo: | Este texto é uma provocação de diálogo com as instituições que se propôs a oferecer a Formação de Professores Indígenas. Também tem a intenção de discutir o lugar do território como um dos eixos que sustentam a cultura dos povos indígenas por meio da educação. Juntar a educação escolar à educação indígena e, a partir disso, compreender o que é educação intercultural. Essa discussão foi realizada junto aos povos indígenas e com a assessoria pedagógica no seio das aldeias mato grossenses, escutando as vozes sempre silenciadas. A partir dessa escuta, necessitou-se de muitas leituras e trocas de experiências com pessoas que partilham desse mesmo problema. O desafio é da efetivação das práticas pedagógicas interculturais. Não se separa a educação da vida. E o território é o coração da educação indígena. |
id |
UNOCHAPO-1_7f76e7adaf3a1506a59e5ccec41602cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2919 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenasSociologiaEstudos CulturaisMuseusNarrativas ColoniaisDominaçãoEste texto é uma provocação de diálogo com as instituições que se propôs a oferecer a Formação de Professores Indígenas. Também tem a intenção de discutir o lugar do território como um dos eixos que sustentam a cultura dos povos indígenas por meio da educação. Juntar a educação escolar à educação indígena e, a partir disso, compreender o que é educação intercultural. Essa discussão foi realizada junto aos povos indígenas e com a assessoria pedagógica no seio das aldeias mato grossenses, escutando as vozes sempre silenciadas. A partir dessa escuta, necessitou-se de muitas leituras e trocas de experiências com pessoas que partilham desse mesmo problema. O desafio é da efetivação das práticas pedagógicas interculturais. Não se separa a educação da vida. E o território é o coração da educação indígena.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/291910.22196/rp.v17i34.2919Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 75-91Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 75-911984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919/1676Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Maria Aparecida2016-11-25T16:42:26Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2919Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:26Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas |
title |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas |
spellingShingle |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas Rezende, Maria Aparecida Sociologia Estudos Culturais Museus Narrativas Coloniais Dominação |
title_short |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas |
title_full |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas |
title_fullStr |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas |
title_full_unstemmed |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas |
title_sort |
O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas |
author |
Rezende, Maria Aparecida |
author_facet |
Rezende, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Estudos Culturais Museus Narrativas Coloniais Dominação |
topic |
Sociologia Estudos Culturais Museus Narrativas Coloniais Dominação |
description |
Este texto é uma provocação de diálogo com as instituições que se propôs a oferecer a Formação de Professores Indígenas. Também tem a intenção de discutir o lugar do território como um dos eixos que sustentam a cultura dos povos indígenas por meio da educação. Juntar a educação escolar à educação indígena e, a partir disso, compreender o que é educação intercultural. Essa discussão foi realizada junto aos povos indígenas e com a assessoria pedagógica no seio das aldeias mato grossenses, escutando as vozes sempre silenciadas. A partir dessa escuta, necessitou-se de muitas leituras e trocas de experiências com pessoas que partilham desse mesmo problema. O desafio é da efetivação das práticas pedagógicas interculturais. Não se separa a educação da vida. E o território é o coração da educação indígena. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919 10.22196/rp.v17i34.2919 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v17i34.2919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919/1676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 75-91 Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 75-91 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993170620416 |