O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919
Resumo: Este texto é uma provocação de diálogo com as instituições que se propôs a oferecer a Formação de Professores Indígenas. Também tem a intenção de discutir o lugar do território como um dos eixos que sustentam a cultura dos povos indígenas por meio da educação. Juntar a educação escolar à educação indígena e, a partir disso, compreender o que é educação intercultural. Essa discussão foi realizada junto aos povos indígenas e com a assessoria pedagógica no seio das aldeias mato grossenses, escutando as vozes sempre silenciadas. A partir dessa escuta, necessitou-se de muitas leituras e trocas de experiências com pessoas que partilham desse mesmo problema. O desafio é da efetivação das práticas pedagógicas interculturais. Não se separa a educação da vida. E o território é o coração da educação indígena.
id UNOCHAPO-1_7f76e7adaf3a1506a59e5ccec41602cd
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2919
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenasSociologiaEstudos CulturaisMuseusNarrativas ColoniaisDominaçãoEste texto é uma provocação de diálogo com as instituições que se propôs a oferecer a Formação de Professores Indígenas. Também tem a intenção de discutir o lugar do território como um dos eixos que sustentam a cultura dos povos indígenas por meio da educação. Juntar a educação escolar à educação indígena e, a partir disso, compreender o que é educação intercultural. Essa discussão foi realizada junto aos povos indígenas e com a assessoria pedagógica no seio das aldeias mato grossenses, escutando as vozes sempre silenciadas. A partir dessa escuta, necessitou-se de muitas leituras e trocas de experiências com pessoas que partilham desse mesmo problema. O desafio é da efetivação das práticas pedagógicas interculturais. Não se separa a educação da vida. E o território é o coração da educação indígena.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/291910.22196/rp.v17i34.2919Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 75-91Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 75-911984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919/1676Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Maria Aparecida2016-11-25T16:42:26Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2919Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:26Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
title O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
spellingShingle O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
Rezende, Maria Aparecida
Sociologia
Estudos Culturais
Museus
Narrativas Coloniais
Dominação
title_short O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
title_full O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
title_fullStr O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
title_full_unstemmed O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
title_sort O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas
author Rezende, Maria Aparecida
author_facet Rezende, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Estudos Culturais
Museus
Narrativas Coloniais
Dominação
topic Sociologia
Estudos Culturais
Museus
Narrativas Coloniais
Dominação
description Este texto é uma provocação de diálogo com as instituições que se propôs a oferecer a Formação de Professores Indígenas. Também tem a intenção de discutir o lugar do território como um dos eixos que sustentam a cultura dos povos indígenas por meio da educação. Juntar a educação escolar à educação indígena e, a partir disso, compreender o que é educação intercultural. Essa discussão foi realizada junto aos povos indígenas e com a assessoria pedagógica no seio das aldeias mato grossenses, escutando as vozes sempre silenciadas. A partir dessa escuta, necessitou-se de muitas leituras e trocas de experiências com pessoas que partilham desse mesmo problema. O desafio é da efetivação das práticas pedagógicas interculturais. Não se separa a educação da vida. E o território é o coração da educação indígena.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919
10.22196/rp.v17i34.2919
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i34.2919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2919/1676
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 75-91
Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 75-91
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993170620416