O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971 |
Resumo: | Este artigo tem o intuito de compreender aspectos relativos à emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico para as Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas e envolveu três docentes que atuavam em cargos administrativos e técnica de grupo focal e nove de uma escola de Ensino Médio, do interior do Vale do Taquari/RS. Também constituíram materiais de investigação o estudo dos documentos da Proposta e pesquisa em dois jornais de circulação e do diário de campo da pesquisadora. O estudo permitiu a emergência da unidade de análise que se configurava em torno da (in) segurança de operar com a Proposta. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucautianas, em especial, enunciação e discurso. As enunciações acerca da Proposta em relação à (in) segurança geravam, entre os professores, dúvidas, medo e resistência em operar com a pesquisa. |
id |
UNOCHAPO-1_827c83b7aacc9e8e415ffe8414587cf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4971 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a propostaBusiness to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional.Este artigo tem o intuito de compreender aspectos relativos à emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico para as Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas e envolveu três docentes que atuavam em cargos administrativos e técnica de grupo focal e nove de uma escola de Ensino Médio, do interior do Vale do Taquari/RS. Também constituíram materiais de investigação o estudo dos documentos da Proposta e pesquisa em dois jornais de circulação e do diário de campo da pesquisadora. O estudo permitiu a emergência da unidade de análise que se configurava em torno da (in) segurança de operar com a Proposta. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucautianas, em especial, enunciação e discurso. As enunciações acerca da Proposta em relação à (in) segurança geravam, entre os professores, dúvidas, medo e resistência em operar com a pesquisa. Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/497110.22196/rp.v22i0.4971Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971/2924Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchvingel Klein Bühring, CláudiaGiongo, Ieda MariaVier Munhoz, Angélica2020-05-20T18:29:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4971Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta |
title |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta |
spellingShingle |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta Schvingel Klein Bühring, Cláudia Business to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional. |
title_short |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta |
title_full |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta |
title_fullStr |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta |
title_full_unstemmed |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta |
title_sort |
O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta |
author |
Schvingel Klein Bühring, Cláudia |
author_facet |
Schvingel Klein Bühring, Cláudia Giongo, Ieda Maria Vier Munhoz, Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Giongo, Ieda Maria Vier Munhoz, Angélica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schvingel Klein Bühring, Cláudia Giongo, Ieda Maria Vier Munhoz, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional. |
topic |
Business to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional. |
description |
Este artigo tem o intuito de compreender aspectos relativos à emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico para as Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas e envolveu três docentes que atuavam em cargos administrativos e técnica de grupo focal e nove de uma escola de Ensino Médio, do interior do Vale do Taquari/RS. Também constituíram materiais de investigação o estudo dos documentos da Proposta e pesquisa em dois jornais de circulação e do diário de campo da pesquisadora. O estudo permitiu a emergência da unidade de análise que se configurava em torno da (in) segurança de operar com a Proposta. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucautianas, em especial, enunciação e discurso. As enunciações acerca da Proposta em relação à (in) segurança geravam, entre os professores, dúvidas, medo e resistência em operar com a pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971 10.22196/rp.v22i0.4971 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971/2924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-16 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1820871348135657472 |