Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Claudia Glavam
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Taschetto, Leonidas Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
DOI: 10.22196/rp.v15i30.1583
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583
Resumo: Discutimos neste artigo sobre as condições favoráveis oferecidaspela Educação do Campo para o desenvolvimento de experiênciasetnomatemáticas produtivas. Os princípios que fundamentam estamodalidade de educação, aliados a sua forma de organização dos tempose espaços - Pedagogia da alternância -, podem constituir-se em umterreno fértil à investigação de diferentes racionalidades matemáticas láencontradas. Entretanto, tal condição favorável demanda um cuidado, nosentido de não subordinarmos as diferentes racionalidades presentes nocampo à racionalidade acadêmica. É na filosofia de Gilles Deleuze e de FélixGuattari, especialmente nos conceitos de ciência de Estado e ciência nômade,que encontramos as ferramentas que nos permitem problematizar os riscosde transformação dessas racionalidades "menores" em racionalidadesuniversais pela matemática acadêmica.
id UNOCHAPO-1_8679266a2df2c30af84d03faed659fd6
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1583
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
spelling Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd WittgensteinHistória das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia.Discutimos neste artigo sobre as condições favoráveis oferecidaspela Educação do Campo para o desenvolvimento de experiênciasetnomatemáticas produtivas. Os princípios que fundamentam estamodalidade de educação, aliados a sua forma de organização dos tempose espaços - Pedagogia da alternância -, podem constituir-se em umterreno fértil à investigação de diferentes racionalidades matemáticas láencontradas. Entretanto, tal condição favorável demanda um cuidado, nosentido de não subordinarmos as diferentes racionalidades presentes nocampo à racionalidade acadêmica. É na filosofia de Gilles Deleuze e de FélixGuattari, especialmente nos conceitos de ciência de Estado e ciência nômade,que encontramos as ferramentas que nos permitem problematizar os riscosde transformação dessas racionalidades "menores" em racionalidadesuniversais pela matemática acadêmica.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/158310.22196/rp.v15i30.1583Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 595-614Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 595-6141984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583/902Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Claudia GlavamTaschetto, Leonidas Roberto2016-11-25T16:40:18Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1583Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:18Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
title Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
spellingShingle Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
Duarte, Claudia Glavam
História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia.
Duarte, Claudia Glavam
História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia.
title_short Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
title_full Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
title_fullStr Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
title_full_unstemmed Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
title_sort Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
author Duarte, Claudia Glavam
author_facet Duarte, Claudia Glavam
Duarte, Claudia Glavam
Taschetto, Leonidas Roberto
Taschetto, Leonidas Roberto
author_role author
author2 Taschetto, Leonidas Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Claudia Glavam
Taschetto, Leonidas Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia.
topic História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia.
description Discutimos neste artigo sobre as condições favoráveis oferecidaspela Educação do Campo para o desenvolvimento de experiênciasetnomatemáticas produtivas. Os princípios que fundamentam estamodalidade de educação, aliados a sua forma de organização dos tempose espaços - Pedagogia da alternância -, podem constituir-se em umterreno fértil à investigação de diferentes racionalidades matemáticas láencontradas. Entretanto, tal condição favorável demanda um cuidado, nosentido de não subordinarmos as diferentes racionalidades presentes nocampo à racionalidade acadêmica. É na filosofia de Gilles Deleuze e de FélixGuattari, especialmente nos conceitos de ciência de Estado e ciência nômade,que encontramos as ferramentas que nos permitem problematizar os riscosde transformação dessas racionalidades "menores" em racionalidadesuniversais pela matemática acadêmica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583
10.22196/rp.v15i30.1583
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i30.1583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583/902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 595-614
Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 595-614
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1822180484208132096
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22196/rp.v15i30.1583