Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
DOI: | 10.22196/rp.v15i30.1583 |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583 |
Resumo: | Discutimos neste artigo sobre as condições favoráveis oferecidaspela Educação do Campo para o desenvolvimento de experiênciasetnomatemáticas produtivas. Os princípios que fundamentam estamodalidade de educação, aliados a sua forma de organização dos tempose espaços - Pedagogia da alternância -, podem constituir-se em umterreno fértil à investigação de diferentes racionalidades matemáticas láencontradas. Entretanto, tal condição favorável demanda um cuidado, nosentido de não subordinarmos as diferentes racionalidades presentes nocampo à racionalidade acadêmica. É na filosofia de Gilles Deleuze e de FélixGuattari, especialmente nos conceitos de ciência de Estado e ciência nômade,que encontramos as ferramentas que nos permitem problematizar os riscosde transformação dessas racionalidades "menores" em racionalidadesuniversais pela matemática acadêmica. |
id |
UNOCHAPO-1_8679266a2df2c30af84d03faed659fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1583 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
spelling |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd WittgensteinHistória das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia.Discutimos neste artigo sobre as condições favoráveis oferecidaspela Educação do Campo para o desenvolvimento de experiênciasetnomatemáticas produtivas. Os princípios que fundamentam estamodalidade de educação, aliados a sua forma de organização dos tempose espaços - Pedagogia da alternância -, podem constituir-se em umterreno fértil à investigação de diferentes racionalidades matemáticas láencontradas. Entretanto, tal condição favorável demanda um cuidado, nosentido de não subordinarmos as diferentes racionalidades presentes nocampo à racionalidade acadêmica. É na filosofia de Gilles Deleuze e de FélixGuattari, especialmente nos conceitos de ciência de Estado e ciência nômade,que encontramos as ferramentas que nos permitem problematizar os riscosde transformação dessas racionalidades "menores" em racionalidadesuniversais pela matemática acadêmica.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/158310.22196/rp.v15i30.1583Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 595-614Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 595-6141984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583/902Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Claudia GlavamTaschetto, Leonidas Roberto2016-11-25T16:40:18Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1583Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:18Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein |
title |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein |
spellingShingle |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein Duarte, Claudia Glavam História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia. Duarte, Claudia Glavam História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia. |
title_short |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein |
title_full |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein |
title_fullStr |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein |
title_full_unstemmed |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein |
title_sort |
Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein |
author |
Duarte, Claudia Glavam |
author_facet |
Duarte, Claudia Glavam Duarte, Claudia Glavam Taschetto, Leonidas Roberto Taschetto, Leonidas Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Taschetto, Leonidas Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Claudia Glavam Taschetto, Leonidas Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia. |
topic |
História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia. |
description |
Discutimos neste artigo sobre as condições favoráveis oferecidaspela Educação do Campo para o desenvolvimento de experiênciasetnomatemáticas produtivas. Os princípios que fundamentam estamodalidade de educação, aliados a sua forma de organização dos tempose espaços - Pedagogia da alternância -, podem constituir-se em umterreno fértil à investigação de diferentes racionalidades matemáticas láencontradas. Entretanto, tal condição favorável demanda um cuidado, nosentido de não subordinarmos as diferentes racionalidades presentes nocampo à racionalidade acadêmica. É na filosofia de Gilles Deleuze e de FélixGuattari, especialmente nos conceitos de ciência de Estado e ciência nômade,que encontramos as ferramentas que nos permitem problematizar os riscosde transformação dessas racionalidades "menores" em racionalidadesuniversais pela matemática acadêmica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583 10.22196/rp.v15i30.1583 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v15i30.1583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583/902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 595-614 Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 595-614 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1822180484208132096 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22196/rp.v15i30.1583 |