Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiollent, Michel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2719
Resumo: Levando em conta uma leitura de obras literárias de Louis Pergaud (1882-1915), correspondências e informações sobre sua biografia, procura-se encontrar sinais da posição crítica do autor, que havia sido professor de ensino primário na região do Jura (França), sobre a educação pública e a pedagogia impositiva de sua época. Tal posição o levou a deixar o mundo escolar de província para tentar a fama literária em Paris no início do século XX. Podendo ser qualificada de libertária, não dogmática, sua posição se expressa principalmente em sua obra mais conhecida, A Guerra dos Botões, e em suas conferências e correspondências.Revela-se uma crítica à concepção do ensino, à pedagogia e aos valores do modelo de escola que estava sendo implantado. Convocado como soldado para a guerra em 1914, Louis Pergaud morreu em combate em 1915, deixando sua obra inacabada.
id UNOCHAPO-1_93fdc287f6f4d5169cfff7bbbdb871cf
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2719
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Mundo escolar e literatura em Louis PergaudPlanejamento TerritorialUrbanismoDesenvolvimento TerritorialMultidisciplinarLevando em conta uma leitura de obras literárias de Louis Pergaud (1882-1915), correspondências e informações sobre sua biografia, procura-se encontrar sinais da posição crítica do autor, que havia sido professor de ensino primário na região do Jura (França), sobre a educação pública e a pedagogia impositiva de sua época. Tal posição o levou a deixar o mundo escolar de província para tentar a fama literária em Paris no início do século XX. Podendo ser qualificada de libertária, não dogmática, sua posição se expressa principalmente em sua obra mais conhecida, A Guerra dos Botões, e em suas conferências e correspondências.Revela-se uma crítica à concepção do ensino, à pedagogia e aos valores do modelo de escola que estava sendo implantado. Convocado como soldado para a guerra em 1914, Louis Pergaud morreu em combate em 1915, deixando sua obra inacabada.Unochapecó2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/271910.22196/rp.v16i32.2719Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 17-32Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 17-321984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2719/1560Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessThiollent, Michel2016-11-25T16:41:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2719Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:41:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud
title Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud
spellingShingle Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud
Thiollent, Michel
Planejamento Territorial
Urbanismo
Desenvolvimento Territorial
Multidisciplinar
title_short Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud
title_full Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud
title_fullStr Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud
title_full_unstemmed Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud
title_sort Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud
author Thiollent, Michel
author_facet Thiollent, Michel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiollent, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Territorial
Urbanismo
Desenvolvimento Territorial
Multidisciplinar
topic Planejamento Territorial
Urbanismo
Desenvolvimento Territorial
Multidisciplinar
description Levando em conta uma leitura de obras literárias de Louis Pergaud (1882-1915), correspondências e informações sobre sua biografia, procura-se encontrar sinais da posição crítica do autor, que havia sido professor de ensino primário na região do Jura (França), sobre a educação pública e a pedagogia impositiva de sua época. Tal posição o levou a deixar o mundo escolar de província para tentar a fama literária em Paris no início do século XX. Podendo ser qualificada de libertária, não dogmática, sua posição se expressa principalmente em sua obra mais conhecida, A Guerra dos Botões, e em suas conferências e correspondências.Revela-se uma crítica à concepção do ensino, à pedagogia e aos valores do modelo de escola que estava sendo implantado. Convocado como soldado para a guerra em 1914, Louis Pergaud morreu em combate em 1915, deixando sua obra inacabada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2719
10.22196/rp.v16i32.2719
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2719
identifier_str_mv 10.22196/rp.v16i32.2719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2719/1560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 17-32
Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 17-32
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992698761217