SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes de Oliveira, Waldma Maíra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Muniz da Silva, Gabriele Maria, Apoluceno de Oliveira, Ivanilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322
Resumo: As relações estabelecidas no meio social produzem redes invisíveis que apresentam estrutura maleável e dinâmica. As redes sociais de interação, ou social networks, dentro de um contexto fechado de informantes, revelam influências quando estudadas em vista a um objetivo. Desenvolvida no município de Cametá-PA, a pesquisa investiga o comportamento das redes sociais de interação dentro do processo de constituição identitária de três sujeitos surdos. A fim de questionar que influências as redes sociais de interação têm neste processo, o estudo apresenta como objetivo específico: a) descrever a configuração das conexões da rede social de interação dos sujeitos surdos e b) compreender a influência das relações sociais no processo de constituição identitária dos sujeitos surdos. Tecida na interface da Educação Especial, na perspectiva Inclusiva e da Educação do Campo, o trabalho apoia-se em linhas teóricas da sociologia como Bauman (2005), Hall (2015), Goffman (2017) e articula-se no campo educacional. A partir do estudo de caso, a pesquisa configura-se com natureza quanti-qualitativa, cujos objetivos apresentam características descritivas. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram os questionários semiestruturados e a análise das redes sociais. Os resultados apontam redes com características densas e frouxas, laços multiplex e uniplex, bem como atitudes que influenciam a constituição identitária de surdos e geram estigmas sociais. As conclusões apontam para novas pesquisas no campo da teoria das redes sociais de interação para verificar cruzamentos de redes dentro de um cenário amazônico tradicional marcado por culturas, ritmos de desenvolvimento e relação de poder.
id UNOCHAPO-1_978cee319e9e7c396088330f8b36236a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6322
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos Social Networks. Sujeitos Surdos. Identidade. Estigma.As relações estabelecidas no meio social produzem redes invisíveis que apresentam estrutura maleável e dinâmica. As redes sociais de interação, ou social networks, dentro de um contexto fechado de informantes, revelam influências quando estudadas em vista a um objetivo. Desenvolvida no município de Cametá-PA, a pesquisa investiga o comportamento das redes sociais de interação dentro do processo de constituição identitária de três sujeitos surdos. A fim de questionar que influências as redes sociais de interação têm neste processo, o estudo apresenta como objetivo específico: a) descrever a configuração das conexões da rede social de interação dos sujeitos surdos e b) compreender a influência das relações sociais no processo de constituição identitária dos sujeitos surdos. Tecida na interface da Educação Especial, na perspectiva Inclusiva e da Educação do Campo, o trabalho apoia-se em linhas teóricas da sociologia como Bauman (2005), Hall (2015), Goffman (2017) e articula-se no campo educacional. A partir do estudo de caso, a pesquisa configura-se com natureza quanti-qualitativa, cujos objetivos apresentam características descritivas. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram os questionários semiestruturados e a análise das redes sociais. Os resultados apontam redes com características densas e frouxas, laços multiplex e uniplex, bem como atitudes que influenciam a constituição identitária de surdos e geram estigmas sociais. As conclusões apontam para novas pesquisas no campo da teoria das redes sociais de interação para verificar cruzamentos de redes dentro de um cenário amazônico tradicional marcado por culturas, ritmos de desenvolvimento e relação de poder.Unochapecó2021-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/632210.22196/rp.v22i0.6322Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-21Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322/3505Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes de Oliveira, Waldma MaíraMuniz da Silva, Gabriele Maria Apoluceno de Oliveira, Ivanilde 2021-08-04T14:18:17Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6322Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-08-04T14:18:17Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
title SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
spellingShingle SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
Menezes de Oliveira, Waldma Maíra
Social Networks. Sujeitos Surdos. Identidade. Estigma.
title_short SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
title_full SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
title_fullStr SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
title_full_unstemmed SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
title_sort SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
author Menezes de Oliveira, Waldma Maíra
author_facet Menezes de Oliveira, Waldma Maíra
Muniz da Silva, Gabriele Maria
Apoluceno de Oliveira, Ivanilde
author_role author
author2 Muniz da Silva, Gabriele Maria
Apoluceno de Oliveira, Ivanilde
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes de Oliveira, Waldma Maíra
Muniz da Silva, Gabriele Maria
Apoluceno de Oliveira, Ivanilde
dc.subject.por.fl_str_mv Social Networks. Sujeitos Surdos. Identidade. Estigma.
topic Social Networks. Sujeitos Surdos. Identidade. Estigma.
description As relações estabelecidas no meio social produzem redes invisíveis que apresentam estrutura maleável e dinâmica. As redes sociais de interação, ou social networks, dentro de um contexto fechado de informantes, revelam influências quando estudadas em vista a um objetivo. Desenvolvida no município de Cametá-PA, a pesquisa investiga o comportamento das redes sociais de interação dentro do processo de constituição identitária de três sujeitos surdos. A fim de questionar que influências as redes sociais de interação têm neste processo, o estudo apresenta como objetivo específico: a) descrever a configuração das conexões da rede social de interação dos sujeitos surdos e b) compreender a influência das relações sociais no processo de constituição identitária dos sujeitos surdos. Tecida na interface da Educação Especial, na perspectiva Inclusiva e da Educação do Campo, o trabalho apoia-se em linhas teóricas da sociologia como Bauman (2005), Hall (2015), Goffman (2017) e articula-se no campo educacional. A partir do estudo de caso, a pesquisa configura-se com natureza quanti-qualitativa, cujos objetivos apresentam características descritivas. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram os questionários semiestruturados e a análise das redes sociais. Os resultados apontam redes com características densas e frouxas, laços multiplex e uniplex, bem como atitudes que influenciam a constituição identitária de surdos e geram estigmas sociais. As conclusões apontam para novas pesquisas no campo da teoria das redes sociais de interação para verificar cruzamentos de redes dentro de um cenário amazônico tradicional marcado por culturas, ritmos de desenvolvimento e relação de poder.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322
10.22196/rp.v22i0.6322
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.6322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322/3505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-21
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-21
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996123410432