SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322 |
Resumo: | As relações estabelecidas no meio social produzem redes invisíveis que apresentam estrutura maleável e dinâmica. As redes sociais de interação, ou social networks, dentro de um contexto fechado de informantes, revelam influências quando estudadas em vista a um objetivo. Desenvolvida no município de Cametá-PA, a pesquisa investiga o comportamento das redes sociais de interação dentro do processo de constituição identitária de três sujeitos surdos. A fim de questionar que influências as redes sociais de interação têm neste processo, o estudo apresenta como objetivo específico: a) descrever a configuração das conexões da rede social de interação dos sujeitos surdos e b) compreender a influência das relações sociais no processo de constituição identitária dos sujeitos surdos. Tecida na interface da Educação Especial, na perspectiva Inclusiva e da Educação do Campo, o trabalho apoia-se em linhas teóricas da sociologia como Bauman (2005), Hall (2015), Goffman (2017) e articula-se no campo educacional. A partir do estudo de caso, a pesquisa configura-se com natureza quanti-qualitativa, cujos objetivos apresentam características descritivas. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram os questionários semiestruturados e a análise das redes sociais. Os resultados apontam redes com características densas e frouxas, laços multiplex e uniplex, bem como atitudes que influenciam a constituição identitária de surdos e geram estigmas sociais. As conclusões apontam para novas pesquisas no campo da teoria das redes sociais de interação para verificar cruzamentos de redes dentro de um cenário amazônico tradicional marcado por culturas, ritmos de desenvolvimento e relação de poder. |
id |
UNOCHAPO-1_978cee319e9e7c396088330f8b36236a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6322 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos Social Networks. Sujeitos Surdos. Identidade. Estigma.As relações estabelecidas no meio social produzem redes invisíveis que apresentam estrutura maleável e dinâmica. As redes sociais de interação, ou social networks, dentro de um contexto fechado de informantes, revelam influências quando estudadas em vista a um objetivo. Desenvolvida no município de Cametá-PA, a pesquisa investiga o comportamento das redes sociais de interação dentro do processo de constituição identitária de três sujeitos surdos. A fim de questionar que influências as redes sociais de interação têm neste processo, o estudo apresenta como objetivo específico: a) descrever a configuração das conexões da rede social de interação dos sujeitos surdos e b) compreender a influência das relações sociais no processo de constituição identitária dos sujeitos surdos. Tecida na interface da Educação Especial, na perspectiva Inclusiva e da Educação do Campo, o trabalho apoia-se em linhas teóricas da sociologia como Bauman (2005), Hall (2015), Goffman (2017) e articula-se no campo educacional. A partir do estudo de caso, a pesquisa configura-se com natureza quanti-qualitativa, cujos objetivos apresentam características descritivas. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram os questionários semiestruturados e a análise das redes sociais. Os resultados apontam redes com características densas e frouxas, laços multiplex e uniplex, bem como atitudes que influenciam a constituição identitária de surdos e geram estigmas sociais. As conclusões apontam para novas pesquisas no campo da teoria das redes sociais de interação para verificar cruzamentos de redes dentro de um cenário amazônico tradicional marcado por culturas, ritmos de desenvolvimento e relação de poder.Unochapecó2021-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/632210.22196/rp.v22i0.6322Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-21Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322/3505Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes de Oliveira, Waldma MaíraMuniz da Silva, Gabriele Maria Apoluceno de Oliveira, Ivanilde 2021-08-04T14:18:17Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6322Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-08-04T14:18:17Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos |
title |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos |
spellingShingle |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos Menezes de Oliveira, Waldma Maíra Social Networks. Sujeitos Surdos. Identidade. Estigma. |
title_short |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos |
title_full |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos |
title_fullStr |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos |
title_full_unstemmed |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos |
title_sort |
SOCIAL NETWORKS: : relações sociais no processo de constituição identitária de sujeitos surdos |
author |
Menezes de Oliveira, Waldma Maíra |
author_facet |
Menezes de Oliveira, Waldma Maíra Muniz da Silva, Gabriele Maria Apoluceno de Oliveira, Ivanilde |
author_role |
author |
author2 |
Muniz da Silva, Gabriele Maria Apoluceno de Oliveira, Ivanilde |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes de Oliveira, Waldma Maíra Muniz da Silva, Gabriele Maria Apoluceno de Oliveira, Ivanilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social Networks. Sujeitos Surdos. Identidade. Estigma. |
topic |
Social Networks. Sujeitos Surdos. Identidade. Estigma. |
description |
As relações estabelecidas no meio social produzem redes invisíveis que apresentam estrutura maleável e dinâmica. As redes sociais de interação, ou social networks, dentro de um contexto fechado de informantes, revelam influências quando estudadas em vista a um objetivo. Desenvolvida no município de Cametá-PA, a pesquisa investiga o comportamento das redes sociais de interação dentro do processo de constituição identitária de três sujeitos surdos. A fim de questionar que influências as redes sociais de interação têm neste processo, o estudo apresenta como objetivo específico: a) descrever a configuração das conexões da rede social de interação dos sujeitos surdos e b) compreender a influência das relações sociais no processo de constituição identitária dos sujeitos surdos. Tecida na interface da Educação Especial, na perspectiva Inclusiva e da Educação do Campo, o trabalho apoia-se em linhas teóricas da sociologia como Bauman (2005), Hall (2015), Goffman (2017) e articula-se no campo educacional. A partir do estudo de caso, a pesquisa configura-se com natureza quanti-qualitativa, cujos objetivos apresentam características descritivas. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram os questionários semiestruturados e a análise das redes sociais. Os resultados apontam redes com características densas e frouxas, laços multiplex e uniplex, bem como atitudes que influenciam a constituição identitária de surdos e geram estigmas sociais. As conclusões apontam para novas pesquisas no campo da teoria das redes sociais de interação para verificar cruzamentos de redes dentro de um cenário amazônico tradicional marcado por culturas, ritmos de desenvolvimento e relação de poder. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322 10.22196/rp.v22i0.6322 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6322/3505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-21 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-21 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996123410432 |